Principais Diferenças Entre o DFC e o DRE

Principais Diferenças Entre o DFC e o DRE
Renan Lopes - 23/07/2018

Nesse artigo nós iremos apresentar a diferença entre a demonstração de resultado do exercício e a demonstração de fluxo de caixa.

Extremamente importante ter a disposição relatórios e demonstrativos contábeis que traz sim malinha econômica do seu negócio. Com base neles, gestores poderão estabelecer quais serão os caminhos da sua empresa com maiores chances de acerto. Nesse sentido, DFC e DRE São duas demonstrações que merecem destaque. Elas serão capazes de entregar dados pontuais e concretos sobre os resultados de uma organização durante um certo período de tempo, geralmente até um ano.

Será possível saber mais detalhes sobre volume de vendas, o lucro ou prejuízo obtido, as saídas E as entradas de recursos, entre outros itens. Contudo, elas possuem características próprias diferenças significativas. Saiba mais sobre o tema a seguir.

Demonstração de resultados (DRE)

Essa demonstração de resultados é uma ferramenta contábil e dinâmica na qual se reproduza síntese econômica dos resultados não operacionais e operacionais de um empreendimento. Aumente, o intervalo de tempo qual ela se fere é de um ano, de janeiro a dezembro, ou seja, um ano de exercício financeiro da empresa.

Ela foi constituída com base no confronto indicadores de despesas, receitas, investimentos, entre outros fatos apurados conforme o princípio contábil desse regime de competência. Esses indicadores são os estruturados para evidenciar o resultado líquido do seu negócio.

Em termos legais, avenida são só precisa fazer a demonstração de resultados eu não vou mentir, embora algumas empresas próximas versões mensais e até trimestrais. Isso pode ter como proposta melhorar sua decisão estratégica, vou monitorar gastos fiscais e melhorar a questão administrativa, por exemplo.

Demonstração de fluxo de caixa (DFC)

A demonstração de fluxo de caixa consiste em um documento que possui pro base informações da própria demonstração de resultados e do balanço patrimonial. Ele demonstra saídas e entradas de dinheiro do caixa, constituído saldo em caixa e dos saldos em contas bancárias.

Ela também envolve operações de equivalentes de caixa, como investimento de baixo risco liquidez imediata. Será preciso destacar que a sua confecção é obrigatória para pequenas e médias organizações de acordo com o item 3.17 das normas brasileiras de contabilidade.

O fluxo de caixa é dividido em três atividades: a primeira diz respeito as receitas e aos gastos de atividades vinculadas a produção entrega de bens serviços do empreendimento. Geralmente, essas transações constam na demonstração de resultados.

A segunda está diretamente ligada a elevação e a redução dos ativos não circulante, balanço patrimonial, que agoniza são usar pra produzir serviços e produtos. Sobre eles, temos aquisição ou a comercialização de equipamentos, imóveis ou outros bens da empresa. A compra ou venda de participações em outras companhias também entrou nessa categoria.

As atividades de financiamento correspondem aos empréstimos e financiamentos de investidores, sócios e credores feitos a companhia no curto prazo. Pode ser conseguido por meio de emissão de debêntures, venda de ações, etc. A saída se relacionam com pagamento dos dividendos a acionistas, quitação do empréstimo, entre outros.

Como esses demonstrativos influenciam rotina da sua empresa?

A demonstração de resultados geralmente é feita para atender a legislação e também são ansiosamente aguardada por investidores e gestores. Afinal, são eles que retrata uma situação econômica, mostrando se ele está no azul ou no vermelho.

Esses documentos também buscar indícios de operações, caso apresente prejuízo. Além disso, eles servem como base dois tome suas decisões operacionais e financeiros, orientando os negócio.

Quais são as principais diferenças?

A demonstração de resultados traz informações relacionadas aos resultados organizacionais, mostrando o lucro ou prejuízo da empresa dentro de um período. Já a demonstração de fluxo de caixa deixar claro reflexo no caixa da companhia, demonstrando as operações de entradas e saídas ocorridas. Dessa maneira, ambos se complementam.

Um caso interessante é que a demonstração de resultados pode indicar prejuízo econômico decorrido de itens que não entrou no caixa como, por exemplo, a depreciação de bens. Isso pode servir para abater o lucro antes da quitação de tributos, mas não afeta o seu cachê.

Como elaborar os dois documentos?

Para elaborar a demonstração de resultados as legislações que específico apresentação da mesma, abrem pouca ou nenhuma liberdade de costumes ação para esse relatório contábil. Basicamente, elas apontam diversos tópicos que devem ser impostos discriminados ativa em uma ordem determinada. Elas exigem que a impressão de que no documento: as receitas rendimento de apuração, independentemente Da sua realização em moeda; custos E despesas; perdas encargos; pagos ou incorridos; despesa com depreciação; tributos; despesa com amortização; investimentos, etc.

A sequência de cálculo começa com quadro da receita bruta de vendas faturamento bruto, do qual se abatimentos descontos, devoluções de vendas impostos. Os documentos também podem ser mais complexos dependendo das necessidades administrativas da empresa.

Uma alternativa que vai economizar muito tempo e evitar erros é utilizar um Sistema de Fluxo de Caixa Online que vai gerar de forma automática tanto o DRE como o DFC, desta forma você não vai precisar ficar mergulhado em planilhas e folhas de papel.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente