Como Funciona o Capital de Giro de Uma Empresa

Como Funciona o Capital de Giro de Uma Empresa
Paulo Meloto - 25/07/2018

Os investimentos de uma determinada empresa podem ser divididos em investimento fixo e o capital de giro.

Qual a diferença entre o investimento fixo e o capital de giro?

  1. O investimento fixo consiste no dinheiro direcionado ao processo de adquirir itens destinados ao ato de mobiliar, ou seja, máquinas, móveis, veículos, prédios, entre outros.
  2. O capital de giro são os investimentos guardados para manter uma empresa no quesito financeiro, ou seja, para sustentar a empresa durante um determinado tempo.

Onde o capital de giro ficará armazenado durante este tempo?

Ele será guardado em meios não palpáveis, ou seja, nos bancos ou nas caixas.

Como diferenciar do fluxo de caixa?

Ocorre uma grande confusão entre os termos, porém são bem diferentes, nos seguintes aspectos: o fluxo de caixa caracteriza-se na maneira de como a renda é organizada pela empresa, refere-se ao movimento da economia, caso o fluxo seja negativo, significa que o dinheiro foi mais requisitado do que depositado, já um fluxo de caixa positivo sinaliza um débito, ou seja, o depósito foi mais que a demanda. Porém, em ao se tratar do capital de giro é simplesmente o valor que se encontrará propício ao uso da empresa, em função de suas necessidades.

Qual a diferença entre dinheiro e capital?

No quesito da economia há divergências entre os dois termos. O capital refere-se para qualquer forma de crédito, imóvel, móvel, ou diversos outros bens. Já, em ao se tratar de dinheiro, o mesmo consiste apenas na materialização desse bem em função de um lastro.

Como posso calcular o capital de giro da minha empresa?

Para calcular existem fórmulas, mas estas dependem de siglas, que serão explicitadas a seguir:

  1. NCG = Necessidade de Capital de Giro
  2. CP = Contas a pagar
  3. CR = Contas a receber
  4. VE = Valor em estoque
  5. CGL = Capital de Giro Líquido
  6. AC = Ativo Circulante
  7. PC = Passivo Circulante
  8. CGP = Capital de giro próprio
  9. PL = Patrimônio Líquido
  10. AP = Ativo Permanente
  11. RLP = Ativo Realizável a Longo Prazo

Também é válido saber que existem diversas formas de capital de giro, dentre elas há o líquido o próprio e a necessidade de capital, que podem ser calculados por:

  1. Necessidade de capital de giro: NCG = CP – (CR + VE)
  2. Capital de giro líquido: CGL = AC – PC
  3. Capital de giro próprio: CGP = PL – (AP + RLP)

O capital de giro próprio remete ao que a empresa tem como posse sem precisar realizar algum empréstimo. É utilizado quando o próprio dinheiro da empresa para organizar seus gastos. Equivale à subtração positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.

Qual o significado de um capital de giro negativo?

O fato do capital de giro encontrar-se negativo demonstra que a empresa não possui recursos suficientes para a quitação de seu débito, ou seja, a empresa gasta mais do que recebe.

Quando uma empresa encontra-se no processo de inicialização no mercado de trabalho, é comum os investimentos serem maiores que os ganhos. Em contrapartida, o mantimento desta determinada situação implica em uma alta probabilidade de no futuro ocorrer uma demanda de um financiamento, ou seja, auxílio de meios externos para quitar os débitos dessa empresa.

Em relação ao processo contrário, o excesso de recursos pode remeter a falhas administrativas de teor econômico, além de refletir uma ausência de planilha de organização.

Como posso manter um bom controle do meu capital de giro?

O controle do capital de giro consiste em seu equilíbrio e, para que isso ocorra é de suma importância que haja o processo de supervisionar o ativo circulante (AC) e o passivo circulante (PC). Estes explicitam, de uma maneira respectiva, todo o valor que entra para a empresa e, todo o valor que sai dessa empresa. Tudo isso dentro de um período de um ano, (12 meses). Após esse período, esses gastos e lucros entram na definição de ativo e passivo não circulante.

A criação de um estoque torna-se evidentemente necessária para os períodos nos quais não ocorrerá o processo de recebimento.

Por tais motivos é essencial que haja um bom controle acerca das contas e seus respectivos custos e recebimentos.

No que consiste o capital de giro junto com investimentos?

Refere-se basicamente ao capital de giro que é destinado para cobrir despesas criadas durante o investimento de uma empresa

Quais são as dicas para a administração do meu capital de giro?

Primordialmente haverá a necessidade de um prévio planejamento, pois assim será possível estabelecer um equilíbrio nas contas. Esse planejamento está diretamente ligado com as despesas e receitas. Além disso, é importante levar em consideração apenas o que já foi pago e possui disponibilidade de uso.

Outras estratégias como aumentar o prazo de pagamentos e realizar pagamentos apenas à vista, se possuir a condições necessárias.

Para aumentar sua produtividade, busque sempre efetuar e produzir mais em detrimentos dos altos custos. Nesse sentido, é evidente a importância do corte de gastos desnecessários.

É preciso manter os “bons clientes”, que pagam em dia, sempre por perto. Para isso, realize negociações com o mesmo.

Além disso, a gestão online (virtual), por meio de softwares de contas a pagar e receber ou blogs pode auxiliar no quesito administrativo das contas, pois esses, quando voltados para as contabilidades otimizam exponencialmente o trabalho dos contadores, além de possuir maior garantia.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente