Como Montar Um Plano de Negócios

Como Montar Um Plano de Negócios
Paulo Meloto - 12/05/2017

Para você saber como montar um plano de negócios, antes de tudo é necessário que compreenda o funcionamento desta ferramenta.

Em síntese, ele consiste em elabora um documento com a função específica de planejar um empreendimento, com suas estratégias para o futuro, pensando sempre na sua utilização prática e substancial.

Para muitos, desenvolvê-lo consiste em um desafio até mesmo intenso, mas, com diretrizes, informações reais e possíveis e principalmente organização de ideias, o resultado será excelente e o plano servirá como um guia importante para gerenciar um novo projeto ou mesmo a expansão da organização.

Por que planejar é tão importante?

Vamos refletir juntos! Você percebe o planejamento como uma obrigação ou como ferramenta para sua empresa?

Esperamos realmente que a resposta seja a segunda alternativa, pois o planejamento é a ferramenta que confere mais garantias para o acerto e razão principal é definir com clareza aonde quer chegar, ou seja, qual é seu objetivo.

Negócios não planejados não oferecem uma visão clara de:

  1. Crescimento;
  2. Expectativa de lucro;
  3. Prospecção de clientes;
  4. Fatia do mercado;
  5. Sobrevivência;

Enfim é poder “enxergar” a sua empresa daqui 5, 10 ou até mesmo 20 anos, e isso é muito importante, concorda?

É neste momento que entra o plano de negócios, por ser um instrumento amplo, ele vai analisar as oportunidades e a viabilidade econômica, identificar o potencial de mercado, e outras premissas fundamentais para projetar e executar o que deseja.

Como montar um plano de negócios passo a passo

Considerando que o plano de negócios é abrangente e será sua ferramenta efetivo, quanto mais completo melhor, concorda?

Então o que não poderá faltar? O que é necessário destacar?

Sumário executivo

Como o próprio nome já diz, no sumário você irá relacionar todos os tópicos abordados no documento, semelhante a o sumário de um livro.

Mas com informações também da empresa, como histórico, missão, visão, descrição dos sócios, enquadramento fiscal, fonte de recurso e outros que descrevam a empresa.

Análise do mercado

Aqui já estamos falando mai sobre a parte parte prática, você vai relatar todas as coletas sobre seus clientes, pois ele é a força motriz, a razão da existência da sua empresa, seja detalhista, imparcial e profundo nesta análise.

Neste tópico pense apenas no seu cliente, faça o levantamento considerando:

  1. Documentar as características gerais dos clientes, pessoas físicas ou jurídicas;
  2. Identificar como é o comportamento dos seus clientes, suas preferências, divergências, e condutas;
  3. Relatar com clareza o que motiva essas pessoas a comprar seu produto;
  4. Onde estão seus clientes? Em que regiões, cidades, bairros;

O outro hemisfério da análise de mercado será em relação aos seus concorrentes, veja o que necessita saber sobre eles:

Primeiro identifique-os, quem são? O que fazem?

  1. Expie e descubra suas práticas, pontos positivos, negativos, vulnerabilidades;
  2. Compare sua empresa em relação aos seus concorrentes;

Em todos os aspectos: qualidade; variação do produto; preço; formas de pagamento; distribuição; serviços que disponibiliza, e tudo o mais referente ao seu produto ou serviço.

Neste momento a análise deverá ser profunda, minuciosa, inclusive é um estágio que demanda tempo, mas imprescindível que seja rico em detalhes.

O terceiro pilar da análise de mercado será o estudo dos fornecedores, que compreende todos que irão participar do seu negócio novo ou ampliação.

Desde equipamentos, ferramentas, matéria-prima, embalagem, suprimentos e tudo o mais que será necessário para fazer funcionar sua ideia.

Não se limite, considere muitos fornecedores para o mesmo insumo ou item.

Plano de marketing

É o momento de descrever o que vai fabricar, vender e os serviços que irá prestar. Considere as especificações e detalhes dos produtos, como tamanho, cor, sabor, etc. Coloque imagens dos seus produtos.

