Como Se Relacionar Com Clientes Devedores

Como Se Relacionar Com Clientes Devedores
Michele Bastos - 19/12/2017

Uma das maiores dúvidas que os empreendedores tem, é em como se relacionar com clientes devedores. Não é algo muito fácil, mas iremos trazer aqui maneiras de se relacionar com eles dá melhor forma.

Todo negócio em algum momento acaba tendo clientes inadimplentes, que devem a empresa por diversos motivos diferentes. A maior dúvida dos empreendedores é em como lidar, se relacionar com estes clientes devedores que causam problemas financeiros para o negócio?

Não é uma tarefa fácil se comunicar com clientes devedores, até porque muitos deles somem e é impossível contata-los. Mas existem algumas maneiras de se relacionar com estes clientes devedores de uma forma positiva, até porque são clientes ainda e nenhum negócio quer perder seus clientes por mais que tenham ocorrido problemas.

Neste caso, é preciso encontrar uma forma de comunicação clara que não soe rude para se relacionar com estes clientes devedores, de forma que eles continuem ainda sendo clientes e confie na empresa.

Mas afinal, vale a pena investir em um bom relacionamento com clientes devedores?

Se relacionar bem com os seus clientes é obrigação de qualquer negócio seja ele em qual nicho de mercado atuar e o tipo de público que atende, os clientes precisam receber a melhor comunicação possível, é prioridade.

Um bom relacionamento se aplica com quaisquer clientes, não é porque ele é um cliente devedor que precisa ser tratado de uma maneira negativa e receber uma comunicação diferente do que outros clientes que não são inadimplentes recebem.

Vale muito a pena investir em um bom relacionamento com os clientes devedores, até porque quanto melhor os relacionamentos que empresa possui com estes clientes, mais vão confiar na empresa e isso vai aumentar as chances desses clientes resolverem da melhor forma os problemas em relação às dívidas.

Se você ainda procura não ter mais prejuízos um bom relacionamento com os clientes devedores pode evitar que mais problemas venham a ocorrer e que esses prejuízos aumentem cada vez mais.

Vantagens em ter um bom relacionamento com clientes devedores:

Mais eficácia na cobrança: Nenhuma cobrança quando é feita é algo muito agradável nem para o devedor e nem para empresa, mas quando a empresa prioriza em um bom relacionamento com os clientes devedores ela consegue ter mais eficácia quando vai realizar uma cobrança;

Fidelização: Quanto melhor a comunicação e relacionamento que você tenta ter com os seus clientes devedores, mais chances de tais clientes se fidelizarem a sua empresa;

Recuperação financeira do consumidor: Quando a empresa procura um bom relacionamento com os clientes devedores e tentam encontrar uma saída para os problemas financeiros entre empresa e cliente, isso é uma grande vantagem, pois está ajudando o cliente conseguir uma recuperação financeira.

Maneiras de se relacionar com clientes devedores:

Entendimento: Uma das melhores maneiras de se relacionar com clientes devedores, é procurar o entendimento entre ambas às partes. Entre em comunicação com estes clientes e antes de fazer qualquer cobrança certifique-se que empresa e cliente estão se entendendo e se ainda houver problemas, converse com o cliente e diga que a empresa quer entender melhor o lado dele. Procure a compreensão;

Procure saber os problemas dos clientes: Nem todos os clientes inadimplentes se tornaram devedores por vontade própria, é importante que a empresa procure saber os problemas de seus clientes devedores e o que está ocorrendo, isso irá deixar o cliente mais confortável e a empresa pode encontrar melhores soluções para conseguir melhor seus prejuízos;

Avisos: Se atente na comunicação via e-mail ou telefone para os clientes. Mantenha um padrão de cobrança e lembre-se sempre de enviar os avisos com antecedência. Para evitar atrasos nos recebimentos, um Programa de Contas a Pagar e Receber pode lhe ajudar a ficar atendo as datas dos vencimentos;

Negociação: Tenha menos ações na justiça procurando fazer uma negociação direta com os clientes devedores. Uma maneira positiva de resolver todos seus prejuízos e se comunicar diretamente com o cliente negociar a dívida de forma que o cliente consiga pagar, para isto oferece parcelas conforme o cliente mostrar que será possível pagar.

É essencial que a empresa tenha uma boa comunicação com seus clientes, principalmente se forem clientes devedores e sempre procurar em garantir um bom relacionamento.

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Michele Bastos bacharel em Administração, gerente na Design Bastos e consultora de vendas na Agência Atena e Sistema Soma. Ama o que faz e procura sempre dar o bom exemplo e motivar os colaboradores.
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