Como Fazer o Fluxo de Caixa de Sua Empresa

Como Fazer o Fluxo de Caixa de Sua Empresa
Paulo Meloto - 09/07/2018

Quando se trata de construir uma empresa existe alguns detalhes que são muito importantes para que essa empresa não só consiga atingir o sucesso, mas, que ela possa se manter no mercado por muito tempo. Esses fatores estão ligados a qualidade dos produtos, o sistema financeiro da empresa e a maneira que ela trata os seus clientes.

Para que você tenha sucesso, você precisa levar esses detalhes em consideração. Hoje, eu irei dar maior atenção ao fluxo de caixa da empresa! Vamos conversar um pouco sobre esse assunto para que você não se encontre tendo problemas com relação ao dinheiro da sua empresa.

Assim que você tiver em mente o que precisa ser feito, você não vai mais precisar passar por esse tipo de problema que como você bem sabe, pode sim levar a sua empresa a falência por conta de uma má administração do fluxo de caixa.

Agora, vamos falar um pouco sobre o que compõem o fluxo de caixa para que você possa entender melhor sobre esse assunto.

Fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa é nada mais nada menos que a ferramenta responsável por controlar toda a movimentação financeira da sua empresa, ou seja, através dessa ferramenta, você vai poder enxergar todas as entradas e saídas de dinheiro nas contas da empresa.

O que facilita bastante! Quando essa ferramenta é muito bem administrada, o empreendedor não só tem uma facilidade muito grande de sustentar a própria empresa, como ele também consegue perceber oportunidades futuras com relação a ter dinheiro disponível para investir em algum setor do seu negócio, seja na produção, na parte de sistema, na automação, enfim, em qualquer lugar que ele acredita que possa ser otimizado.

Estando totalmente entendido sobre como anda o dinheiro da sua empresa, você terá uma vida mais tranquila podendo se preocupar mais com coisa que também são importantes, como por exemplo, a qualidade dos produtos da sua empresa! Que são o que fazem com que os clientes voltem pra poder fazer negócio com você!

Como realizar o fluxo de caixa?

Muitos empreendedores que não estão habituados a trabalhar com esse tipo de ferramenta, acreditando que alinhar o fluxo de caixa da empresa vai ser um trabalho árduo e muito vez complicado, porém, eu posso assegurar que isso é um dos grandes erros de quem está começando.

Se você tiver a capacidade de investir apenas meia hora do seu dia, eu lhe garanto que você não só vai ter um controle perfeito do fluxo de caixa da sua empresa como você também vai ser capa dez conseguir o controle financeiro total do seu negócio e nunca mais terá problemas com relação a isso.

Aquilo que já aconteceu, infelizmente não vamos poder alterar, portanto, comece apenas levando em consideração os registros de hoje! E siga adiante até que você consiga fechar o seu mês com um fluxo de caixa 100% controlado.

O primeiro passo par que você possa ter um bom controle de fluxo de caixa é, começar a registrar todas as suas transações financeiras a partir de agora. Com uma atitude simples como essa, você vai saber como anda o seu lucro bruto e lucro líquido e também acompanhar seus gastos e despesas, podendo assim balancear os dois para que a empresa sempre tenha dinheiro para as necessidades do dia-a-dia e que você consiga lucrar para ter satisfação pessoal com o seu negócio.

Mantenha essa atitude no próximo mês, e inclusive, com os dados bem computados, você terá condições de fazer uma comparação bem detalhada entre o mês atual e o mês anterior, fazendo com que assim você consiga melhorar ainda mais o lucro da sua empresa.

Estando bem organizado, você vai conseguir comparar os gastos com o lucro e ver se de fato a sua empresa está crescendo no mercado ou não, podendo assim prever se a empresa pode vir a falência. Podendo prever isso, você vai estar capacitado a planejar uma estratégia para reverter essa situação, ou seja, o controle do fluxo de caixa vai ser um grande aliado seu na luta contra as mudanças frequentes da economia nacional.

Uma excelente opção para qualquer empresa, é utilizar a tecnologia para ajudar no fluxo de caixa e na gestão da empresa. Você pode optar por um Sistema de Contas a Pagar e Receber que vai te economizar muito tempo, simplificar o processo e evitar erros.

Adiante sempre o dinheiro para pagar as contas e os itens principais

Para que você consiga ter um sucesso muito grande na sua empresa, uma dica minha é que você procure reservar o dinheiro das suas contas do próximo mês já no mês anterior a ele. Com essa atitude, você evita dores de cabeça, consegue se manter sempre dentre das datas de vencimento, garantindo assim um conforto financeiro muito maior do que o de costume.

No início pode ser difícil, e talvez você tenha que privar a sua empresa e a você mesmo de alguns luxos da vida, porém, no futuro, vai valer muito a penas! Já nos primeiros meses você vai sentir uma grande diferença com relação ao fluxo de caixa da sua empresa.

Um empreendedor de sucesso é aquele que está sempre a postos para garantir um bom planejamento pensando sempre no benefício a longo prazo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente