Como Ganhar Mais Curtidas no Facebook

Como ganhar mais curtidas no Facebook Obtenha resultados nas mídias sociais
Paulo Meloto - 24/11/2016

O primeiro passo para se ganhar mais curtidas no Facebook é entender mais sobre seu público alvo e conhecer a fundo os motivos pelos quais as pessoas utilizam o Facebook diariamente.

Ao entender as motivações de sua audiência, você estará preparado para criar posts engajadores e diferentes que vão lhe ajudar a ganhar mais curtidas no Facebook, compartilhamentos, aumentar a notoriedade de sua marca e gerar mais leads qualificados.

Atualmente em 2016 mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Facebook todos os meses e apesar de não sabermos se estes números são precisos, o que sabemos é que esta é a maior plataforma social da atualidade e onde os consumidores estão as empresas vão atrás.

Um dos principais erros cometidos pelas empresas no Facebook é que não sabem exatamente como utilizar a plataforma para promover sua marca de forma eficiente, ou seja, obter resultados com as postagens, fortalecer seu nome e adquirir novos clientes.

Gerar conteúdo sem estratégia pode consumir muito tempo e dinheiro além de não trazerem os resultados tão esperados, por isto vamos abordar neste post algumas dicas de como ganhar mais curtidas no Facebook.

1# Porque as pessoas utilizam o Facebook

De forma geral podemos selecionar 3 principais motivos pelos quais as pessoas utilizam o Facebook diariamente, e dentre elas podemos citar:

  1. Manter um contato social (amigos, familiares, conhecer pessoas)
  2. Ficar informado e consumir conteúdo interessante
  3. Relaxar, se divertir e passar o tempo

Note que dentre os 3 principais motivos pelos quais as pessoas utilizam o Facebook, NÃO estão inclusos:

  1. Fazer compras
  2. Conhecer novos produtos
  3. Conhecer novas empresas
  4. Procurar oportunidades de negócios

A grande realidade é que seu produto e sua empresa não são o centro das atenções e é por não entender este ponto que muitas campanhas pagas e páginas empresariais não trazem resultados. Mas nem tudo está perdido, vamos analisar algumas outras dicas que vão lhe ajudar em como ganhar mais curtidas no Facebook e engajar seu público de forma mais eficiente.

2# A fórmula secreta

Alguns produtos são tão bonitos, interessantes e úteis que vendem-se sozinhos sem a necessidade de grandes esforços, mas nosso objetivo não é maximar a exposição de tais produtos e empresas, mas sim abordar os princípios e as técnicas que poderão ajudar os pequenos empreendedores que ainda estão descobrindo este mundo tão extenso que é o marketing digital.

Como vimos na dica 1, as pessoas utilizam o Facebook para terem uma experiência social agradável e se entreterem. Se sua empresa não cria conteúdos com esta finalidade, as chances são grandes que as pessoas simplesmente irão ignorar as suas publicações. Ao mesmo tempo, não podemos criar um Facebook sem conteúdo comercial, que apenas divertem e informam as pessoas, devemos ter um balanço que seja saudável para os dois lados.

Para chegar a um equilíbrio agradável recomendamos a seguinte fórmula:

  1. 20% dos conteúdos devem ser comerciais
  2. 80% dos conteúdos devem ser para criar relacionamento

Para ganhar mais curtidas no Facebook e aumentar sua relevância nesta rede social, é fundamental entender que as pessoas estão saturadas de propagandas o tempo todo e nosso cérebro está cada vez mais treinado para simplesmente filtrar e ignorar mensagens indesejadas. Por exemplo, você se lembra qual foi a última propaganda que você viu a uns 5 minutos atrás? Provavelmente não, pois sua mente filtrou naturalmente.

A tendência hoje é criamos conteúdos informativos e divertidos para criarmos um relacionamento mais próximo do público, e por sua vez suprirmos as necessidades pelos quais os clientes acessam o Facebook, desta forma, sua empresa passa a fazer parte da rede social, e não apenas se tornar mais um incomodo em forma de anúncio.

Por outro lado, seu cliente deve saber que sua empresa tem sim interesses comerciais e que ela estará ali para atendê-lo no momento em que ele estiver preparado para efetuar sua compra.

As postagens sobre produtos, serviços, informativos de sua empresa, lançamentos, promoções, comunicados e etc devem ser aproximadamente 20% de suas postagens, desta forma cria-se um fluxo natural em que você entrega postagens de qualidade e eventualmente, de forma constante e espaçada, faz publicidade de sua empresa.

Pense um pouco a respeito em como a Televisão funciona, veja também os jornais e as revistas. Todos eles entregam conteúdos relevantes ao leitor, eles entendem o seu público e oferecem material que os agrade, então, eventualmente, exibem ofertas aos espectadores.