Se seu negócio é na linha de prestação de serviço, saiba informar exatamente o serviço que irá prestar, de que forma vai acontecer, quais garantias.

Se coloque no lugar do cliente e descreva o que, como consumidor, espera do seu produto ou serviço.

Além disso, é o momento de definir:

  1. Preços que o consumidor está disposto a pagar, mas que também seja competitivo;
  2. Estrutura para comercializar o produto ou serviço;
  3. Onde instalar seu negócio;

Plano operacional

Como será o arranjo físico e a logística para seu negócio?

Nesta etapa você será descrito o “modo de trabalhar” e a organização do ambiente, como a distribuição dos setores, layouts, colaboradores necessários, etc.

Sirva-se de desenhos, organogramas e planilhas, com explicações para cada setor, por exemplo.

Outro aspecto importante é sobre a capacidade de produção, você deve estimar e ter condições de produzir, é importante que conheça bem o nicho que irá atuar.

Plano financeiro

Veja quanta informação você já compilou até aqui, e este sem dúvida é outro estágio importante para nortear.

Consiste em transferir para o papel todos os recursos financeiros, que consiste em:

  1. Investimentos fixos, relacionados a tudo o que você vai precisar adquirir de imediato para fazer funcionar seu negócio;
  2. Capital de giro, para comprar matéria-prima, pagar despesas iniciais, absorver os custos de instalação, etc.;

Investimentos necessários para abrir as portas e começar a funcionar, diz respeito a estrutura física, melhorias no ambiente, ampliação, e até mesmo construção e reformas.

Tudo isso deve ser somado para identificar o investimento geral, e não menos importante, deverá também fazer as estimativas de despesas, progetando-as para o máximo de tempo possível, sem esquecer-se dos impostos, depreciações, projeção de mercado, custo com mão-de-obra, viabilidades.

De fato, são muitos detalhes, mas precisam ser precisos, estimados com realidade e específicos.

Construir o cenário

É simular tudo o que foi planejado até aqui, situando seu negócio dentro do mercado, com consumidores, fornecedores, concorrentes.

Na prática é criar situações parecidas com as que irá encontrar no dia a dia, sob um ângulo positivo e também negativo.

São simulações do tipo se isso acontecer..., se isso não funcionar...

Avaliação estratégica

É imprescindível que todos os envolvidos com o negócio se engajem para avaliar o plano de negócios.

Pois aqui se considera todos os aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, é a realidade e a vida global, está analise propõe identificar:

  1. Força da empresa;
  2. FOportunidades;
  3. Fraquezas;
  4. Ameaças;

Enxerga-se a empresa dentro do contexto social e conômico também.

Avaliação do plano de negócios

Por fim, é a revisão de tudo o que foi documentado, acrescentado ou retirando informações.

Até porque existe um tempo para desenvolver o plano de negócio e sempre existem as interferências externas e internas no decorrer do percurso.

O que mais é importante saber para montar um plano de negócios

Vale lembrar que existem ferramentas digitais e aplicativos para auxiliar na elaboração do plano de negócio, muito válido, mas ineficientes se você não fornecer as informações corretas.

Além disso, existem muitos modelos de planilhas e relatórios disponíveis para coleta de informações, possíveis de serem adaptadas para a sua necessidade.

A interpretação dos dados, às vezes exige o olhar de especialistas naquele assunto, não desconsidere esta ajuda.

Não existem regras rígidas ou uma única metodologia para desenvolver um plano de negócios, pode ser extenso ou sintetizado, também depende do tamanho do empreendimento, mas o roteiro é o ponto de partida para ordenar e organizar suas ideias.

Além disso, solicitar ajuda é agir com sabedoria e prudência, pois de fato há muitos detalhes importantes que não devem ficar de fora da análise.

O plano de negócios é desenvolvido para responder suas perguntas, é muito valioso no planejamento de curto, médio e mais ainda em longo prazo.

Mas a resposta principal será se você deve ou não seguir adiante na sua ideia, pense sobre isso!

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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