Transição Profissional: De Funcionário a Empreendedor

Transição Profissional: De Funcionário a Empreendedor
Autor Convidado - 04/04/2017

A decisão foi tomada, você largará o atual emprego para abrir seu próprio negócio. Apesar da maioria dos desafios futuros já serem conhecidos, o período de transição pode ser um pouco complicado.

Um dos maiores desafios, por exemplo, é dar o foco necessário e manter todas as suas metas em perspectiva. É necessário bastante organização. Ser seu próprio chefe significa não ter mais alguém responsável por você, ou seja, para definir e cobrar o trabalho que precisa ser entregue. Os feedbacks de desempenho também serão completamente diferentes. O seu desempenho será também o da sua empresa.

Obviamente não há somente pontos negativos. Porém, o período de transição pode ser um caminho com mais pedras do que esperado. Para não ter dúvidas como seguir em frente e agir no período de transição, veja o que é essencial priorizar quando a mudança de funcionário a empreendedor for feita:

Alinhe suas ações com a finalidade do negócio.

Todo empreendedor precisa iniciar seu negócio com um propósito - algo que vá além de ganhar dinheiro, ou trabalhar “a hora que quiser”. Assim como funcionários precisam entregar seus trabalhos e focar nas metas da empresa, o empreendedor também terá resposabilidades. A diferença é que a resposabilidade é bem maior. Por isso, é essencial que o objetivo esteja explícito para que todas ações reflitam no sucesso e crescimento da empresa.

Planeje antes dos resultados futuros.

Lembra daquele ditado “não adianta chorar o leite derramado”?

Pois bem, é exatamente isso que vai acontecer se você não planejar cada passo antes de ter os lucros futuros. Talvez você tenha o retorno do capital investido em menos de um ano ou um fluxo de caixa estável, talvez não. Por isso, para ninguém ter que falar esse ditado a você e para não passar sufocos com imprevistos indesejáveis, lembre-se sempre de planejar.

Crescimento pessoal x Crescimento do negócio.

O empreendedor crescerá junto com a empresa. São tantas conquistas, alegrias, nervosos e tombos que não tem como sair sem um grande aprendizado. Mas tenha isso bem claro antes de largar seu emprego e virar seu próprio chefe.

Neste mundo altamente competitivo, todo crescimento é importante – seu e da empresa. Por isso, fique atento a linha de crescimento das suas vendas, receitas, perdas e lucros. Isso fará parte da sua “nova vida” e terá que ser analisado de perto.

Aprenda a usar o tempo

Como funcionário é preciso trabalhar com o tempo de acordo com o que a empresa e a lei exigem. Como empreendedor, a história é diferente. O tempo tem que ser usado a seu favor, para cumprir o máximo a busca do sucesso (e ainda ter uma vida social).

Portando, seja eficiente nos seus negócios. Uma das dicas é montando uma equipe ou adquirindo um sócio. Delegar e dividir trabalho poderá ajudar tirar um pouco da pressão que é abrir um negócio e lidar com as dúvidas e decisões diárias. Isso, sem dúvidas, ajudará no período de transição. Você saberá que terá com quem contar quando precisar.

Siga em frente!

Nem sempre é fácil conciliar todas as atividades, ser chefe e trabalhar diariamente para o sucesso de um sonho. Também não será fácil passar pelos pensamentos constantes da fase de transição: “quando eu era funcionário ganhava bem, tinha mais tempo livre e menos preocupações”. Fato, mas você estava satisfeito com a sua vida profissional?

Será necessário parar, respirar e pensar o que te levou a decisão de ser um empreendedor. Assim você poderá sempre ter claro o motivo que te levou para esse caminho.

Uma dica válida de transição, caso haja ainda alguma dúvida: comece a empreender e ter seu próprio negócio enquanto empregado, ou seja, nas suas horas livres. Começar aos poucos também é uma boa técnica para ter mais certeza quando decidir ir de funcionário a empreendedor.

Autora Convidada - Diana Morgado
Sobre a Autora:

Diana Morgado, é formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empreendedor a ter sucesso com a organização dos seus negócios com um planejamento completo.


Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Autor Convidado

Os artigos escritos por este autor fazem parte de uma parceria Guest Post. Os autores convidados fazem parte de portais e sites externos porém relevantes da área de finanças e empreendedorismo.

Participe e Comente