9 Dicas de Produtividade Para Autônomos

Dicas de Produtividade Para Autônomos
Paulo Meloto - 03/06/2017

Trabalhar com autonomia tem grandes vantagens, como fazer o próprio horário, não ter patrão, não precisar encarar o trânsito nos horários de pico, poder passear com os filhos durante o dia, passar mais tempo em casa, etc.

Mas, como qualquer trabalho, tem o seu lado negativo. A flexibilidade do trabalho autônomo dá espaço para sair da rotina, então, muitas vezes, a produtividade fica abaixo do esperado e o trabalho não flui como deveria.

Resolver problemas de foco e produtividade não é tão difícil como se pensa, basta ter persistência na mudança de hábitos e realizar algumas mudanças importantes, como essas das 9 dicas que você verá a seguir.

1# Organize e decore o ambiente de trabalho

Um ambiente organizado faz muita diferença no ritmo de trabalho e na produtividade. Antes de começar a rotina de tarefas, é importante que tudo esteja à mão.

Não percebemos, mas perdemos um tempo precioso toda vez que precisamos levantar para ir atrás de uma caneta, de uma calculadora e até mesmo de um copo de água (deixar uma garrafa sempre cheia na mesa facilita sempre). Então, a primeira coisa que devemos fazer antes de começar o dia é verificar se está tudo em ordem.

Se for preciso sair para visitar clientes, deve-se considerar sua bolsa ou pasta como um ambiente de trabalho. Então, é recomendado que se faça um check list com todo o processo de trabalho e verificar se está carregando tudo, para não correr o risco de ter que voltar para buscar algo.

Decorar o ambiente e deixá-lo confortável, bonito e alegre ajuda a manter a energia e a disposição para trabalhar. Colocar objetos familiares ou que remetam a algum sonhos ajuda a manter a motivação, fazendo lembrar sempre do porquê devemos nos dedicar ao trabalho.

2# Defina objetivos e metas

Antes de começar qualquer atividade, precisamos ter total ciência do porquê deve ser feita, como, para quê e para quem. Assim, nosso esforço é direcionado e focado no objetivo, aumentando a vontade de realizar.

Para ficar mais fácil definir objetivos e metas, pode-se usar um documento no computador ou simples papel e caneta, o que for mais confortável. Deve-se começar definindo o objetivo final e dois ou três objetivos intermediários.

Por exemplo: comprar um carro novo, comprar um apartamento, reformar a casa, renovar os móveis, fazer um curso superior. Qualquer objetivo a ser alcançado pela remuneração do trabalho pode ser listado.

A partir de então, deve-se pensar em quais são as metas a serem cumpridas para atingir o objetivo final e colocá-las na mesma lista. Sempre que a motivação diminuir, deve-se reler o que foi escrito e se imaginar conquistando o que desejou.

3# Crie um cronograma

Evite misturar tarefas domésticas com atividades de trabalho, separe os seus horários em um cronograma bem definido.

Coloque as tarefas mais difíceis e mais chatas para serem executadas primeiro, quando sua disposição e energia ainda estão em alta.

Você pode usar uma simples planilha no Excel, agenda do Google ou então, um aplicativo mais completo, como o Trello, que é ideal para listar projetos e tarefas subdivididas em etapas e com outras pessoas envolvidas.

Apenas tome cuidado com o excesso de aplicativos, pois na ânsia de facilitar o seu trabalho, você pode abusar do uso deles e causar o efeito contrário ao esperado, passando tempo em excesso organizando tarefas.

4# Use a técnica pomodoro

Essa técnica é bastante usada para quem precisa aumentar a sua produção no trabalho. Ela tem esse nome inusitado pois foi feita pela primeira vez usando-se um cronômetro de cozinha com formato de tomate (pomodoro, em italiano).

A aplicação dessa técnica deve ser feita da seguinte forma:

1. Faça o seu trabalho por um período de 25 minutos, fazendo uma pausa de 5 minutos quando o cronômetro marcar o final desse tempo. 2. Repita esse processo por 4 vezes. 3. Ao final de quatro ciclos de 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso, faça uma pausa de 30 minutos. 4. Continue toda essa dinâmica até o final do seu dia de trabalho.

Dessa forma você equilibrará atividades com descanso e terá mais foco e disposição para realizar todas as suas tarefas.

5# Modere o perfeccionismo

Executar as tarefas com perfeição é ótimo para agradar e fidelizar os clientes, mas, nem sempre é possível realizar tudo com qualidade acima da média sem perder um tempo considerável.

Às vezes, é melhor não dedicar tempo demais em uma tarefa para não correr o risco de se atrasar, deixar de cumprir prazos ou gastar horas demais com apenas um ou poucos projetos e atendimentos.

É preciso prezar por qualidade e atenção aos clientes, mas, devemos estabelecer um equilíbrio e avaliar sempre se o perfeccionismo não está atrapalhando a produtividade.

6# Estabeleça horários para responder mensagens

O celular vibrando e as notificações no computador aparecendo são um convite à distração. A vontade de ver logo o que está acontecendo e a expectativa de ver um novo cliente solicitando um serviço podem gerar uma ansiedade e uma perda de concentração enorme.

Não devemos deixar clientes esperando, mas, parar a todo momento para responder e-mails e mensagens no celular tira o foco e compromete o andamento normal do trabalho.

O ideal é estabelecer pausas e horários fixos para checar as mensagens e respondê-las com atenção, sem comprometer a produtividade.

7# Não tente ser multitarefa

Na ânsia de acelerar a produtividade, muitos tentam ser multitarefa e misturam trabalhos diferentes. Mas, infelizmente, não temos a capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo com maestria.

Podemos alternar tarefas diferentes para estimular a criatividade e evitar o cansaço mental, mas devemos fazer uma de cada vez para não perdermos o foco e a qualidade.

A multitarefa causa uma falsa sensação de produtividade, mas, ao final do dia, se pararmos para analisar o que foi feito, veremos que muitas coisas foram perdidas ou realizadas com falhas.

8 Cultive hábitos com recompensas

Manter a produtividade em alta quando se é autônomo pode parecer muito difícil quando a motivação está em baixa. Para retomar ou melhorar o foco, nada melhor do que criar bons hábitos e, para melhorar o ânimo, nada melhor do que uma recompensa.

Cultive hábitos que melhorem o seu desempenho no trabalho, como acordar mais cedo ou desligar a TV durante suas atividades como autônomo. Para ajudar a incorporar essas atitudes na sua rotina, vincule-as a uma recompensa.

Por exemplo, se conseguir acordar cedo durante uma semana, pare de trabalhar uma hora mais cedo na sexta para ir ver o filme que você tanto esperava.

9# Melhore a alimentação

Alguns alimentos ajudam no nosso desempenho físico e mental, enquanto outros nos deixam mais preguiçosos e “pesados”.

Tente reduzir o consumo de substâncias que prejudicam a digestão, como carne vermelha e leite, para melhorar o metabolismo e a energia.

Para ajudar no raciocínio e no foco, inclua alimentos com uma grande quantidades de aminoácidos e ômega 3, por exemplo.

Consulte um médico ou nutricionista para melhorar a sua dieta com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir o cansaço do dia a dia.

Trabalhar como autônomo é um sonho para muitos, mas que exige uma adaptação na rotina e um aprendizado diário em busca da alta produtividade.

Com as dicas deste artigo certamente você verá grandes mudanças no seu trabalho. E, então? Tudo pronto para colocar em prática?

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente