Como Instalar e Configurar o Whats App Business

Como Instalar e Configurar o Whats App Business
Paulo Meloto - 07/05/2018

O WhatsApp Business foi desenvolvido com o intuito de facilitar as relações de negócios interpessoais e, para isso conta com novas ferramentas e utilidades de forma a concretizar o seu objetivo. De início, é importante ressaltar o: como baixar a aplicação para assim poder utilizar e usufruir dela.

Antes de tudo, é válido ressaltar que o mesmo se disponibiliza apenas para plataformas com o sistema Android. Em seguida, os passos para efetivar a instalação deste: Para iniciar o processo, é preciso ter conhecimento da localização da loja (Play Store) no seu aparelho celular.

Com isso, o segundo passo a ser realizado é de direcionar-se para a barra de pesquisa, de modo a fazer uma busca por: “ WhatsApp Business” e, em seguida entrar na opção relevante e “clicar” no botão de instalação (‘instalar’). Espere por alguns segundos e, ou minutos até a instalação ser concluída. Feito isso, deve-se entrar no aplicativo e aguardar o processo de inicialização do tal.

De forma resumida e mais direta, você deve:

  1. 1- Direcionar-se à Play Store
  2. 2- Digitar na aba de pesquisa: WhatsApp Business
  3. 3- Clicar em Instalar
  4. 4- Aguardar o fim do processo

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

O desenvolvimento dessa nova ferramenta se tornou diferente apenas no quesito de funcionalidade, ou seja, o processo de cadastro não é tão diferente como o do WhatsApp Messenger.

Será perceptível que: ao invés do nome de identidade, será solicitado o nome da empresa.

Além disso, muitas outras funções foram adicionadas à essa plataformas, tais como a possibilidade de definir uma localização para a empresa, ou de atribuir uma determinada descrição e, não menos importante, a opção de delimitar e expor os horários de funcionamento.

Recentemente novas opções foram disponibilizadas para o preenchimento do perfil, a exemplo de: espaço para preenchimento com o email e, link para o site.

Todos os descritos fatores favorecem o aplicativo no quesito de selo de verificação empresarial.

Como ficou a funcionalidade da barra de tarefas?

A barra de tarefas manteve muitas de suas antigas operações, como por exemplo opções como a de criar novos grupos, listas de transmissão, além da definição prévia de um horário delimitado para o funcionamento da empresa.

Eu vou poder continuar utilizando o WhatsApp Messenger normalmente?

A resposta para tal questionamento é: depende. Caso você tenha posse apenas de um número de celular, o mesmo poderá ser utilizado apenas em algumas das aplicações. Em contrapartida, no caso contrário a esse, possuir dois números, sendo eles diferentes, há essa possibilidade de manter ambas as plataformas instaladas no celular.

Caso eu possua dois números de celular, como realizar a configuração do mesmo?

Bom, antes de tudo é válido ressaltar: esse “número de celular” não valida-se apenas para telefones celulares móveis, também aplica-se aos empresariais ou fixos. Assim, a configuração manterá o padrão estabelecido acima.

Como realizar o cadastro de um número de telefone fixo?

Ao optar por um número de telefone fixo você estará sujeito ao fato de que: sua confirmação não poderá ser realizada por SMS, mas apenas por ligação. Ao digitar o número com DDD basta clicar na opção “me ligue”. Logo em seguida, após receber a ligação, durante a mesma os números do código de confirmação serão ditados e, com isso, basta apenas digitá-los no espaço o qual os solicita.

Caso eu possua apenas um número e queira migrar para o WhatsApp Business, como proceder?

Ao realizar essa mudança, você pode fazer um backup no seu Whatsapp Messenger, de modo o qual, ao instalar a nova aplicação do WhatsApp Business você restaure todas as suas conversas antigas. A partir desse momento, seu WhatsApp estará restrito em um viés empresarial.

E se o processo for ao contrário, voltar para o WhatsApp Messenger, como fazer?

Os backups no processo reverso são compatíveis, porém, para retornar ao WhatsApp Messenger o backup realizado não será processado, ou seja, recomenda-se que seja feita uma cópia do que se considera importante manter, copiar para o computador e, ou, enviar via email para que esse “chats” não sejam perdidos definitivamente.

Há perspectiva do lançamento do WhatsApp Business para o iOS?

A da ainda não foi prevista pela corporação do WhatsApp.

Quais são os pré-requisitos do meu aparelho celular para realizar o download?

Antes de tudo, vale ressaltar, novamente, a importância do sistema ser o Android. Ademais, deve-se checar a atualização do mesmo. Apenas os aparelhos com o Android atualizado na versão 4.0.3 ou em outras plataformas superiores terão acesso para o WhatsApp Business.

Novos indícios apontam o desenvolvimento desta mesma plataforma para o sistema operacional Windows 10 Mobile, porém a empresa não chegou a comentar acerca de tal exposto.

Quais novidades foram agregadas ao WhatsApp Business?

Muitas inovações com o objetivo de auxiliar a gestão empresarial foram acrescentadas. Mudanças como a nova opção de criar etiquetas e, atribuí-las aos contatos. Nessa perspectiva, na mesma proporção em que há a ´possibilidade de criar essas etiquetas, também existe a possibilidade de apagá-las.

Algumas etiquetas já foram pré-definidas (não impede a eliminação das mesmas), como; Novo Cliente; Novo Pedido; Pagamento Pendente; Pago; Pedido Finalizado.

O uso das etiquetas podem otimizar o trabalho do empresário, de forma a gera maior organização mental no utilizador do aplicativo. A capacidade estimada vai até cerca de vinte etiquetas, sendo estas mesmas separadas por um processo de diferenciação de acordo com a cor, de forma a gerar “grupos” e, tais grupos identificam uma massa da clientela de acordo com determinada etiqueta. Essas etiquetas serão controladas através de um menu na barra de tarefas principal.

Nesse mesmo viés ideológico, o WhatsApp buscou melhorias no quesito comunicacional numa ótica mais voltada ao profissionalismo. E quais mudanças efetivas foram implementadas para que isso se concretizasse?

Novas ferramentas foram disponibilizadas para permear o contato, tais como o envio de mensagens automáticas, de forma a alertar sobre o tempo de ausência. Além disso, mensagens programadas também são enviadas em um formato de saudação, de forma a objetivar melhor acolhimento da empresa para qual seu novo cliente.

Outros adereços disponibilizados, como o processo de criação de uma estatística da sua conta, de forma a evidenciar a quantia de mensagens recebidas, enviadas, lidas ou até mesmo apenas as que só chegaram.

Qual a principal finalidade do aplicativo?

Com objetivos assertivos sobre potencializar o processo de marketing, o aplicativo investiu em criar avisos promocionais, newsletter, entre outras finalidades supracitadas. Mas afinal, o que seria um Newsletter? Consiste em um “boletim informativo”, no qual deve ser atualizado periodicamente.

Como utilizar a propriedade de respostas automáticas disponibilizadas?

Para realizar essa configuração será necessário dirigir-se ao menu principal, após isso selecionar a opção de configurações da empresa, com isso aparecerão ramificações, entre elas estarão as possibilidades de configurar uma mensagem de ausência, uma mensagem de saudação, e até respostas rápidas.

Com esse passo concluído, deve-se selecionar a frequência, para tornar-se sempre automática, basta clicar em “enviar sempre” e, após a realização desse passo, basta clicar na opção de salvar

Com a leitura desse artigo, objetiva-se um esclarecimento acerca do processo de download do novo WhatsApp Business, além do entendimento das novas funcionalidades, como usá-las, seus benefícios e de como pode ser efetivado o seu cadastro.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente