Dicas Para Evitar a Procrastinação

Dicas Para Evitar a Procrastinação
Renan Lopes - 13/09/2017

No ambiente de trabalho quem nunca ouviu frases de colegas, ou até mesmo falou “amanhã envio o e-mail”, “depois do almoço ligo para o cliente”, “segunda-feira começo o relatório sem falta”? Não se espante, mas essas são falas de um procrastinador.

Procrastinar bem que poderia não ser um verbo já que ilustra a falta de ação, pois significa transferir para outro dia ou deixar para depois. A procrastinação nos acompanha em nossas esferas cotidianas, desde adiar uma consulta médica até a tomada de uma decisão corporativa, ou seja, prelúdio de resultados ruins.

Claro que esse ato de protelar tarefas tem origem em nossa pseudo-segurança; a vasta experiência muitas vezes leva ao comodismo. Acreditar que temos o controle total da situação limita nossa percepção, o que culmina em erro.

Procrastinação no trabalho

A filosofia que prega “nada é tão urgente que não se possa resolver amanhã” pode causar estragos consideráveis no mundo empresarial. Tomemos como exemplo uma empresa de transportes. Um dia o motorista responsável pela entrega de um produto para um grande cliente, olhou para o relógio e viu que seu expediente estava próximo do fim. Concluiu, sem consultar seu supervisor, que não daria mais tempo de levar a carga, e “programou” a entrega para manhã do outro dia. No dia seguinte chegando ao galpão do cliente, sua entrada na portaria foi barrada; a transportadora havia sido notificada e seu contrato como fornecedor fora cancelado. Transtorno.

Em casos assim, a decisão de adiar não pode ser subjetiva (“eu acho que dá”). O funcionário deve se reportar. Ao menos tentar o contato com o cliente para saber de sua programação. A procrastinação é responsável por deslizes irreparáveis.

Em círculos administrativos exemplos de procrastinadores é que não faltam. Aqueles que sempre postergam limpar a mesa, organizar seus arquivos, retornar ligações, etc. Nunca são bem quistos pela equipe, pois comprometem o resultado de todos os envolvidos. Terminam com fama de desleixado, e fatalmente estão em listas de dispensa.

Procrastinação em casa

Muitos casamentos terminam em divórcio pela postura de “amanhã a gente faz”. A falta de prioridade com coisas simples, como a de realizar um passeio, compromete a saúde do casal.

A procrastinação não se resume apenas ao convívio do casal, se estende a criação dos filhos e ao relacionamento com parentes e amigos.

E o que fazer para vencer a procrastinação?

Podemos seguir algumas dicas para vencer a arte do adiar. Não se trata de remédios salvadores, mas de táticas que muitas vezes são ligadas a mudança de comportamento. Vejamos:

1# Se manter motivado

às vezes completar uma tarefa depende de seu nível de satisfação. Sua vontade de não fazer está ligada a sua motivação. Reflita sobre a importância de seu papel (no trabalho e em casa), atitudes simples lhe mostrarão o quanto é importante finalizar o projeto no qual esteja inserido.

2# Foco

A procrastinação é alimentada pela falta de concentração. Uma conversa que se estende entre os colegas do setor, ou coisas divertidas que nos prendem a internet nos faz tarda muitas coisas. Quando acontecer isso, pare, respire fundo e retome o seu trabalho.

3# Resultados

Lembre sempre que todo processo terminado em tempo hábil lhe renderá frutos. Elogios da equipe, do chefe, do cliente e até mesmo gratificações só serão recebidos com o trabalho concluído.

4# Força de vontade

é uma qualidade moral que move seus esforços. Diante de trabalhos que parecem ser impossíveis de resolver, precisa esquecer isso e realiza-los. Não ponha barreiras, isto lhe ajudará a subir novos degraus.

5# Disciplina

Nenhum processo no trabalho ou em casa será bem sucedido se não mantiver o mínimo de disciplina. Assuma compromissos básicos e execute-os, sempre dando caráter prioritário.

Portanto, combater à procrastinação é uma renovação de atitudes. “Faça hoje o que é preciso ser feito hoje, não deixe para amanhã” é o pensamento e postura ideal.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente