5 Dicas Para Não Quebrar o Caixa de Sua Empresa

5 Dicas Para Não Quebrar o Caixa de Sua Empresa
Renan Lopes - 01/07/2018

É muito comum você ouvir falar de novos empreendedores que não tiveram muita sorte no mercado nacional, e por conta disso, eles acabaram quebrando e levaram a suas empresas a falência total. Bom, não podemos dizer que a culpa da falência desses empreendedores foi somente por conta do mercado nacional.

Existem muitos fatores em conjunto que podem influenciar na quebra de uma empresa, e antes de afirmar que a culpa de fato foi do mercado, é muito importante analisar toda a situação para entender bem o que de fato aconteceu. Portanto, eu estou aqui disposto a lhe ajudar!

Nesse artigo, nós vamos comentar sobre 5 maneiras que você pode usar para evitar quebrar o caixa da sua empresa. Ter isso em mente vai contribuir muito para que você possa se tornar um empreendedor bem-sucedido e autossuficiente. Por que para um empreendedor, não existe nada pior do que trabalhar para banco!

Evite ser escravo de banco e não faça dividas para tentar suprir outras dividas, isso, de fato vai contribuir muito para a falência do seu negócio.

Agora vamos as dicas!

Esteja por dentro da situação atual da sua empresa

O caminho ara poder evitar que a sua empresa quebre de fato, está repleto de detalhes que você precisa levar em consideração, e um deles é justamente o fato de que você precisa estar por dentro da situação atual da sua empresa. Sabendo muito bem como a sua empresa está hoje, como você pode fazer para poder continuar crescendo, e claro, se é possível chegar aonde você quer chegar com o seu negócio sem precisar leva-lo a falência.

Preste muita atenção em como a sua empresa está funcionando no momento, por que isso é muito importante para garantir que você não quebre o caixa da sua empresa gastando de mais, ou até gastando de menos. A falta de recursos pode contribuir bastante para a queda de uma empresa.

Reconsidere suas dívidas

Através de uma simples conversa na intenção de conseguir um acordo pode ser um toque especial na vida útil da sua empresa. Minha recomendação é que você procure ter esse tipo de atitude para que de agora em diante você consiga liquidar as suas dívidas. Se tratando de liquidar dívidas, os seus fornecedores costumam de fato ser muito mais compreensíveis do que os bancos e o governo por exemplo, mas, é sempre importante tentar uma conversa com essas instituições para que você possa evitar maiores complicações.

Para que você evite quebrar o caixa da empresa, será necessário liquidar as suas dívidas, ou caso o contrário, você pode ter que vender a sua empresa para conseguir alcançar um bom resultado no futuro.

Análise possíveis cortes

Essa prática é muito comum entre empresários que estão fortemente interessados em garantir que a empresa continue de pé. Procure fazer uma análise profunda de onde você pode começar a fazer alguns cortes de gastos sem precisar perder a qualidade do seu produto. Muitos empreendedores que tem funcionários costumam começar pela folha da pagamento, mas, tudo vai depender da análise que você fizer. Se tratando disso, eu não posso fornecer nenhum tipo de recomendação para você, a não ser, fazer a análise.

Separe os gastos pessoas dos gastos da sua empresa

Este é um outro erro bastante comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que estão iniciando no mercado. Quando as contas de casa começam a apertar, as reservas que a empresa tinha para poder continuar operando são esvaziadas na intenção de liquidar essas dividas pessoais. Caso você queira evitar quebrar o caixa da sua empresa, minha primeira recomendação é que você para com esse tipo de atitude.

A reserva da sua empresa deve ser usada para ela, até por que, é justamente o seu negócio que vai tirar você da situação que você se encontra agora para uma situação melhor, por isso, impedir o seu negócio de funcionar por conta de dividas pessoais não vai ajudar em nada.

Uma fas formas mais fáceis e práticas de manter as despesas e receitas organizadas e separadas de sua vida pessoal é utilizar um Sistema de Contas a Pagar e Reber que vai te permitir deixar as contas categorizadas de forma bem simples. Além disto os relatórios automáticos vão te ajudar a identificar onde estão os maiores gastos e também de onde vem seus maiores lucros.

Tome cuidado todos os dias com o fluxo de caixa

Fazer a utilização do controle de fluxo de caixa para anotar tudo aquilo que você vai precisar pagar não só é uma estratégia inteligente, como vai ajudar você a conseguir fazer o possível para evitar situações de dificuldades no futuro, portanto, preste muita atenção no seu fluxo de caixa para que você evite perder o controle de para onde o seu dinheiro está indo.

Essa é minha dica para você, de agora em diante, tome muito cuidado com o seu fluxo de caixa, ou caso o contrário, você vai ter complicações no futuro e poderá sim quebrar o caixa da sua empresa

Essa são as minhas dicas com relação ao que você precisa fazer para evitar quebrar o caixa da sua empresa. Eu espero que você tenha gostado, e que de agora em diante, procure tomar mais cuidado com os seus investimento futuros e com a vida útil do seu negócio.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente