Atitudes de um Empreendedor Que Ajudam a Prosperar Na Crise

Atitudes de um Empreendedor Que Ajudam a Prosperar Na Crise
Michele Bastos - 11/04/2018

A crise chegou, se instalou, e afeta demasiadamente todos os segmentos de trabalho. Inclusive os donos de empresa se veem em situações embaraçosas, e por muitas vezes colocam em dúvida a real saúde de seu negócio.

Ser empreendedor nos dias de hoje requer do empresário uma boa dose de disciplina, principalmente quando a empresa passa por dificuldades, ou quando enfrenta cenários e situações atribuladas.

São leis que mudam, juros que sobem, políticas administrativas que oscilam, pouca retenção de clientes, arritmia de preços. Parece uma grande tempestade, onde o empresário luta para se livrar, para fugir e encontrar portos seguros, que tragam tranquilidade para seus negócios.

Mas quem disse que precisamos sair da tempestade?

Muitas oportunidades se apresentam em aparentes dificuldades, e cabe ao empresário detectar o melhor ambiente para por em prática alguns planos ou métodos, e assim transformar a crise em apenas uma situação temporária, que ainda servirá de alavancagem para a evolução de seu negócio.

Segue a lista de algumas atitudes (ou características desenvolvidas) que o dono de empresa deve entender e aplicar para ajuda-lo a “surfar” na crise.

RESILIÊNCIA

Não se pode entregar o jogo. Muitas serão as dificuldades, e o empresário deve saber que as vitórias estarão asseguradas, mas não sem antes acontecerem as derrotas. Deve ter maturidade para continuar tocando o barco, e usar as ameaças e dificuldades a seu favor. Mantendo o foco no resultado, as alternativas aparecerão.

OTIMISMO/REALISMO

A perseverança está ligada à esperança. O empresário deve ter seus pés no chão, e a cabeça nas estrelas. Sempre vislumbrar um cenário ideal, perfeito, porém sabendo que deve adequá-lo ao que está acontecendo no momento. Manter o pensamento positivo, astral elevado e bom humor são armas eficientes para não perder o foco e manter-se inspirado. Aliás, inspiração acurada é uma das chaves para o sucesso.

CONTROLE EMOCIONAL

Essa talvez seja a atitude mais importante. Estamos expostos aos caos das emoções, e devemos adestrar nossa mente para que não sejamos dominados. As adversidades vão acontecer, e o empresário deve ter sangue frio para lidar com cada uma delas. Muitas vezes tomamos decisões baseando-nos apenas no que sentimos no momento, esquecendo que existem consequências de médio e longo prazo. Existe uma máxima que diz que “quando houver muitas alternativas, não escolha nenhuma, pois na hora certa só existirá uma”. Controlar a mente para não tomar decisões em momentos e situações de alta carga emocional é um dos grandes segredos para sair da crise, e não se arrepender futuramente.

CONHECIMENTO APLICADO

Evoluir sempre. O empresário é dono não apenas da sua empresa, mas também do segmento em que ela está inserida, das ciências que tornaram ela possível, das notícias, dos índices, etc. Entender que o ambiente empresarial é muito maior e mais amplo que o seu negócio físico é essencial. Portanto o empresário deve conhecer, estudar e aprimorar tudo que o rodeia. Isso dará a ele mais informação, e assim terá mais capacidade de gerar soluções. A informação reduz a dúvida, e traz alternativas.

Uma técnica interessante é colocar em níveis os possíveis conhecimentos que se deve absorver. Por exemplo, em uma empresa pequena especializada na venda de “copos de cristal”. No primeiro nível, saber o mercado de seu nicho, conhecer os concorrentes, política de preços, elaborar estudos de custo. No segundo nível, entender como o copo de cristal é produzido, qual o material, a que temperatura pode ser manuseado. Em um terceiro nível, conhecer a história do copo de cristal, quem foram os primeiros a usar, e os primeiros a produzir, qual ano, qual o contexto histórico da época. Conhecimento e informação podem salvar sua empresa, colocando-a no caminho certo.

VISÃO

O empresário deve saber onde quer estar, onde quer chegar, deve “ver-se” no fim do trajeto. E assim pode traçar melhor o caminho, pois “quem não sabe o ‘por que’ não faz o ‘como’”. E essa imagem, ou essa sensação deve ser um mantra que o guiará pela estrada, inclusive nas dificuldades. Como foi mencionado antes, deve ter o foco no resultado. Nunca perder o norte dos objetivos também é uma boa atitude para tirar o melhor dos problemas.

ORGANIZAÇÃO

Em meio ao caos, tenha sempre o controle. E isso só é possível se, antes dos problemas começarem, o empresário organizou todas as ideias e etapas de seu negócio. A organização permite medição, e assim saber onde está o problema, em qual etapa, em qual momento. Dessa forma eliminam-se as demais alternativas, limitando os esforços a um ponto específico do processo. Organizar bem a empresa, podendo medir processos, pode facilitar a busca de soluções.

ATENÇÃO AS FINANÇAS

O dinheiro geralmente é a finalidade toda empresa, sem ele o negócio não prospera, por isto, principalmente em meio a um cenário econômico difícil é fundamental que você controle as despesas e receitas e receitas de seu empreendimento. Você você pode utilizar um sistema online de gestão ou até mesmo começar com as planilhas.

BONS CONTATOS (PARCERIAS)

Hoje em dia não se faz muita coisa sozinho. Manter bons contatos, estabelecer parcerias é importante para alavancar seu negócio, e em momentos difíceis pode trazer soluções inesperadas. Essa vivência com outras empresas ou empresários também ajuda em planos de contingência, dando mais abrangência na busca de alternativas. Inclusive, alguns empresários de seus contatos podem também estar passando por dificuldades, e uma união de forças pode salvar a ambos.

Essas atitudes são essenciais para o bom empresário administrador. São ideias que moldam o conteúdo psicológico, que é a origem de todas as atitudes humanas. Treinando e aperfeiçoando essas atitudes, o empreendedor estará mais bem preparado para enfrentar as crises que se apresentarem. Nessa tempestade, podemos nos esconder no sótão do barco, fugir, pular para o mar, ou levantar e ajustar as velas.

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Michele Bastos bacharel em Administração, gerente na Design Bastos e consultora de vendas na Agência Atena e Sistema Soma. Ama o que faz e procura sempre dar o bom exemplo e motivar os colaboradores.
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