Os empregos disponíveis na Internet das Coisas (IoT)

Os empregos disponíveis na Internet das Coisas (IoT)
Renan Lopes - 09/09/2019

A indústria da internet das coisas (IoT) está preparada para moldar a forma como funcionamos como sociedade nos próximos anos. De gadgets à telemática, a casas inteligentes, empresas e consumidores são cativados pelo potencial da tecnologia. Até 2020, haverá 20,4 bilhões de produtos conectados em uso, de acordo com um relatório da Gartner.

Para que a indústria atinja todo o seu potencial, será necessária uma equipe altamente qualificada e técnica em todas as disciplinas. Não são apenas necessárias pessoas para criar essas tecnologias, mas mantê-las também será um trabalho crítico. Isso abre novas oportunidades para os profissionais garantirem que eles tenham as habilidades necessárias para lucrar com esse boom. Uma rápida pesquisa no LinkedIn mostrou que há mais de 11.000 empregos listados que mencionam "IoT".

Engenharia - Construa o Produto

Para que a internet das coisas tenha sucesso, você precisa ser capaz de construir as coisas. Neste caso, são as coisas e a rede que suportam as conexões de internet. Esses recursos não funcionam em um silo. Enquanto fortes candidatos a engenheiros são procurados em todas as indústrias, se você quiser entrar na IoT, uma abordagem híbrida pode ajudá-lo a se destacar da multidão. Os engenheiros de hardware precisam ter alguns recursos de software e os engenheiros de software serão mais bem-sucedidos se tiverem algumas habilidades de hardware.

Uma das maiores habilidades de engenharia em demanda na IoT é a capacidade de fazer com que dois dispositivos funcionem bem um com o outro, o que requer um profundo conhecimento das APIs. Os consumidores querem que seus produtos conectados funcionem juntos. Isso cria uma enorme oportunidade no back-end para desenvolvedores que tenham experiência na criação dessas interfaces.

Cibersegurança - Faça com que seja seguro

Tudo conectado à internet causa risco. Lidar com esse risco de frente não é apenas a coisa certa para as empresas de IoT fazerem, é a coisa mais inteligente a fazer para impulsionar a adoção pelos clientes. Toda empresa que se preze utiliza uma VPN em todos os dispositivos inteligentes que possui; é uma das formas mais seguras de proteger os objetos interligados pela rede.

A segurança cibernética é outro campo afetado por uma profunda escassez de habilidades, com 75% das empresas admitindo que têm dificuldade em atrair candidatos qualificados, de acordo com um relatório do Ponemon Institute e do DomainTools.

Ciência de Dados - Perceba o Valor do Big Data

A ciência de dados está em demanda há anos, e a IoT está apenas aumentando a necessidade. Uma vez que os produtos são construídos e seguros, o valor real da IoT surge na forma de capturar e analisar os dados. O quarto estudo anual Global Cloud Index Study da Cisco mostra que os dados de dispositivos conectados à Internet atingirão 403ZB por ano até o final deste ano, acima dos 113,4ZB por ano em 2013. No entanto, apenas uma pequena quantidade é realmente analisada. A Cisco mostra que o volume total de tráfego enviado aos data centers aumentará para 8,6ZB este ano, acima dos 3,1ZB em 2013. Sim, isso é um Z em ZB - um zettabyte é de 1 trilhão de gigabytes. Profissionais que conseguem reunir esses dados e aumentar a eficiência desse processo fornecerão o máximo de valor para qualquer organização de IoT.

As habilidades em ciência de dados necessárias para a IoT são semelhantes a outras funções da ciência de dados, com alguns diferenciais importantes. Especialistas em business intelligence (BI) com experiência em análise de dados de sensores, gerenciamento de data center, análise preditiva e programação destacam-se como habilidades altamente desejáveis. Outras habilidades incluem:

  1. Conhecimento de probabilidade e estatística.
  2. Conhecimento prático de uma biblioteca padrão, testes, pacotes pip e kits de ferramentas de ciência de dados.
  3. Colaboração efetiva em torno do desenvolvimento e implantação de modelos.

É preciso uma aldeia para administrar uma empresa de IoT. Embora os papéis listados acima certamente não sejam totalmente abrangentes das oportunidades que a IoT pode trazer para sua carreira (grite a todos os departamentos de negócios, finanças, marketing, RH e outros que não foram mencionados aqui), eles estão em alta demanda. Ao aprimorar suas habilidades nessas áreas principais, você se colocará numa posição privilegiada para trabalhar na IoT hoje e no futuro próximo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente