Dicas Para Cativar Seus Clientes

Dicas Para Cativar Seus Clientes
Renan Lopes - 01/04/2017

Para ter sucesso como revendedora de roupas, cosméticos e outros produtos, é muito importante saber como cativar e fidelizar seus clientes.

A fidelização da sua clientela deve fazer parte do planejamento do seu negócio, pois há diversas vantagens nisso, como, por exemplo, o fato de ser muito mais fácil vender novamente para uma mesma pessoa do que ganhar um novo cliente.

Neste artigo você vai aprender sobre a importância de cativar e fidelizar seus clientes e também vai conferir algumas dicas práticas para vender cada vez mais para a clientela que você já tem.

A importância da fidelização de clientes

Fidelizar significa tornar a concorrência irrelevante, já que o cliente fidelizado vai priorizar sempre o seu atendimento e deixará de procurar os seus produtos somente se não for possível ter a sua demanda atendida por você.

Um cliente fiel costuma comprar mais do que um novo cliente, isso porque ele já tem confiança adquirida e também já está cativado ao ponto de criar uma relação de troca e reciprocidade pelo bom atendimento recebido.

Quando um comprador fica muito satisfeito e reconhece um diferencial na qualidade dos produtos e também na cordialidade de quem os vende, costuma sugerir para outros potenciais clientes que também tenham a mesma experiência de compra.

Outro ponto de grande importância é o fato de ser mais barato vender novamente para a mesma pessoa do que conquistar um novo cliente. Isso porque é necessário investir tempo e dinheiro para ir atrás de novos compradores.

Dicas práticas para cativar e fidelizar

  1. Foque nas preferências dos clientes

Mostrar a nova linha de cosméticos ou enviar uma mensagem para as clientes indicando um novo modelo de vestido, por exemplo, é interessante para vender mais, até porque a clientela adora uma novidade.

Mas o mais importante é focar no que cada cliente prefere. É comum ver por aí, nas lojas, vendedoras oferecendo vários produtos dizendo que os consideram os melhores, mas que não tem nada a ver com o perfil do cliente.

Demonstrar interesse nos gostos dos clientes e se preocupar em satisfazê-los é o mais certo a se fazer. É preciso esquecer os seus gostos pessoais e oferecer o que o cliente espera de você.

Presenteie com pequenos mimos

Uma das melhores maneiras para se cativar e fidelizar seus clientes é surpreendê-los com um agrado. Pode ser algo muito simples e barato, mas que demonstre delicadeza e vontade de agradar.

Uma boa ideia é colocar balas ou bombons em saquinhos, fechados com fitinhas coloridas, junto com o pedido do cliente. Outra opção é oferecer um brinde personalizado, para compras maiores, com a sua marca e seu telefone, como canetas, bloquinhos de anotação ou canecas.

Faça além do esperado

Ofereça algumas vantagens para clientes que estejam fazendo sua primeira compra com você, como, por exemplo, parcelamento em mais vezes no cartão ou desconto no segundo pedido.

Você pode também fazer a cortesia de embalar para presente sem custo adicional ou dar uma pequena aula de automaquiagem.

Ofereça um atendimento amigável

Você prefere comprar roupas e cosméticos das suas amigas ou de uma pessoa desconhecida que você nunca mais vai ver novamente? Certamente, a sua resposta é: de amigas, por causa do tratamento recebido.

Converse com os clientes como se fossem amigos, claro, sem muita intimidade no início, mas tenha bastante simpatia, cordialidade e paciência para explicar detalhes e dar demonstrar.

É essencial também ser acessível para tirar dúvidas e dar sugestões, para isso, deixe sempre um cartão com seus contatos de Facebook e WhatsApp.

Cativar e fidelizar são processos que andam juntos e que devem fazer parte da rotina das revendedoras de produtos cosméticos, roupas e outros artigos. Pense sempre na melhoria do seu atendimento e no planejamento do seu negócio, visando o melhor para a sua clientela.

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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