Dicas para Avaliar o Desempenho de Sua Empresa e Colaboradores

Dicas para Avaliar o Desempenho de Sua Empresa e Colaboradores
Michele Bastos - 25/10/2017

De nada adiantaria se esforçar sem saber se todo o esforço empregado está trazendo bons resultados para a sua empresa. À medida que metas vão sendo cumpridas e que projetos vão sendo concluídos, é importante mensurar os impactos positivos e negativos que as suas respectivas ações causaram.

A avaliação de desempenho serve para medir esses resultados e pode ser aplicada, também, em períodos pré-determinados, como meses, bimestres ou trimestres, por exemplo. Há diversas maneiras de implantar as avaliações tanto para a empresa em geral quanto para cada um dos colaboradores. É importante escolher o método certo para cada caso e conhecer alguns fatores que podem tornar as avaliações de desempenho mais eficazes.

É preciso ressaltar que a avaliação de desempenho deve ser aplicada pelos profissionais de recursos humanos ou por pessoas que exercem cargos de chefia e tem por objetivo, dentre outros, desenvolver e reter talentos na empresa.

Analisar o desempenho da organização como um todo e de cada um dos seus funcionários é um trabalho, muitas vezes, complexo. Por isso, é conveniente estar atento a certos detalhes e particularidades.

Conheça neste artigo algumas dicas importantes para fazer uma avaliação de desempenho efetiva, aproveite-as e perceba melhorias na rotina da sua empresa já no curto prazo.

Preze pela transparência do processo

Antes de começar qualquer avaliação de desempenho, é preciso que o profissional responsável pela tarefa informe a todos os envolvidos como tudo funcionará.

Para que o processo de avaliação da empresa e dos seus colaboradores seja transparente e claro para todos é preciso que sejam informados detalhes como: quesitos avaliados, habilidades desejadas, o que pode influenciar positiva ou negativamente no resultado, quem aplicará a avaliação, quem terá acesso às informações e todos demais detalhes que forem pertinentes.

Essa transparência na avaliação de desempenho é fundamental para que não haja receios e inseguranças por parte dos funcionários da organização, que saberão exatamente quais habilidades devem desenvolver e o que devem evitar para terem uma boa nota ou qualificação.

Registre todos os acontecimentos

No momento da avaliação de desempenho da sua empresa, junto aos administradores, e também na ocasião das avaliações dos colaboradores, é comum deixar alguns detalhes no esquecimento.

Mesmo que se avalie quesitos descritos em uma planilha, de acordo com o método escolhido, algumas particularidades e acontecimentos durante o período podem ser deixados de lado.

Por isso, é importante deixar escrito em algum documento todas as informações importantes, tanto positivas quanto negativas, em relação a cada um dos colaboradores avaliados e também sobre a organização como um todo.

Por exemplo, antes de preencher todas as notas de um determinado funcionário na sua avaliação de desempenho, é importante consultar as anotações para verificar se não houve nenhum comportamento inadequado como falta sem justificativa ou se ele realizou um grande feito como uma venda muito acima da média.

Conheça métodos de comunicação e feedback

A avaliação de desempenho é um processo que vai muito além de um simples preenchimento de documentos e planilhas. Para que o processo seja efetivo, é preciso ter efeitos antes e depois de cada avaliação aplicada.

O ideal é que os administradores da empresa, gestores de recursos humanos e outros profissionais que sejam responsáveis pela aplicação de cada avaliação e dos feedbacks para os colaboradores estejam com um estilo de comunicação alinhada aos objetivos da empresa.

Além disso, é preciso que as expectativas e resultados das avaliações de desempenho sejam comunicadas de forma objetiva, pessoalmente e de modo que todos os funcionários consigam entender o processo com facilidade.

É preciso, também, que haja um sistema de feedback efetivo para que cada um consiga entender o resultado da sua avaliação e que possa usar as informações para melhorar o seu desempenho e crescer junto com a empresa.

Analise pontos positivos e negativos de cada método

Existem diversos métodos de avaliação de desempenho, alguns baseados em termos quantitativos apenas, outros incluem fatores qualitativos e perguntas abertas. Há aqueles feitos exclusivamente pelo chefe imediato de cada funcionário, outros envolvem todas as pessoas que se relacionam com o avaliado.

Não existe um método de avaliação de desempenho que seja melhor do que os outros. Cada tipo de organização deve ter usar a metodologia adequada à sua dinâmica, ao seu porte, tipos de cargos ocupados e objetivos estratégicos.

