O termo ROI (Return Over Investment) ou simplesmente Retorno Sobre Investimento é amplamente usado no mundo das finanças. Sua principal função é calcular se aplicação de recursos em determinada ação, tem surtido efeito. Vamos descomplicar um pouco mais o termo?
Em dias tão dinâmicos, quanto mais compreender estratégias que possam viabilizar seu negócio é útil. Então saber os números reais do investimento que realizou em sua empresa mostrará se deve ou não continuar a empregar capital em tal modelo.
O ROI é uma fórmula matemática que visa expressar a razão entre receita e custo. Por que, é claro que qualquer investimento que fizer em seu negócio, o objetivo principal é aumentar os lucros, e diminuir despesas.
O indicador ROI apresentará a empresa o quanto ela ganhou ou perdeu a cada aplicação de suas finanças. Trata-se de um instrumento de gestão que atualmente é bastante utilizado por empresas que tem boa parte de suas demandas na internet. E que concentra seus principais investimentos em marketing digital, por exemplo.
E porque você precisa conhecer o ROI?
Ora como vimos, o ROI mostrará o quanto sua estratégia de investimentos tem funcionado. Essa ferramenta ajudará a guia-lo no entendimento de:
- Onde está a origem dos lucros de sua empresa?
- Seus gastos têm sido assertivos, ou seja, são escolhidos de forma certa?
- Qual área precisa de mais recursos?
Essas são questões mais amplas, e precisará envolver outros números além dos oferecidos pelo ROI. Porém, o indicador é um bom começo para te ajudar na gestão financeira de sua empresa.
E como montar o cálculo ROI?
O ROI é uma simples equação, que resulta do da diferença de receita e custo, dividido pelo valor do custo e multiplicado por 100. Seu resultado é sempre expresso em percentual. Então temos:
ROI = {(RECEITA - CUSTO) / CUSTO} x 100
Veja que para chegar um resultado utilizado a fórmula do ROI, é necessário conhecer bem Receita e Custo, que podemos definir da seguinte maneira:
- 1 – Receita – conjunto de rendimentos apurados por uma empresa
- 2 – Custo – aqui precisamos destrinchar em 2 modos: fixo e variável
- 2.1 – Custo fixo – total de gastos de um estabelecimento que não considera a produção
- 2.2 – Custo variável – parte do custo total, baseado no volume da produção
Tenha sempre essas informações na ponta do lápis, e conseguirá desenvolver o cálculo do ROI. Agora, depois que tiver os números, como interpreta-los? O que dirá se o investimento foi ou não positivo? Vejamos a seguir.
Avaliando os resultados do ROI
Para ilustrar, imagine que tem utilizado R$ 3.000,00 num investimento em marketing, para potencializar as vendas de um determinado produto. A venda da tal mercadoria rendeu ao caixa R$ 8.000,00, vamos as contas:
Isso que dizer que a cada R$ 1,00 investido, foi lucrado R$ 1,67. Lógico que essa é apenas uma ilustração. Os percentuais podem inclusive ser negativos, o que indicará a falha do investimento.
Imaginemos que essa empresa tenha vislumbrando com o investimento para venda desse mesmo produto, um aumento de 20%. Mas, seus gastos foram de R$ 7.000,00. Teríamos agora:
Um percentual abaixo do esperado, mesmo que a receita supere os gastos, não quer dizer que o investimento será positivo.
Também, dependerá do período analisado: dia, mês, trimestre, ano, o tempo de resposta é muito importante para distinguir se o empresário teve êxito na sua aplicação de recursos.
Voltamos a salientar a importância do ROI como ferramenta de gestão. A grande importância dele é te mostrar o quanto precisa ter controle sobre suas finanças.
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