3 Dicas de Marketing Para Autônomos

3 Dicas para Autônomos Dicas simples que fazem a diferença
Renan Lopes - 26/12/2016

Veremos 3 dicas de marketing para autônomos que podem ajudá-lo a se diferenciar de seus concorrentes neste mercado tão concorrido no qual estamos.

Sabemos que trabalhar como autônomo garante flexibilidade de tempo, mas em contrapartida, há sempre um risco de ter brechas na agenda em determinados períodos do ano. Para evitar que esse problema aconteça, deve-se planejar uma estratégia de marketing específica para o seu caso, alinhando suas metas e objetivos às expectativas do seu cliente.

Por exemplo, um técnico em instalação e manutenção de ar condicionado costuma ter uma alta demanda no período do verão e baixa nos meses mais frios. Para evitar que o profissional passe por um longo período de menor faturamento, há que se buscar por clientes interessados em melhorar a qualidade do ar dentro de suas casas no inverno.

Então, nesse caso, que tal divulgar dicas sobre como regular a umidade do ar no inverno em seu site profissional? Isto vai mostrar para seus cliente que você entende sobre o assunto e gerar autoridade para você.

Continue lendo este artigo, a confira todas as 3 dicas de marketing para autônomos que podem lhe ajudar a aumentar sua clientela.

#1 Apareça no Google Meu Negócio

Essa ferramenta do Google é essencial, principalmente para autônomos que atendem em uma determinada cidade ou região.

O Meu Negócio faz com que empreendimentos locais sejam apresentados aos visitantes como resultado de uma busca. Por exemplo: se você está cadastrado como técnico em ar condicionado e alguém procura por um profissional para fazer o conserto do seu split, seus dados irão aparecer para esse potencial cliente.

Você pode oferecer as seguintes informações para quem buscar pela solução que você oferece:

  1. Endereço da loja com mapa e rota automática
  2. Telefones de contato em forma de links clicáveis
  3. Horário de atendimento
  4. Avaliações e comentários dos clientes
  5. Descrição resumida dos serviços oferecidos
  6. Ícones indicando o site e opções de compartilhamento
  7. Fotos do estabelecimento ou dos serviços realizados

É muito importante fazer uso dessa funcionalidade do Google porque há uma grande parcela de consumidores que não possuem indicação de nenhum profissional da área de que precisam. Então, a segunda opção mais usada pelas pessoas é o buscador da internet.

Além disso, para ser encontrado por mais pessoas, o ideal é vincular um blog ou site ao seu cadastro no Google Meu Negócio, porque o buscador dá prioridade no rankeamento aos endereços da web que possuem essa função.

#2 Invista no seu marketing pessoal

Pequenas ações de marketing pessoal podem produzir grandes resultados. E, lembre-se também de que, para encantar um cliente, é preciso causar uma boa impressão desde o primeiro contato.

Investir em itens para uma boa apresentação é fundamental para transmitir a sensação de profissionalismo e credibilidade, vista uniforme com o nome e o telefone da sua empresa bem visíveis.

Ofereça também cartões de visitas que contenham formas fáceis de contato como WhatsApp e Facebook. Mostre que você é um profissional disponível e fácil de contatar.

Faça um pequeno agrado para encantar e ser lembrado, como dar um brinde simples e útil para o seu cliente, como um bloco de anotações personalizado com a arte da sua empresa ou uma caneta. Evite brindes que são muito comuns ou caíram em desuso como agendas, calendários, bonés e chaveiros.

#3 Anuncie em blogs locais e classificados

Nossa última dentre as 3 dicas de marketing para autônomos é voltada para profissionais que atende clientes em uma determina cidade ou região específica, recomendamos que procure por blogs independentes de notícias sobre esses locais.

Esses canais costumam vender espaços publicitários por preços acessíveis e, geralmente, possuem boa quantidade de visitantes que buscam por novidades e também por serviços prestados na cidade ou no bairro onde moram.

Procure também por classificados que aceitam anúncios de serviços divididos por localidades, tanto em jornais impressos quanto em sites especializados nesse tipo de divulgação.

Grupos de Facebook da sua cidade também são uma ótima opção para divulgar serviços como autônomo, em qualquer área de atuação.

Aproveite as dicas de marketing para autônomos e confira também as outras categorias de nosso blog, queremos ajudar você no planejamento e no crescimento do seu negócio. Conte com a gente!

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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