Como Fazer Um Plano De Negocios

Como Fazer Um Plano De Negocios
Renan Lopes - 22/06/2018

Perante a crise nacional, muitos empreendedores novos começaram a surgir no mercado na intenção de fazer a sua próprio presença e alcançar o sucesso, ou até mesmo garantir somente o próprio sustento por estarem com dificuldade financeira. Essa onda de empreendedorismo foi inspirada no nosso país por conta do aumento do desemprego, que de acordo com dados oficiais, hoje ultrapassa a marca dos 14 milhões de desempregados. Um número de fato bastante assustador.

Não importa se você é um empreendedor de pequeno porte ou de grande porte, ter o conhecimento de técnicas de gestão que são eficazes é primordial para garantir uma vida longa ao seu negócio. Você precisa estar habito a aprender o máximo possível, por que agora, você não depende, mas de ninguém! Você está sozinho no mercado nacional, caso você não seja capaz de resolver os problemas da sua empresa, ninguém vai resolver por você.

Portanto, nesse artigo, eu vou conversar com você sobre o que é necessário para que você inicie um bom plano de negócios e possa começar a construir a sua empresa com o pé direito! Seja ela uma empresa de pequeno ou uma empresa de médio porte. Alguns detalhes são mais do que necessários para que o nascimento da sua empresa aconteça da melhor forma possível, portanto, se você está interessado em chegar no mercado bem estruturado e com uma condição boa de capital de giro, continue aqui comigo que eu vou lhe explicar tudo o que você precisa saber para ter um bom plano de negócios.

O que é o negócio?

Para que você entenda melhor sobre o seu negócio, é preciso que você seja capaz de responder essas perguntas que eu vou colocar abaixo. Elas vão ajudar você a conseguir definir melhor o rumo do seu negócio de agora em diante. Segue abaixo as perguntas:

  1. Qual foi a oportunidade de atuar no mercado que você imaginou?
  2. Qual o seguimento e os diferencias que a sua empresa tem para oferecer para o mercado nacional?
  3. Quais os setores do seu público-alvo vão ser atendidos pelos seus serviços e produtos?

Respondendo essas perguntas, você vai perceber que o objetivo do seu negócio vai se tornar ainda mais claro, possibilitando você a conseguir encontrar uma forma ainda melhor de seguir com o seu plano de negócio garantindo uma entrada triunfal no mercado de trabalho, e ainda mais! A sua atuação não será afetada por possíveis concorrências que você não pode prever por falta de um bom plano de negócios, por isso, leve essas perguntas a sério e lembre de responder cada uma delas.

De quanto seria o quanto a ser investido?

Para que você consiga chegar a esse número, é necessário que você passe por dois cálculos distintos que fazem parte da cotação do investimento inicial do seu plano de negócio. Em primeiro lugar, você precisa levar em consideração quais serão os valores iniciais para que a sua empresa possa nascer no mercado. Nesse ponto, você deve levar em consideração quais serão os itens a serem comprados, quais são investimentos primários que precisam ser feitos, como por exemplo, hospedagem de site, aluguel de estoque, aluguel de sala comercial, dentre outros gastos que podem entrar nesse cálculo.

A segunda parte dessa conta é constituída por um detalhe que também é muito necessário para que o seu negócio possa entrar no mercado com o pé direito. Que é o capital de giro para que a sua empresa possa funcionar sem precisar dar lucro. Esse tipo de estratégia se faz necessária justamente por que o inicio é difícil para todo mundo! Uma empresa pode levar tempo até que ela consiga se manter, por isso, você precisa ter uma reserva de capital de giro de pelo menos 6 messes ou até um ano se for possível, para que você possa garantir a vida útil da sua empresa até que ela consiga dar lucro para ao menos se manter no mercado.

Esse tipo de dinheiro é algo primordial para que você tenha segurança. O seu negócio pode ser arriscado, ou até mesmo passar por problemas que você não teve condições de prever, ou seja, se prevenir com o capital de giro que a sua empresa precisará para continuar as atividades é muito importante e vai evitar que você feche as portas antes do seu negócio começar a dar lucro.

Lembre-se, você não deve desistir do seu sonho! É muito importante que você esteja muito focado para que a sua empresa vá para frente! E você não deve se desanimar com os primeiros messes, afinal, é como eu disse, qualquer empresa que está começando, leva um tempo para começar a dar lucro e se manter no mercado sem precisar da ajudar de uma capital de giro específico para emergências.

