O Que é ROI (Retorno Sobre Investimento)

O Que é ROI (Retorno Sobre Investimento)
Paulo Meloto - 28/02/2018

O termo ROI (Return Over Investment) ou simplesmente Retorno Sobre Investimento é amplamente usado no mundo das finanças. Sua principal função é calcular se aplicação de recursos em determinada ação, tem surtido efeito. Vamos descomplicar um pouco mais o termo?

Em dias tão dinâmicos, quanto mais compreender estratégias que possam viabilizar seu negócio é útil. Então saber os números reais do investimento que realizou em sua empresa mostrará se deve ou não continuar a empregar capital em tal modelo.

O ROI é uma fórmula matemática que visa expressar a razão entre receita e custo. Por que, é claro que qualquer investimento que fizer em seu negócio, o objetivo principal é aumentar os lucros, e diminuir despesas.

O indicador ROI apresentará a empresa o quanto ela ganhou ou perdeu a cada aplicação de suas finanças. Trata-se de um instrumento de gestão que atualmente é bastante utilizado por empresas que tem boa parte de suas demandas na internet. E que concentra seus principais investimentos em marketing digital, por exemplo.

E porque você precisa conhecer o ROI?

Ora como vimos, o ROI mostrará o quanto sua estratégia de investimentos tem funcionado. Essa ferramenta ajudará a guia-lo no entendimento de:

  1. Onde está a origem dos lucros de sua empresa?
  2. Seus gastos têm sido assertivos, ou seja, são escolhidos de forma certa?
  3. Qual área precisa de mais recursos?

Essas são questões mais amplas, e precisará envolver outros números além dos oferecidos pelo ROI. Porém, o indicador é um bom começo para te ajudar na gestão financeira de sua empresa.

E como montar o cálculo ROI?

O ROI é uma simples equação, que resulta do da diferença de receita e custo, dividido pelo valor do custo e multiplicado por 100. Seu resultado é sempre expresso em percentual. Então temos:

ROI = {(RECEITA - CUSTO) / CUSTO} x 100

Veja que para chegar um resultado utilizado a fórmula do ROI, é necessário conhecer bem Receita e Custo, que podemos definir da seguinte maneira:

  1. 1 – Receita – conjunto de rendimentos apurados por uma empresa
  2. 2 – Custo – aqui precisamos destrinchar em 2 modos: fixo e variável
  3. 2.1 – Custo fixo – total de gastos de um estabelecimento que não considera a produção
  4. 2.2 – Custo variável – parte do custo total, baseado no volume da produção

Tenha sempre essas informações na ponta do lápis, e conseguirá desenvolver o cálculo do ROI. Agora, depois que tiver os números, como interpreta-los? O que dirá se o investimento foi ou não positivo? Vejamos a seguir.

Avaliando os resultados do ROI

Para ilustrar, imagine que tem utilizado R$ 3.000,00 num investimento em marketing, para potencializar as vendas de um determinado produto. A venda da tal mercadoria rendeu ao caixa R$ 8.000,00, vamos as contas:

Exemplo 1 - Cálculo do ROI

Isso que dizer que a cada R$ 1,00 investido, foi lucrado R$ 1,67. Lógico que essa é apenas uma ilustração. Os percentuais podem inclusive ser negativos, o que indicará a falha do investimento.

Imaginemos que essa empresa tenha vislumbrando com o investimento para venda desse mesmo produto, um aumento de 20%. Mas, seus gastos foram de R$ 7.000,00. Teríamos agora:

Exemplo 1 - Cálculo do ROI

Um percentual abaixo do esperado, mesmo que a receita supere os gastos, não quer dizer que o investimento será positivo.

Também, dependerá do período analisado: dia, mês, trimestre, ano, o tempo de resposta é muito importante para distinguir se o empresário teve êxito na sua aplicação de recursos.

Voltamos a salientar a importância do ROI como ferramenta de gestão. A grande importância dele é te mostrar o quanto precisa ter controle sobre suas finanças.

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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