Por exemplo, se a sua empresa tiver uma rotina de pouca interação entre os colaboradores, uma avaliação com muitos quesitos interpessoais seria desnecessária. Caso a sua organização seja grande e possua muitos funcionários, a avaliação 360 graus seria muito trabalhosa e demorada.

Peça autoavaliação dos colaboradores

Mesmo que o método escolhido pelo responsável pelas avaliações de desempenho da sua empresa seja completo e sintetize bem a situação de cada colaborador e dos resultados da organização, é interessante pedir a autoavaliação de cada funcionário e também dos proprietários que atuam no empreendimento.

No momento da autoavaliação, o colaborador tem a oportunidade de expor o seu ponto de vista e acrescentar informações importantes sobre o seu desempenho. Além disso, ele pode se sentir mais valorizado por ser ouvido e por perceber que a sua opinião é importante para os seus chefes.

Outra questão fundamental é sobre o desenvolvimento profissional do funcionário, que, no momento em que fala sobre os seus pontos a melhorar, facilita com que o seu chefe o ajude a se desenvolver nas habilidades necessárias.

Solicite feedbacks e sugestões

Um fato que pode ocorrer em qualquer organização que use qualquer método de avaliação de desempenho, é a falha ou ineficiência do processo em algum ponto.

Muitas vezes, os avaliadores consideram o emprego do método escolhido, da forma que é feita por eles, totalmente adequados aos objetivos da empresa. Mas, nem sempre a aplicação e os resultados refletem positivamente na vida profissional dos colaboradores.

Por isso, é essencial pedir a opinião do avaliado sobre o método e sobre o resultado da sua avaliação e dar abertura para que ele possa emitir sugestões de melhorias.

Tenha cautela na Avaliação 360 Graus

Um dos métodos mais modernos e completos de avaliação de desempenho é o que chamamos de Avaliação 360 Graus. Essa avaliação consiste em contar com a participação de todas as pessoas que se relacionam diretamente com o profissional avaliado.

Mas, apesar de fornecer muitas informações sobre o colaborador avaliado, permitindo um feedback bastante amplo, há grandes riscos envolvidos nesse método de avaliação.

Como é preciso que haja a participação de todas as relações profissionais de cada colaborador, é possível que algumas desavenças e implicâncias pessoais interfiram e prejudiquem funcionários com bons desempenhos.

Faça comparativos com o planejamento

Toda avaliação de desempenho, tanto da empresa quanto de cada um dos seus colaboradores, deve estar totalmente alinhada ao planejamento estratégico do empreendimento.

Por exemplo, se as metas da empresa forem aumentar as vendas em 20% no mês seguinte, é importante observar o desempenho individual dos vendedores, a fim de verificar se a meta não foi batida porque a maioria não vendeu bem ou se apenas alguns não conseguiram bons resultados.

Dessa forma, pode-se verificar individualmente o motivo de cada um ter se saído bem ou mal nas vendas, e melhorar a estratégia da equipe focando na necessidade de cada um, com treinamentos e acompanhamento mais próximo da chefia.

De olho nas finanças

Existem diversos aspectos que podem ser analisados para definir se sua equipe e empresa estão progredindo, como por exemplo: empenho dos colaboradores, satisfação da equipe, melhoria na qualidade de vida, comprometimento, produtivodade, entre outros.

Porém todas as melhorias, seja a curto ou a longo prazo, devem trazer um benefício tangente para as finanças de sua empresa, por isto é importante acompanhar de perto o fluxo de caixa de seu negócio.

Uma equipe mais empenhada e mais produtiva deve ser capaz de alcançar uma maior excelência no trabalho e isto teoricamente deve refletir na quantidade de vendas ou em uma valorização maior de sua prestação de serviços.

Para saber se as melhorias atingidas estão impactando sua receita, é importante acompanhar os relatórios financeiros e tentar, quando possível, relacionar se o aumento na receita foi devido a mudanças internas ou externas.

Para auxiliar no controle das finanças, é recomendado a utilização de um Sistema de Fluxo de Caixa Online, que vai simplificar a sua gestão e economizar tempo no dia-a-dia. Outra alternativa é a utilização de planilhas ou até memso anotar tudo com papel e caneta.

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Michele Bastos bacharel em Administração, gerente na Design Bastos e consultora de vendas na Agência Atena e Sistema Soma. Ama o que faz e procura sempre dar o bom exemplo e motivar os colaboradores.
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