Quais são os produtos e serviços que a sua empresa vai oferecer?

Os produtos que a sua empresa vai oferecer, ou até mesmo os serviços assim como a imagem da empresa e o motivo da existência dela tem que ser para suprir a necessidade de um nicho de mercado que representa o público-alvo da sua empresa. Dessa forma, você vai ser capaz de conseguir uma autoridade que é necessária para um empresa que está começando garantindo assim, ótimas vendas no futuro.

Para que você consiga ter boas vendas, o seu produto precisa ser estudo e desenvolvido para atender uma necessidade específica do seu público-alvo! O seu público precisa simpatizar com o seu produto, ele precisa enxergar no seu produto algo que representa a personalidade dele, só assim, ele vai sentir interesse em adquirir o produto que a sua empresa está oferecendo.

Uma dica para que você se de bem nesse ramo é, procure investir em um mercado mais selecionado, além da concorrência ser muito menor, você vai ter uma oportunidade muito maior de construir autoridade para o nome da sua marca, fazendo com que assim as pessoas aceitem de bom grado os produtos que a sua empresa oferece.

Qual é o faturamento mensal estimado?

Como o próprio nome já diz, o faturamento mensal estimado é nada mais nada menos do que a soma de tudo o que você vendará durante o mês garantindo assim o retorno do investimento e o seu lucro. É muito importante que você tenha uma ideia de quanto seria esse valor, até para que você possa estimar melhor o seu capital de giro de segurança de pelo seis messes, ou caso o contrário, você vão será capaz de poder definir esse capital de giro, fazendo com que o seu planejamento financeiro seja um tiro no escuro.

Portanto, minha recomendação é que você procure fazer um cálculo estimativo para entender qual será o seu lucro mensal, para que assim você possa garantir o seu capital de giro de segurança e ter uma noção de quanto tempo vai levar para você recuperar o investimento inicial que você fez no seu negócio.

Quais são as características do seu público-alvo?

Esse é um dos principais itens que um empreendedor de sucesso deve levar em consideração. Caso você não faça uma boa análise de persona, você pode acabar oferecendo o produto errado para a pessoa errada, fazendo com que dessa forma as suas vendas não aconteçam e você também acabe trazendo uma publicidade negativa para a sua empresa.

Fora que, você analisando o seu público, você vai conseguir encontrar quais são as necessidades desse público, e com essa informação em mente, você vai poder otimizar ainda mais os produtos ou serviços que a sua empresa está prestes a oferecer para esse público. Isso certamente vai fazer com que o seu negócio seja extremamente lucrativo! Por que o cliente vai encontrar muitas coisas que tem relação com a personalidade dele, dessa forma, gerando empatia com o produto resultado na venda do mesmo.

Onde irá estar localizada a sua empresa?

Esse é um detalhe muito importante. Dependendo do tipo de produto que você vai oferecer, é necessário que você saiba muito bem aonde vai estar hospedado o seu ponto de vendas, para que assim você consiga fazer o melhor para a sua empresa e para o seu futuro.

Até por que, você pode acabar percebendo que não é vantajoso para você ter uma loja física, e decida a partir de uma análise, trabalhar na internet! Ou seja, além de você não ter que se preocupar com loja física, poderá investir muito mais dinheiro em produção, logística, atendimento e muito mais! Otimizando assim o seu serviço.

Quanto tempo você acredita que vai levar para recuperar o seu investimento?

Essa é uma questão interessante! O retorno do investimento, ou como e chamado no meio corporativo o ROI, é um fator que você precisa levar em consideração na hora de fazer o seu plano de negócios. Por que é a partir dele que você saberá de fato quanto tempo você levará para recuperar o investimento inicial que você precisou fazer para dar vida ao seu negócio.

Esse número pode ser muito necessário se você está interessado em encontrar investidores que estarão disposto a colocar dinheiro no seu negócio. Eles certamente vão querer saber enquanto tempo você pretende recuperar esse investimento inicial que eles vão fazer, caso você não tenha esse número em mente, de fato, será um pouco mais trabalho conseguir convencer esses investidores a trabalharem com você!

Essas foram as dicas que eu tinha para você com relação a como montar o seu plano de negócios e começar com o pé direito no mercado de trabalho. Eu espero que você tenha gostado, e que de agora em diante você comece a planejar melhor os seus investimentos garantindo assim uma vida melhor para o seu futuro negócio. Basta ter dedicação que tudo vai dar certo no final.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente