O Que é Livro Caixa e Como Manter em Dia

O Que é Livro Caixa e Como Manter em Dia
Paulo Meloto - 17/02/2018

Você já ouviu alguém dizer que na gestão de empresas tudo deve ser registrado? De fato, é necessário documentar todas as informações para um bom andamento da empresa. A escrituração do livro caixa é essencial.

A contabilidade é feita de registros em alguns livros e, um dos livros conhecidos por muitos é o livro caixa. Você sabe o que é e para que serve o livro caixa? Saiba que, a escrituração é um processo de registro de informações que não pode ser ignorada por nenhuma empresa.

Se você não sabe disso, fique atento. Hoje nós vamos falar um pouco mais da importância do livro caixa para a sua empresa. Acompanhe e aprenda mais sobre:

  1. O que é o livro caixa
  2. Objetivo do livro caixa
  3. Estrutura correta do livro caixa
  4. Data de início do registro
  5. Histórico
  6. Créditos
  7. Débitos
  8. Saldo total
  9. Como manter em dia a escrituração
  10. Obrigações das empresas

Aproveite o conteúdo e mude a história da sua empresa. Leia até o final e aprenda!

O que é o livro caixa

Nas ciências contábeis existem diversos processos, um deles é a escrituração, ou seja, o registro de informações em livros e documentos. O livro caixa é um documento presente na contabilidade e sua função é complementar o processo dos cálculos contábeis.

Quando o profissional que faz a contabilidade de uma empresa registra qualquer informação, o registro é chamado de lançamento. Os lançamentos no livro caixa são feitos para monitorar a saída e a entra de dinheiro na empresa.

O livro caixa é composto por informações do momento na empresa, ou seja, as entradas de dinheiro mensais e anuais são registradas no livro caixa. Geralmente, todos os pagamentos em dinheiro são lançados no livro caixa, na escrituração contábil.

O uso do livro caixa é facultativo, mas a maioria das empresas utilizam o livro, principalmente as que estão no regime tributário do Simples Nacional.

Objetivo do livro caixa

O livro caixa tem como principal objetivo o registro de entrada e saída de dinheiro na empresa. Não se pode fazer lançamentos de cheques, e outros rendimentos futuros. Os pagamentos em dinheiro de contas como a de água, energia elétrica, telefonia, materiais de escritório e outros materiais devem ser registrados no livro caixa.

Os comprovantes de pagamentos devem ser arquivados em lugar seguro para facilitar o processo de manutenção do livro de maneira correta. A escrituração correta do livro, evita problemas contábeis na empresa e evita a falta de controle de pagamentos.

Na hora de fazer uma demonstração de resultados (DRE) e um balanço patrimonial fica mais fácil, tendo o livro caixa bem escriturado.

Estrutura correta do livro caixa

Existem variações da estrutura do livro caixa, mas em geral o modelo mais simples e mais utilizado é o que nós vamos apresentar aqui agora. Veja a estrutura correta do livro.

Data de início do registro

Na primeira parte do livro é necessário registrar a data do registro do livro. O saldo anterior deve estar presente na primeira linha do livro, esse é um detalhe obrigatório. Ao iniciar outro mês o saldo inicial deve ser o saldo anterior registrado.

Histórico

Na segunda coluna do livro é feito um breve histórico com descrições das ações ocorridas. Quando se faz um pagamento de uma conta, por exemplo, pagamento para a conta de fornecedor é obrigatório o registro escrito no livro caixa.

O histórico funciona semelhantemente ao histórico escolar com notas de alunos, é descrito o nome da matéria e a nota. No livro caixa é descrito o nome da conta e os valores.

Créditos

Quando falamos de créditos no livro caixa, estamos nos referindo às entradas. Todas as entradas, ou seja, os recebimentos de dinheiro devem ser registrados no livro. Os créditos na contabilidade são diferentes de créditos bancários.

Débitos

Quando falamos de débitos no livro caixa, estamos falando das saídas de dinheiro, ou seja, os pagamentos feitos na empresa devem constar no livro caixa. Assim como os créditos, os débitos também causam confusão por causa dos bancos, mas você deve entender as diferenças dos dois tipos de débitos.

Débito bancário quer dizer divida bancária. Débito contábil quer dizer lançamento de operação em contas devedoras que podem ser aumento ou diminuição de valores.

Saldo total

Na ultima coluna do livro é necessário registrar o saldo do dia. Na hora de saber o resultado é preciso fazer uma conta. O cálculo é feito utilizando a soma do saldo restante do dia anterior com o as entradas e subtrair todas as saídas. A falta de registros de atividades no livro caixa pode acarretar em erros no saldo.

Como manter em dia a escrituração

A escrituração do livro caixa deve ser feita com todas as informações das finanças da empresa. Transações bancárias também devem ser lançadas no livro caixa, após a apuração dos lançamentos de um mês chegamos ao saldo da conta caixa/banco.

Para manter em dia a escrituração do livro caixa é preciso se atentar ao registro de todos os pagamentos feitos com cheques. As duplicatas e comprovantes devem ser anexadas juntamente com boletos.

A escrituração dos recebimentos até mesmo através de cheques deve ser feita no livro na data ocorrida. Não é necessário registrar saídas de aplicações financeiras semelhantes às de característica de liquidez rápida. Não serão registradas as entradas de aplicações por resgate.

No caso das aplicações de renda fixa como letras de câmbio, RDB e CDB, serão registradas saídas pois não são aplicações de liquidez imediata. As entradas de aplicações assim serão registradas no resgate.

Para manter a escrituração do livro caixa correta e sem falhas é indispensável os lançamentos de todas as operações financeiras referente a pagamentos e recebimentos de dinheiro na empresa.

Existem Softwares de Gestão Financeira que podem ajudar a manter organizado as despesas e receitas de sua empresa, deixando mais simples para que você possa posteriormente montar o livro caixa juntamente com o profissional da área.

Obrigações das empresas

Como já falamos o livro caixa é facultativo e pode ser usado por todas as empresas. No entanto, empresas que utilizam o Simples Nacional são obrigadas a utilizar o livro caixa. O fisco determina de acordo com a lei N° 9.317/96 todas as obrigações e informa detalhes desde a abertura até ao encerramento da empresa.

Se sua empresa faz parte do simples nacional e possui um contador, geralmente, os profissionais já fazem o procedimento correto. Caso não tenha, entre em contato com um profissional e faça uma análise da sua empresa. A contabilidade é indispensável para o bom funcionamento da organização empresarial.

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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