O Endomarketing está diretamente ligado as atitudes e as estratégias voltadas para o ambiente interno da empresa, que soma as ações de marketing aos conceitos da área de recursos humanos.
Conhecido inicialmente como Marketing Interno das Organizações, conforme a definição original de Philip Kotler, o foco principal é no público que participa do processo de desenvolvimento, confecção e entrega do produto e/ou serviço, ou seja, os colaboradores da organização.
E quem é este público interno?
Todos os colaboradores, que, no endomarketing são o centro da atenção, o target, onde o objetivo principal é impreterivelmente a interação das pessoas que produzem com a empresa, para que aja compartilhamento da cultura, valores e missão organizacional.
Quais os principais fundamentos do endomarketing?
Assim como o marketing tem na sua essencialidade contemplar um conjunto de atividades e também ferramentas que ligam o cliente, que é o consumidor final a filosofia da empresa, o endomarketing, tem como proposta:
- Fortalecer o elo colaborador x empresa;
- Reter talentos;
- Atrair novos perfis como promessa de fortalecimento de habilidades.
Pois a medida que o compromisso, entre as pessoas que fazem a empresa, a administração e tudo o mais que é a empresa, se solidificam, a consequência só poderá ser uma:
- O fortalecimento e a propagação da marca, e da empresa pelos colaboradores
Dentro da proposta do endomarketing está a “venda” de um ideia para seu cliente interno, o funcionário.
E para que essas ideias sejam repassadas para os clientes internos (colaboradores), elas precisam ser atraentes e com sentido, concorda? Como por exemplo:
- Definir o foco na promoção do bem estar dos colaboradores.
E isso acontece com: métodos, projetos e programas, que não devem ignorar:
- Motivação pessoal e de grupo;
- Treinamentos técnicos e operacionais;
- Valorização financeira;
- Eventos paralelos;
- Reconhecimentos verbais;
Enfim, o Recursos Humanos e a área de Marketing trabalham em uníssono para as estratégias de gestão do endomarketing, para que surtam efeitos extremamente positivos, principalmente mantendo as pessoas que trabalham na empresa e para a empresa bem mais felizes, ao ponto de contagiar, os clientes, fornecedores e porque não toda a comunidade.
Os pilares do endomarketing e suas diretrizes
Através do endomarketing o processo de comunicação da empresa, desde promover a interação de uma equipe de trabalho que inclui os líderes e seus liderados, até mesmo para desenvolver um seminário motivacional, deve ser transparente, entendível e proposital.
A forma de comunicar do endomarketing é democrática e nada imparcial, ao contrário ela deve ser efetiva.
Na prática não é nada complicado, basta esclarecer ao colaborador que em tudo o que for promovido nas ações do endomarketing, existe um propósito específico:
- Melhorar os índices de resultado, mas jamais desconsiderando a felicidade e realização do colaborador.
Por isso, uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares:
- Ações estratégicas, que tem o foco principal na realização de metas estipuladas no planejamento geral da organização;
- Ações motivacionais, voltadas para que cada colaborador sinta satisfação pessoal, para que o índice de qualidade de vida se eleve da comunidade onde a organização está inserida;
- Como apoio à gestão, colaborando na implantação de processos, sistemas e métodos para que cada colaborador saiba claramente como executar seu trabalho.
O endomarketing não é complexo, mas é singular
Se você parar analisar que cada organização é formada por diversas pessoas com interesses comuns e também outros que diferem entre si, consegue perceber que direcionar o Endomarketing para que satisfaça as expectativas de todos, é um trabalho árduo.
Mas, em contra partida, se você também se propuser a analisar o outro lado, vai entender que o poder de argumento e de opinião do seu público interno influencia consideravelmente no comportamento do público externo e que isso é revertido em mais e melhores resultados.
Diante disso, você só pode desejar colocar o Endomarketing como a estratégia singular e relevante de sua empresa.
- O seu colaborador deve saber sobre ser importante no lugar onde ele trabalha, e de como o lugar onde ele trabalha é importante.
E o Endomarketing é um caminho que pode ajudar para que sua empresa prospere!
Através dele, as pessoas de dentro e de fora da empresa, passam a confiar muito mais na sua proposta de gestão, produto e/ou serviço.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.
Participe e Comente