7 Dicas Para Empreender Com Sucesso

7 Dicas para empreendimentos de sucesso Principais dicas para empreender com sucesso
Renan Lopes - 04/09/2016

Empreender envolve muitas habilidades como planejar, organizar, dirigir, comunicar, motivar e controlar, mas atenção, uma gestão eficiente e eficaz exige preparo, conhecimento e habilidade dos líderes para que atuem em situações adversas. Não basta apenas a criação de novos negócios, é preciso criar iniciativas e possuir o conhecimento necessário que darão suporte necessário para que elas cresçam e gerem lucro.

Plano de Negócios:

A primeira das 7 dicas para empreender com sucesso é criar o plano de negócios, que consiste em colocar literalmente sua ideia no papel, você deve descrever sua empresa, seus objetivos, seu produto, público alvo, plano de marketing, plano operacional e muito mais. Existem diversos modelos prontos na internet e também existem empresas de consultoria que prestam esse serviço. Não comece um empreendimento sem um plano de negócios.

Marca:

Não subestime o poder que uma marca bem apresentada possui. Conte com profissionais qualificados na hora de criar sua identidade visual. Além de sua logo e cores. a embalagem é fator determinante, muitos clientes compram pelo visual. E não tenha medo de se expor, todo produto que é visto e lembrado certamente tem mais chances de ser comprado. Para ajudar na exposição não se esqueça das redes sociais, um cliente fidelizado promove sua marca para você, divulgando e compartilhando.

Preço do Produto:

A terceira das 7 dicas para empreender com sucesso consiste em achar o preço ideal para a venda de seu produto ou serviço, para isso descubra o custo para produzir seu produto e o tempo que levará para finalizá-lo. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio. Defina o preço de venda a partir dos custos e despesas materiais para criá-lo, depois leve em consideração o tempo gasto pelos seus funcionários e calcule a hora/homem gasta proporcional. Sua margem de lucro deve ser uma porcentagem acima do preço de custo.

Ponto Comercial:

Antes de mais nada você deve entender como os seus clientes consomem o seu produto/serviço. Alguns produtos são consumidos por impulso, como por exemplo: um Hotdog. O cliente não sai de casa com o interesse de consumi-lo, mas ao passar pelo seu estabelecimento, o interesse de consumo pode surgir momentaneamente. Para estes tipos de produto a escolha do ponto físico faz toda a diferença, deve ser um local com tráfego alto de pessoas e o acesso a sua loja e ao seu produto devem ser intuitivos, sem escadas e sem porta fechada para facilitar e induzir o consumo rápido.

Existem também os produtos de destino certo, ou seja, o cliente já sai de casa com o intuito de comprá-lo. Um exemplo seria um chuveiro ou uma ferramenta. Nestes casos a localização é importante mas não é tanta como nos casos dos produtos de impulso. Você pode focar seus esforços em marketing e publicidade além de prestar um bom atendimento junto com um mostruário bem organizado.

Equipe/Sócio:

Sua equipe é o coração de seu empreendimento, sem ela você não chegará a lugar nenhum. Organize dinâmicas em grupo e busque analisar as reais habilidades dos candidatos e não apenas o que escreveu no currículo. A capacidade de se relacionar com o resto do time e também de aprender novas coisas é muito relevante.

Escolha seu sócio baseado em que ele pode lhe oferecer, é necessário que seja uma pessoa que te complemente e tenha habilidades diferentes das suas. Se você é um bom líder procure um bom vendedor. Juntos farão o diferencial.

Capital de Giro:

Toda organização precisa estar bem preparada para futuras despesas que a empresa possa ter ao longo do primeiro ano de vida, é ai que entra o capital de giro para fazer com que a mesma permaneça estável mesmo com as oscilações do mercado financeiro. É comum empresas abrirem as portas mesmo despreparadas financeiramente, o que pode levar a falência na primeira dificuldade financeira.

Importância do Processo:

A última das 7 dicas para empreender com sucesso consiste em analisar e entender a importância que o 'processo' possui em um empreendimento. Comece montando todo o processo de produção do seu produto, um projeto bem elaborado com o passo a passo de cada etapa que será realizada. A qualidade e consistência do produto são importantes, por exemplo, em uma fábrica de sabonetes é necessário escolher a fragrância, estipular o peso em gramas e o tempo de produção para que o mesmo não sofra variações de uma unidade para outra.

Além do produto, as pessoas também merecem atenção, defina uma hierarquia e deixe bem claro a função de cada colaborador. Sua linha de produção, seu time de vendas e seu financeiro devem operar segundo um processo claro e bem definido. O Processo se resume em deixar claro o que cada pessoa deve fazer para se chegar ao resultado final. Quando se tem escrito no papel todas estas etapas, você poderá analisar e procurar por falhas e também formas de otimizar todos os setores de sua empresa.

Seguindo a risca todas estas 7 dicas para empreender com sucesso, você aumenta consideralmente a chance que seu empreendimento tem de se desenvolver e crescer com o tempo. Neste ramo, a pressa pode ser prejudicional, faça tudo a seu tempo e esteja preparado para as adiversidades que podem surgir.

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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