Os números podem variar de acordo com sua empresa, e de acordo com a mídia, mas recomendamos o 20/80 como o ponto de partida.

3# Posts que mais engajam

Já sabemos que 20% de seus posts serão comerciais e se você tem uma boa agência de publicidade ou colaboradores assíduos, não será difícil criar posts criativos que oferecem o seus produtos e serviços de uma forma eficiente.

Mas e quanto aos outros 80%? Quais posts trazem mais resultados?

Citações

Segundo pesquisas, o post número 1 que mais engaja as pessoas são de frases e citações. As pessoas simplesmente adoram frases de efeito que elas possam se conectar, que tenham a ver com sua personalidade, com seu dia-a-dia e com seus idéias. As citações permitem essa conexão com o seu público, porém é importante conhecer sua audiência e falar a mesma língua que eles. Suas frases e citações devem estar de acordo com a área em que sua empresa atua e fazer sentido para seus clientes.

Apesar de dar bastante resultado, evite utilizar em excesso e tente se possível, evitar os principais clichês.

Perguntas

O segundo tipo de post que mais vão lhe ajudar em como ganhar mais curtidas no Facebook são os do tipo 'pergunta'. Neste tipo de post você convida sua audiência a interagir com sua publicação. Este é o tipo mais poderoso de postagem, pois além de ganhar mais curtidas no Facebook, elas ajudam a ganhar muitos comentários e interações, vejamos alguns tipos de post desta categoria:

  1. Que legenda você daria para esta imagem?
  2. Gosta do Batman? clique no joinha. Gosta do Superman? Clique no coração
  3. O que você faria se esta situação acontecesse com você?
  4. Complete a frase...
  5. Qual das opções você prefere?

As opções de perguntas são muitas, estas são apenas as mais comuns. Junte sua equipe tente pensar em formas criativas de convidar seu público a interagir com seu post. Mas novamente, todo o conteúdo deve fazer sentido para sua audiência e para sua empresa, nunca force a barra pois as pessoas são inteligentes e vão perceber.

Vídeos

Os vídeos vem ganhando cada vez mais espaço no Facebook devido a facilidade que um vídeo trás para a audiência. Um vídeo interessante e bem feito pode economizar muito tempo, um post de mil palavras que requer atenção do leitor pode ser resumido em um vídeo de 1 minuto.

As pessoas têm cada vez menos tempo e cada vez mais conteúdos para consumir e pelos vídeos serem dinâmicos e rápidos, se encaixam perfeitamente neste ecossistema.

Pense na possibilidade da criação de videos, pois eles podem lhe ajudar em como ganhar mais curtidas no Facebook. Eles não precisam ser necessariamente incríveis produções cinematográficas, você pode gravar de seu celular e o cenário pode ser a própria rua ou sua casa.

O importante será sempre o conteúdo, se você está ajudando sua audiência e sendo realmente útil, ninguém vai ligar para uma gravação feita pelo celular. O amadorismo muitas vezes está relacionado ao que sai de sua boca e não de seu equipamento. Porém isto pode variar de empresa para empresa. Se seu produto é muito caro e muito VIP talvez seja o caso de investir melhor nas produções. Ressaltamos também a importância do áudio pois até conseguimos assistir a um vídeo curto com uma imagem mais ou menos, mas um vídeo com áudio ruim todo mundo rejeita.

4# Conclusão

Se você quer ganhar mais curtidas no Facebook é de suma importância entender o motivo real pelos quais as pessoas acessam esta plataforma diariamente e então produzir conteúdos relevantes que cumpram o objetivo pelos quais seus clientes acessam esta mídia social.

Foque em criar um relacionamento com seu público, você deve falar a mesma língua que eles e ter uma abordagem mais humana. Gere conteúdos informativos e também divertidos. Incentive o engajamento através de perguntas e interações nos posts e por fim, se fizer sentido para você e seu público, crie e compartilhe vídeos.

Infelizmente não existe uma forma fácil de se inserir no mercado e se destacar nas mídias sociais, tudo vai demandar muito trabalho e teste, mas conhecendo os princípios básicos você aumenta consideravelmente suas chances de sucesso, especialmente se você ainda é um pequeno empreendedor.

Mas com esforço e conhecimento é possível criar sua presença online com eficácia. E se sua empresa ainda é apenas virtual e você está pensando em dar o próximo passo, confira os posts a seguir que poderão lhe ajudar em sua nova empreitada:

  1. 6 Desafios de quem está abrindo uma empresa
  2. 7 Dicas para empreender com sucesso
  3. Como abrir uma empresa MEI

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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