5 Causas do Fracasso

5 Causas do fracasso de uma empresa Fuja das armadilhas que levam ao insucesso
Renan Lopes - 15/09/2016

#1 Falta de um objetivo bem traçado

Como diz o ditado: Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. O empreendedor deve ter em mente exatamente onde quer chegar e quando quer chegar. Frases como 'Quero ter muito dinheiro' ou 'Quero ter muito sucesso' não são sulficientes. Defina uma meta para você, e mesmo que pareça impossível alcançar, imagine:
A quantia de dinheiro que desejo possuir nos próximos 5 anos? Qual serviço ou produto pretendo vender? Quantos clientes preciso para chegar neste resultado? Sonhe, mas sonhe com detalhes, pois com objetivos claros você poderá traçar planos e acompanhar seu progresso.

#2 Hábito de deixar tudo para depois

A procrastinação é uma das 5 causas do fracasso das empresas, deve ser combatida ativamente. Você deve criar o hábito e ser produtivo o máximo que conseguir, principalmente nos primeiros anos de seu empreendimento. Os dias perdidos não voltam e vão te deixar cada vez mais longe de seus objetivos.
Uma boa técnica para não procrastinar é se lembrar diariamente de suas metas. Imprima em um papel e deixe bem visível para que você logo ao acordar já se lembre de onde quer chegar.

#3 Falta de persistência

Está é outras dentre as 5 causas do fracasso das empresas, e é um dos erros mais comuns dos empreendedores de primeira viagem é acreditar que seu negócio terá um sucesso estrondoso em pouco tempo. A verdade é que todos nós possuímos idéias que acreditamos ser inovadoras e fantásticas, porém apenas a idéia em si não é sulficiente. O empreendedor precisa por a mão na massa, ganhar experiência, entender o mercado e seus clientes e ir se adptando enquanto a carruagem está em movimento. Sempre mantenha pensamentos positivos a respeito do seu empreitada, porém esqueça completamente a idéia de ganhar dinheiro fácil e de forma rápida. Dificuldades vão surgir ao longo da vida de sua empresa e você deve estar preparado para enfrentá-los e superá-las por mais difícil que pareçam.
A regra é 'Nunca desista e transforme as derrotas em aprendizado'.

#4 Investimentos errados

Hoje em dia é muito fácil conseguir crédito junto aos bancos, especialmente se for para iniciar um empreendimento e muitas vezes é tentador realizar o seus desejos consumistas sob a desculpa de ser um 'Investimento' para a empresa, como por exemplo adquirir uma caminhonete com o pretexto que irá ajudar na divulgação e no transporte, comprar aquela tv de 60 polegadas para colocar na recepção, ou até mesmo comprar os equipamentos mais modernos do mercado com a esperança que a empresa dará muito lucro em breve e você poderá pagar as dívidas. Aqui vai um antigo conselho, 'Sonhe grande, mas começe pequeno'. Não se enfie em dívidas e vá um passo de cada vez. É importante não gastar desnecessariamente e controlar todas as despesas e receitas de sua empresa de forma sistemática para evitar rombos e até mesmo a falência.

#5 Desonestidade

Pense sobre os empreendedores de sucesso que você conhece. A maioria tem carreiras extensas e já estão a anos no mercado. Quem acha que é possivel ter sucesso e fama a longo prazo prejudicando as pessoas está completamente errado!
A desonestidade é outra das 5 causas do fracasso das empresas, e quem não presta um serviço de qualidade e quer sempre sair ganhando com certeza não vai muito longe. O retorno da desonestidade é sempre a curto prazo. Se uma empresa tenta se dar bem em cima de seu cliente, em breve ela pegará má fama e se um empreendedor procurar parcerias esperando sair sempre por cima, as portas começarão a se fechar. A corrida pelo sucesso é longa, seja sempre honesto e procure parcerias justas em que todos saem ganhando.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente