O Que é Endomarketing

O Que é Endomarketing Confira mais detalhes abaixo
Paulo Meloto - 15/03/2017

O Endomarketing está diretamente ligado as atitudes e as estratégias voltadas para o ambiente interno da empresa, que soma as ações de marketing aos conceitos da área de recursos humanos.

Conhecido inicialmente como Marketing Interno das Organizações, conforme a definição original de Philip Kotler, o foco principal é no público que participa do processo de desenvolvimento, confecção e entrega do produto e/ou serviço, ou seja, os colaboradores da organização.

E quem é este público interno?

Todos os colaboradores, que, no endomarketing são o centro da atenção, o target, onde o objetivo principal é impreterivelmente a interação das pessoas que produzem com a empresa, para que aja compartilhamento da cultura, valores e missão organizacional.

Quais os principais fundamentos do endomarketing?

Assim como o marketing tem na sua essencialidade contemplar um conjunto de atividades e também ferramentas que ligam o cliente, que é o consumidor final a filosofia da empresa, o endomarketing, tem como proposta:

  1. Fortalecer o elo colaborador x empresa;
  2. Reter talentos;
  3. Atrair novos perfis como promessa de fortalecimento de habilidades.

Pois a medida que o compromisso, entre as pessoas que fazem a empresa, a administração e tudo o mais que é a empresa, se solidificam, a consequência só poderá ser uma:

  1. O fortalecimento e a propagação da marca, e da empresa pelos colaboradores

Dentro da proposta do endomarketing está a “venda” de um ideia para seu cliente interno, o funcionário.

E para que essas ideias sejam repassadas para os clientes internos (colaboradores), elas precisam ser atraentes e com sentido, concorda? Como por exemplo:

  1. Definir o foco na promoção do bem estar dos colaboradores.

E isso acontece com: métodos, projetos e programas, que não devem ignorar:

  1. Motivação pessoal e de grupo;
  2. Treinamentos técnicos e operacionais;
  3. Valorização financeira;
  4. Eventos paralelos;
  5. Reconhecimentos verbais;

Enfim, o Recursos Humanos e a área de Marketing trabalham em uníssono para as estratégias de gestão do endomarketing, para que surtam efeitos extremamente positivos, principalmente mantendo as pessoas que trabalham na empresa e para a empresa bem mais felizes, ao ponto de contagiar, os clientes, fornecedores e porque não toda a comunidade.

Os pilares do endomarketing e suas diretrizes

Através do endomarketing o processo de comunicação da empresa, desde promover a interação de uma equipe de trabalho que inclui os líderes e seus liderados, até mesmo para desenvolver um seminário motivacional, deve ser transparente, entendível e proposital.

A forma de comunicar do endomarketing é democrática e nada imparcial, ao contrário ela deve ser efetiva.

Na prática não é nada complicado, basta esclarecer ao colaborador que em tudo o que for promovido nas ações do endomarketing, existe um propósito específico:

  1. Melhorar os índices de resultado, mas jamais desconsiderando a felicidade e realização do colaborador.

Por isso, uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares:

  1. Ações estratégicas, que tem o foco principal na realização de metas estipuladas no planejamento geral da organização;
  2. Ações motivacionais, voltadas para que cada colaborador sinta satisfação pessoal, para que o índice de qualidade de vida se eleve da comunidade onde a organização está inserida;
  3. Como apoio à gestão, colaborando na implantação de processos, sistemas e métodos para que cada colaborador saiba claramente como executar seu trabalho.

O endomarketing não é complexo, mas é singular

Se você parar analisar que cada organização é formada por diversas pessoas com interesses comuns e também outros que diferem entre si, consegue perceber que direcionar o Endomarketing para que satisfaça as expectativas de todos, é um trabalho árduo.

Mas, em contra partida, se você também se propuser a analisar o outro lado, vai entender que o poder de argumento e de opinião do seu público interno influencia consideravelmente no comportamento do público externo e que isso é revertido em mais e melhores resultados.

Diante disso, você só pode desejar colocar o Endomarketing como a estratégia singular e relevante de sua empresa.

  1. O seu colaborador deve saber sobre ser importante no lugar onde ele trabalha, e de como o lugar onde ele trabalha é importante.

E o Endomarketing é um caminho que pode ajudar para que sua empresa prospere!

Através dele, as pessoas de dentro e de fora da empresa, passam a confiar muito mais na sua proposta de gestão, produto e/ou serviço.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente