Erros Cometidos Pelas Empresas Nas Midias Sociais

Erros Cometidos Pelas Empresas Nas Midias Sociais
Paulo Meloto - 07/04/2017

A conexão, projeção e disseminação tornaram-se possíveis através da internet, e com ela as potentes redes sociais, que hoje, invadem qualquer espaço e em qualquer momento.

A dinâmica e persuasão do Facebook, Twitter, Instagran e tantas outras são sim poderosas para a construção da imagem de uma empresa.

Mas e quando essas ferramentas, de certa forma, promovem o efeito contrário? E quando as empresas não percebem?

Para chamar sua atenção elaboramos este artigo, onde vamos apontar os principais erros cometidos pelas empresas nas mídias sociais.

Pondere, analise e veja se é bom para a empresa

Você precisa realmente criar uma fanpage?

Veja bem, ela é de fato vantajosa, mas é importante que se tenha clareza no objetivo, o fim específico, e isso nem sempre se identifica em uma empresa, da noite para o dia.

Torná-la pessoal demais talvez não seja uma boa ideia.

Da mesma forma, o Twitter é ágil para envio de mensagens, mas criar um perfil apenas porque todos o fazem não é aconselhável.

A imagem através da expressão escrita e visual

Um deslize gravíssimo, e comum, são os conteúdos repletos de gírias, erros bizarros na ortografia, entre outros. Para o público a imagem não gera credibilidade e a empresa perde ao invés de ganhar.

Não menos importante o envio de Spam, através do e-mail lançado nas redes sociais, é uma prática que não se tolera, ainda mais vindo de uma empresa.

Não produzir seu próprio conteúdo

As mídias sociais estão disponíveis para servir sua empresa são democráticas, desejam receber o melhor de cada integrante.

  1. É um erro não explorar todo o potencial das mídias para mostrar sua proposta de produto, serviço ou mesmo compartilhar o seu tipo de gestão que gera resultado positivo.

A partir do momento que se limita a postar links que direcionam para blogs ou sites é agir com desprezo ao potencial e aos seus clientes das redes sociais.

Expor em excesso sobre a vida das pessoas que trabalham na empresa

No início pode até ser divertido, mas conteúdo particular não agrada aos clientes, e também pode até interferir no relacionamento futuro entre as partes.

Não ser transparente o necessário

É imprescindível deixar claro em todas as mídias o que sua empresa faz, o que pensa, com comunicação clara e objetiva.

Fugir da sua especialização e acabar falando bobagem

A empresa ao se reportar as mídias sociais deve falar sobre o que domina, seja em fabricar determinado produto, ou na prestação de um serviço.

Deve “se comportar” com respeito em relação aos:

  1. Concorrentes;
  2. Colaboradores;
  3. Consumidores;
  4. Sociedade;

Ter sensatez ao entrar em discussões

É necessário que a empresa tenha ciência que uma rede social também é um espaço público, não é privado, não é da empresa, certo?

Há certos tipos de discussões que não valem a pena à empresa participar, da mesma forma que jamais uma informação sigilosa deva vazar para uma rede social.

É sempre bom observar que qualquer divulgação deve sempre ser analisada antes de ser publicada, pois a repercussão é enorme, e se há alguma dúvida sobre o que está em pauta, o ideal é não publicar.

Se não há interação através das mídias é um erro aparecer por lá

As mídias sociais foram criadas para desenvolver diálogos. Onde não apenas se expressa opiniões ou preferências, talvez não seja adequado uma empresa apenas apresentar seu ponto de vista, é necessário também ouvir seus clientes.

Pois, na verdade os canais de comunicação através das mídias não são estáticos e a empresa sempre deve lembrar que são pessoas que estão atrás de notebooks, tablets e smartphones.

  1. Esquecer da humanização é um erro de uma empresa nas redes sociais.

Euforia para vender

Uma, entre as proposta das mídias sociais é relacionamento, não exclusivamente para comprar e vender, por isso, falar do seu produto ou serviço o tempo todo, pode acabar incomodado às pessoas.

Sempre se espera coisas novas quando assistimos vídeos no yotube, por exemplo, ou promoções e informações que podem agregar a vida das pessoas.

Lembre-se! Usufruir das mídias é muito positivo, mas tudo o que decidir postar deverá realmente ser construtivo, para a empresa, colaboradores, e clientes, pense sobre isto.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente