Dicas Simples Para Controlar o Estoque

Dicas Simples Para Controlar o Estoque
Paulo Meloto - 01/05/2017

Controlar o estoque é uma das práticas mais importantes para uma empresa. Esta é uma das questões básicas no que toca a uma boa gestão, e é importante que faça esse controle de forma eficaz.

Esta tarefa não é tão difícil quanto parece mas requer dedicação e empenho, pois é comum encontramos empresas que costumam ter prejuízos por conta de um controle ineficaz.

Por que controlar o estoque é importante?

De uma forma simples e resumida, o controle de estoque nos informa qual a quantidade de cada produto ainda temos disponível.

Ao termos essa informação correta, podemos controlar a movimentação dos produtos, assim como a movimentação das matérias primas.

Se já se deparou com erros no controle de estoque, sabe perfeitamente os problemas que causa termos produtos a menos do que aqueles que julgávamos.

Além de prejudicar o funcionamento da empresa, ainda deixa os clientes insatisfeitos, por não encontrarem o que precisam, e é lucro que a empresa não encaixa, pois eles irão procurar em outra empresa.

Assim sendo, ter um bom controle de estoque só fará optimizar o seu investimento. Mas as vantagens não se ficam por aí. Ao ter um controle de estoque feito corretamente, consegue levantar mais informações sobre as vendas que a sua empresa faz, conseguindo prever a demanda dos consumidores, e prever os pedidos dos fornecedores.

Dicas para controlar estoque

Agora que já entendeu a grande importância de manter sempre um bom controle do estoque de sua empresa, vamos passar algumas dicas bem simples para que o consiga fazer da forma correta.

Registro

Essa é a regra básica do controle de estoque – registre tudo o que entra, o que sai, os insumos e as mercadorias.

Deverá, assim, criar um registro para cada um dos produtos que estiver disponível para venda na sua empresa, e depois deverá atualizar de cada vez que uma mudança ocorre, ou seja, sempre que vende ou compra algo.

Para facilitar o seu trabalho, para cada produto deverá ter um código e uma descrição. Acrescente ainda a data de venda e a data de aquisição, assim como o preço a que esse produto é vendido.

Controle os registros

Não basta fazer o registro dos produtos disponíveis. É necessário que você os cheque constantemente. Isto faz com que se aperceba de erros que possam ter sido cometidos durante a fase anterior.

Produtos perecíveis

Estes produtos requerem uma atenção maior, exatamente pelo fato de que se estragam. Ora, estragar produtos é sinônimo de prejuízo.

Por essa mesma razão deverá ter em conta esse aspecto quando for fazer uma encomenda com os fornecedores.

Organização

Organize o espaço de forma a que consiga encontrar os produtos facilmente. É óbvio que ter um registro é fundamental, mas de que serve ele se não consegue encontrar os produtos facilmente quando precisa?

Se tiver o espaço organizado, consegue avaliar com uma maior precisão o espaço necessário, além de ganhar tempo procurando, e ainda evitando que tenha gastos desnecessários com a infraestrutura.

Processos de controle de estoque

A melhor forma de evitar erros é definindo algumas rotinas no que toca à atualização das suas ferramentas de controle.

É importante que todos os que trabalham consigo estejam empenhados também em faze um bom controle de estoque, caso contrário os erros persistirão.

Com essas dicas simples conseguirá ter um melhor controle do estoque disponível em sua empresa, e o seu funcionamento será muito mais eficiente. Não se esqueça de que controlar o estoque de forma eficiente só lhe trará lucro!

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente