Dicas de Gestão Para Lojas de Informática

Dicas de Gestão Para Lojas de Informática
Paulo Meloto - 21/05/2018

Com o crescimento exacerbado e exponencial do marketing virtual, as lojas de informática têm sido deixadas para trás. O meio da internet tornou-se o principal meio para as transações do mercado dos dias de hoje. Para você possui uma loja de certa forma “atraente” faz-se importante o conhecimento espacial da sua localização e, adquirir táticas de como torná-la mais atraente.

Estudos concretizados apontam o Brasil como o terceiro maior nas estatísticas do consumo de computadores e de outros aparelhos tecnológicos e eletrônicos pela população, perde no ranking apenas para a China e para os Estados Unidos.

Como tornar minha loja de informática mais atrativa?

Para isso, é preciso estar atualizado acerca dos novos desenvolvimentos tecnológicos e da demanda do mercado, para que assim você comece a oferecer os produtos mais desejados pela população. Além disso, com a mutabilidade e o alto teor do desenvolvimento de tecnologias, é preciso avaliar constantemente esse acervo de produtos mais rentáveis.

Outro fator importante é: seja especialista no tipo de tecnologia a qual oferece. No momento em que você possui certo renome por tal característica, os clientes irão a procurar mais a sua loja, de forma a ser mais visada socialmente.

Como tornar minha loja boa em uma determinada especialização?

Para isso você deve atender todas as necessidades do seu público alvo e, dessa forma você poderá se alavancar no quesito de evolução em um determinado meio tecnológico. Assim, o público interessado fará uma boa resenha da loja, além de se tornarem bons clientes.

A busca por atualizações antes que outras lojas façam isso explicita um diferencial, no qual o público alvo se tornará mais interessado cada vez mais, ao invés de buscar outros meios de entrar em contato com o produto desejado.

Como manter o público alvo interessado?

Para isso, é importante você desenvolver meios de fidelização, além dos chamados “descontos especiais”. Todas essas artimanhas fazem com que os clientes desenvolvam um sentimento de apreciação e, consequentemente, fidelidade para a determinada loja, pois se sentirão acolhidos.

Além disso, o fato de o público alvo possuir conhecimento sobre aquilo torna o processo mais fácil, já que possuirão meios de pesquisa e, via o marketing social da loja saberão onde encontrar o produto que desejam.

Como garantir que um determinado cliente irá se satisfazer com o produto?

Isso nunca poderá ser definido ao certo. Porém, o empresário poderá disponibilizar aparelhos teste, amostras dos eletrônicos, para que os clientes tenham noção do que vão comprar e, possam se satisfazer com o produto. Esse sentimento de satisfação fará com que o cliente, possivelmente realize boas recomendações da loja para outros indivíduos.

Esse conforto oferecido pela loja garante a certeza do consumidor sobre adquirir determinado produto, ou seja, isso implica na satisfação do mesmo.

Como posso atrair novos clientes?

A atração, querendo ou não, está, na maioria das vezes, correlata aos valores, ou seja, se mantenha na competição. A política da oferta e da procura não pode ser esquecida, ainda mais em uma sociedade capitalista, por isso mantenha seus preços acessíveis, bons, quando comparados com alguma loja que gera concorrência.

Em contrapartida, é imprescindível o desenvolvimento de um plano financeiro, para que assim, você possa gerenciar de forma justa e rentável o valor dos seus produtos. Caso o orçamento seja baixo, evite oferecer tantos descontos e, invista no mantimento de seus antigos clientes, pois assim, com o tempo ocorrerá uma recuperação financeira, se tudo ocorrer de acordo com sua planilha e, assim você poderá investir na concorrência.

Como manter um bom atendimento?

Pelo fato de ser uma loja com fins de informática, faz-se importante a contratação de profissionais qualificados o suficiente para ceder informações de todos os produtos aos clientes. Profissionais os quais sejam capazes de tirar dúvidas, opinar, fazer comparativos. Um atendimento desse nível proporciona ao cliente maior segurança sobre sua compra e um sentimento acolhedor correlato com o empreendimento.

Muitas vezes os clientes os quais não compreendem muito acerca de um aparelho tecnológico sentem-se desamparados quanto ao atendimento e, acabam por não realizar a compra por dúvidas. Tal fato evidencia a importância do gerenciamento de um atendimento qualificado.

Como posso manter meus clientes informados e/ou atrair uma nova clientela?

A resposta está contida em duas palavras-chave: marketing virtual. Ao desenvolver esse marketing será possível potencializar o nome de sua loja, além de propiciar maior alcance social.

A estrutura de marketing é capaz de promover sua loja. Para que essa promoção seja efetiva faz-se importante o uso de estratégias para atração da clientela, tais como:

  1. Griar propagandas coloridas e chamativas
  2. Ferar dúvida no público acerca da funcionalidade de um novo produto, de forma a incentivá-lo a visitar a loja
  3. Promover um canal de testes dos aparelhos
  4. Criar promoções com produtos de estocagem antiga
  5. Uso da função fática nas propagandas adicionada de perguntas retóricas

Como posso manter as finanças em dia?

Atrair novos clientes e mantê-los interessados é super importante, mas uma boa gestão de seu estabelecimento também é essencial para que você não morra na praia.

Certifique-se de anotar diariamente todos os gastos e também as receitas em uma planilha ou em um sistema de contas a pagar e receber online.

Efetuar os pagamentos em dia evita muros e juros por atraso. Além disto, saber quanto de sua receita está comprometida com as despesas as despesas fixas e parcelamentos vai te dar uma visão detalhada do que acontece em seu negócio e vai permitir que você tome decisões estratégicas e que também não gaste mais do que o necessário.

Outro ponto importante para manter sua empresa balanceada e ter um bom controle de estoque. Mercadoria parada e encalhada é dinheiro que você investiu e que não está circulando.

Tente liquidar os produtos parados e concentre seu estoque nas mercadorias com saídas constantes.

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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