Entenda Para Onde Vai o Dinheiro no Fim do Mês

Entenda para onde vai o dinheiro no fim do mês Saiba mais sobre os famosos gastos fantasmas
Francis Pereira - 03/11/2016

É comum termos em mente o nossos maiores gastos mensais, como por exemplo, o aluguel, a prestação do carro, as mensalidades da escola e etc. Geralmente estas são as despesas que comprometem a renda da maioria das pessoas, mas estas despesas nem sempre são as únicas.

Muitas vezes são os pequenos gastos de valor baixo juntamente com aquela compra de última hora que você não havia planejado que vão te deixar em uma situação complicada no fim do mês. Aquele chocolate depois do almoço, aquela horinha a mais no estacionamento, uma moeda que você deu no sinal, enfim, todos estes gastos que passam despercebidos podem ser chamados de despesas fantasmas.

Raramente prestamos atenção nestes detalhes, e quase nunca levamos em consideração estas despesas pequenas. Você saberia dizer o quanto gastou com despesas fantasmas no último mês? Por não anotarmos estas pequenas saídas de dinheiro, muitas vezes podemos errar o quanto de dinheiro temos disponível mensalmente para gastar ou investir.

Uma armadilha que devemos nos atentar em relação a estes gastos, é que muitas vezes existem gastos dentro de gastos, como ir almoçar no shopping, podemos não nós dar conta na hora, mas além do valor do almoço, temos que pagar estacionamento do shopping, e também gastamos combustível para ir de casa até o restaurante. O valor exato do combustível gasto é difícil de ser analisado separadamente para cada rota que fazemos, mas com certeza é um gasto existente que não relacionamos a atividades simples como ir almoçar.

Quem não fica preocupado a quando está faltando poucos dias para acabar o mês e está zerado, sem um real no bolso? Nesta situação todos nós paramos e pensamos: “onde foi parar meu dinheiro?”, “Pelos meus cálculos eu tenho X reais disponíveis por mês, mas não estou vendo para onde foi.”, “Não me lembro de ter gasto com nada diferente.”.
Na verdade nós gastamos com várias coisas, só não reparamos e nem fazemos o controle de gastos.

O primeiro passo para entender a situação e se policiar e anotar e manter um controle gastos. Você pode pedir um recibo para todas as compras que fizer. Outra alternativa ainda usada por muitas pessoas para o controle de gastos é o papel e a caneta. Gastou, anotou, um processo simples e sem complicações. No fim do mês, este controle de gastos vai lhe ajuda a visualizar para onde o seu suado dinheiro está indo. Após um ou dois meses você vai conseguir verificar em seu controle de gastos quais são os itens e atividades que estão lhe drenando mais dinheiro, e se for de sua vontade, poderá economizar um bom trocado.

Não importa se você mantém seu controle financeiro com anotações em papel, com planilhas de excel ou com um sistema financeiro de contas a pagar e receber. O importante é dar o primeiro passo e se organizar, desta forma ficará fácil de economizar e juntar dinheiro. Este controle de gastos deve ser constante tanto para os gastos de seu negócio como para seus gastos pessoais e familiares. Ao se cortar algumas despesas desnecessárias, o dinheiro que sobra para você poderá ser aproveitado com coisas que agregam mais valor a sua vida.

Pelo fato destes gastos não estarem cem por cento visíveis no seu dia a dia e de sua empresa, fica muito difícil mensurá-los e planejá-los, uma despesa que parece desprezível pode se tornar muito relevante no fim do mês.

Você não precisa se privar do chocolate ou do cafezinho, mas não se esqueça da importância do controle de gastos destas despesas esporádicas e difíceis de lembrar.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Francis Pereira tem 22 anos e é estudante assíduo de empreendedorismo e administração. Acredita que através da pró-atividade e do estudo podemos fazer uma grande diferença.
Últimos posts do autor

Participe e Comente