Dicas Para Deixar Seu Estoque Mais Eficiente

Dicas Para Deixar Seu Estoque Mais Eficiente
Renan Lopes - 15/12/2017

O estoque é uma das partes mais importantes de um negócio, já que representa boa parte do seu patrimônio e também por ser a garantia de que haja material para produção ou para vendas com pronta entrega ao cliente.

Manter o Controle do Estoque é essencial para o bom funcionamento da empresa, garantindo que não falte recursos e que nada sairá fora do previsto. Para deixar tudo em dia, é preciso fazer uso de algumas estratégias e incorporar algumas melhorias.

Neste artigo falaremos mais sobre isso e como você pode usar algumas dicas para facilitar o controle de estoque da sua empresa.

Faça uso de indicadores de desempenho

Considerando as entradas e saídas dos itens do estoque, é possível fazer alguns relatórios bastante úteis como, por exemplo, a curva ABC e o giro de mercadoria.

Esses indicadores poderão direcionar uma tomada de decisão mais aprimorada, ditando quais produtos precisam ter um controle mais rigoroso e quais são produtos da sua empresa podem ter um controle periódico, sazonal ou esporádico.

Construir relatórios com informações essenciais é muito importante para manter dados comparativos e para medir a efetividade dos processos do controle de estoque.

Faça inventários

A atualização de inventários de tempos em tempos é fundamental para ajustar os estoques dos produtos. Além disso, serve para monitorar se os desvios das quantidades de cada item em estoque estão dentro de padrões toleráveis.

Há também a opção do inventário rotativo, que tem por objetivo fazer a contagem de alguns itens do estoque, apenas por amostragem, e posteriormente comparar o seu saldo controlado.

Capacite sua mão de obra

Algumas empresas investem em ferramentas e softwares, mas, mesmo com tantos recursos não têm um controle de estoque efetivo. Isso se deve, possivelmente, à falta de capacitação da mão de obra.

A falta de capacitação e motivação podem ser fatores impeditivos de um bom desempenho das funções de controle e melhoria de estoque. Mas, isso é relativamente simples de ser resolvido.

É preciso investir em treinamentos e palestras motivacionais para que todos os colaboradores estejam cientes da sua importância no processo de manutenção e controle de estoque.

Adote um software de gestão de estoque

Um Sistema de Gerenciamento de Estoque pode fazer a diferença no controle de seus produtos. Existem softwares que oferecem um módulo específico no qual é possível fazer o registro de todas as alterações no inventário de maneira fácil e rápida.

Além disto, o software de gestão poderá gerar relatórios em tempo real e de forma automática aonde você poderá conferir os produtos com baixo nível de estocagem, produtos que saem com mais frequência e até mesmo os produtos que estão encalhados.

Uma estimativa precisa de seu inventário irá permitir que você sempre tenha itens suficientes para atender a demanda de seus clientes e também evita que você gaste dinheiro com produtos que vendem muito pouco.

Estabeleça uma integração com outros setores

Um controle de estoque não é feito sozinho, o que significa que é preciso que se estabeleça uma integração com os outros setores da sua empresa. Desse modo, a gestão de estoque precisa estar alinhada com duas áreas, principalmente: a gestão de compras e o setor de vendas.

O setor de vendas deve apontar a previsão de saídas baseada nos resultados de períodos anteriores. Também é possível fazer um cruzamento de dados com informações relativas a essa saída de itens do estoque e as vendas realizadas, para garantir que os produtos tiveram o seu destino correto, por exemplo.

Já o setor de compras, deve manter uma comunicação constante com o setor de controle de estoque, evitando que encomendas sejam feitas sem que os respectivos itens estejam com o seu estoque baixo, de acordo com a previsão de vendas. Isso impede tanto o inflamento do estoque, quanto o esgotamento de itens ou mercadorias.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente