A internet aproxima as pessoas e serve também para fazer negócios e, naturalmente mostrar sua empresa neste veículo de comunicação é quase que uma obrigação.
Porém, para que a tecnologia e a internet sejam aproveitadas a favor da empresa, é essencial seguir algumas regras, que servem para que a experiência nas mídias seja realmente a melhor.
Separamos algumas dicas sobre como se portar, o que falar, qual a mensagem transmitir nas diferentes mídias, confira:
#1 Para quem deseja falar?
É importante definir sua persona (público alvo) antes mesmo de iniciar suas campanhas no Facebook, Twiter, Instagram e outras, você defina para quem está falando, ou seja, quem é seu público.
As pessoas não se conectam com mensagens vagas e genéricas e tentar agradar todo mundo pode se mostrar extremamente ineficaz.
Defina muito bem quem você quer atingir e tente detalhar ao máximo (idade, nome, ocupação, interesses, dores, etc). Depois, faça materiais de publicidade específicos para esta pessoa.
Um exemplo prático da importância deste conceito: Imagine uma auto-escola. Um jovem de 18 anos está precoupado em pagar pouco pela carteira de motorista e que o processo seja o mais rápido possível. Já uma senhora de mais idade está preocupada com a segurança e que os instrutores sejam pacientes e qualificados.
Veja que o produto é o msmo, mas o público é bem segmentado e se você fizer uma mensagem genérica, não vai atrai a atenção de ninguém.
#2# Estabeleça um plano para atuar em cada mídia
Diante de todas as mídias deve adotar a mesma identidade visual, tônica e comportamento, porém a estratégia para cada lugar deve ser diferente.
Se a empresa tem um site, poderá criar um blog e nele publicar conteúdos em forma de artigos, que podem conter textos mais longos e bem explicativos.
Já no Facebook, trabalhe mais o lado da intereção e o lado visual, com a intenção do cliente captar e gravar sua marca.
#3 Defina sua identidade que deve ser sempre igual
Você não pode falar uma coisa e fazer outra bem diferente, quando intenciona divulgar sua empresa nas mídias sociais, antes de tudo tenha definido:
- A visão da empresa;
- A missão;
- Como é o tratamento em relação aos assuntos sociais;
- Como atende seus clientes;
- A maneira que percebe seus colaboradores;
Enfim, em todas a as mídias e é claro na empresa ofline os posicionamentos devem ser iguais, em relação aos produtos que vende e aos serviços que oferece, bem como, sua razão de existir.
#4 Não abandone no caminho
Estar nas mídias é estar em sintonia permanente, e quando falamos em empresa, significa que deve estabelecer um trabalho que tenha continuidade.
Atualizando informações, postando coisas novas e principalmente respondendo aos seus leitores, seguidores e clientes.
5# Não seja limitado
Ofereça bem mais que apenas os produtos, ofereça informação. Você pode criar muita coisa interessante em torno do produto que vende e assim manter seu leitor informado e compromissado com suas postagens, mesmo que em mídias diferentes.
Você pode oferecer reviews (análises críticas) de seus próprios produtos, mostranto tanto os pontos positivos quanto os pontos negativos. É importante ser honesto com o consumidor. Lembre-se que hoje é um hábito bastante comum estudar e pesquisar tudo sobre um produto antes da compra e se você tentar mostrar apenas os pontos positivos ou forçar muito a barra, seu público alvo pode perder a confiança em seu trabalho.
De vez em quando, é aconselhado também que você publique em suas mídas, links para outros sites e artigos que possam ser relevantes para seu público alvo, isto demonstra que você não se importa apenas com a venda de seu próprio produto, mas que você também promove o conhecimento e a informação de qualidade.
6# Permita e convide para a interação
A internet é compartilhar experiências e opiniões, no espaço de sua empresa ofereça oportunidades para seus clientes se expressarem, mas de forma natural e com liberdade.
7# Disponibilize o SAC 2.0
O SAC 2.0, é um novo jeito de comunicação, onde o cliente é a peça central para detectar e também resolver problemas, e quando você está nas mídias ter o cliente a seu favor, é a melhor estratégia.
O SAC 2.0 aproxima sua empresa do cliente, e serve para resolver eventuais problemas mesmo antes de ser exposto nas diversas mídias.
8# Promova debates
Toda empresa, inevitavelmente tem um papel a cumprir, e a cada dia mais. Uma das premissas para ser reconhecida é promover e expor opiniões, principalmente para assuntos, como:
- Modo de vida sustentável;
- Liberdade de opinião;
- Respeito as diferenças;
- Reconhecimento da concorrência;
- Compromissos sociais;
Enfim, através das mídias sociais, uma empresa tem o poder de ser um agente de mudança, e isso deve ser usado sempre a favor.
9# Aproveite e faça um vídeo institucional
Um vídeo será o caminho mais curto para que o cliente e a sociedade conheçam todo o seu potencial, logo use as facilidades desta ferramenta para mostrar as coisas boas que sua empresa pensa e produz.
Você pode gravar um vídeo aparecendo apenas você, um vídeo com sua equipe inteira ou então um vídeo com animações 2D ou 3D apresentando sua empresa.
Não é necessário uma mega produção mas também é importante que não fique amador. Se o seu ambiente de trabalho não é muito amigavél e você acha que mostrá-lo pode mais atrapalhar do que ajudar, você deve optar por um vídeo contendo uma animação. Existem diversas ferramentas online que ajudam a criar este estilo de vídeo e algun são até gratuitos.
Uma regra básica a se seguir é: mantenha o vídeo curto e tente atrair a atenção nos primeiros 10 a 15 segundos.
10# Aceite e aprenda
As mídias sociais também são portas para sua empresa ser criticada, lembre-se disso sempre, por isso será necessário que seu tempo e qualidade nas respostas sejam ativados.
As pessoas são influenciadas pelas redes sociais, elas realmente aproximam, expressam e permitem que todos se manifestem.
A partir do momento que sua empresa passa a marcar presença neste universo, e deseja seguir firme e alavancar os crescimentos, deve-se evitar pejorar ou deteriorar a imagem, por isso pode afetá-la de modo gigante e prejudicar a empresa em muitos aspectos.
Dica Bônus: Fique de olho no ROI
Investir em mídia social é algo quase obrigatório nos dias de hoje e é muito comum vermos diversas empresas gastando grandes quantias nas campanhas pagas e impulsionamentos.
E nesta hora é super importante que você controle e anote todos os gastos que você está tendo, tanto com a produção das artes, artigos e conteúdos, mas também com os impulsionamentos e com as campanhas de curtidas.
Você deve obrigatoriamente fazer um cruzamento dos valores que você gastou com a receita que foi gerada a partir das mídias sociais. Para toda campanha que você promover, rastreie:
- Valor total investido
- Número de curtidas
- Número de comentários
- Número de acessos ao seu site
- Número de vendas
A importância de cada métricas vai variar de acordo com o seu objetivo principal, mas tome muito cuidado com as Métricas de Vaidade, um alto número de curtidas não significa dinheiro no bolso, concentre-se nas campanhas que geram mais vendas.
Depois de anotar todos os gastos com as campanhas e anotar todas as receitas, você conseguirá entender melhor o ROI (Retorno Sobre Investimento) de suas publicidades e ser cada vez mais eficiente e fazer seu dinheiro render mais. Invista mais dinheiro nas campanhas que dão certo e corte o orçamento das publicidades que não trazem retorno. Faça muitos testes e se aprimore cada vez mais.
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