Diferenças Entre Uma ONG e Uma Empresa Privada

Diferenças Entre Uma ONG e Uma Empresa Privada
Renan Lopes - 09/02/2018

Muitas pessoas fazem perguntas sobre as diferenças entre uma empresa privada e uma ONG. É bom entender o conceito geral sobre os dois tipos de empresas, só assim, é possível entrar em detalhes e saber sobre as demais diferenças.

Para quem deseja abrir empresas é sempre bom aprender mais detalhes sobre organizações empresariais. Justamente por isso, decidi escrever este texto e responder essas dúvidas de muitas pessoas.

Se você tem dúvidas e deseja saber mais sobre conceitos e diferenças de uma ONG e de uma empresa privada, está no lugar certo e na hora certa! Continue lendo o texto e aprenda mais agora mesmo!

ONG: o que é e para que serve

A sigla ONG significa Organização não governamental, as ONGs são organizações sem fins lucrativos, são empresas do terceiro setor. As organizações sem fins lucrativos são criadas para defender uma causa voluntariamente e beneficiar a sociedade de alguma maneira.

Por determinação da ONU no ano de 1950, foi que as empresas sem fins lucrativos passaram a ser conhecidas como Organizações não governamentais. As empresas privadas sem fins lucrativos ajudam organizações publicas no desenvolvimento público. No entanto, toda empresa deve ser registrada e ter inscrição estadual e também o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Empresa privada

As empresas privadas são organizações que geram lucro e movimentam a economia do país ou estado. Ao contrário da ONG, as empresas privadas são criadas para beneficiar os sócios proprietários, economicamente e consequentemente a população.

Segundo Miguel Reale, o conceito de empresa resulta da definição dada à figura do empresário, assim considerado “quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços” (Art. 986, CC).

Entendendo os conceitos dos dois tipos de empresas, podemos aprender as principais diferenças entre elas. As diferenças são simples, mas ainda existe muita confusão sobre elas.

Aprenda diferenças de uma empresa privada e uma ONG

Como já foi falado aqui, as organizações não governamentais são criadas com o objetivo de ser sem fins lucrativos. As ONGs funcionam principalmente com a colaboração de diversas pessoas e geralmente, as pessoas não recebem um salário para isso.

As ONGs também podem oferecer remuneração para seus colaboradores, porém, existe um teto para os valores. O governo pode estar ajudando as organizações com incentivo financeiro, outras empresas também fazem o papel de ajudadoras das ONGs.

As organizações não governamentais sem fins lucrativos beneficiam a sociedade e ajudam em causas necessárias em benefício da população. Trabalhos e projetos sociais são objetivos principais de uma ONG.

Em termos tributários as empresas sem fins lucrativos são isentas de vários impostos. Principalmente em relação ao imposto de renda (IR) e o CSSL (Contribuição Social Sobre o Lucro).

As empresas privadas possuem lucro, ou seja, seus colaboradores precisam ser remunerados e estar trabalhando de acordo com as leis trabalhistas. Empresas privadas, também ajudam a sociedade, com a geração de emprego e produção de receitas para o país.

As empresas privadas possuem isenções em impostos apenas se estiverem enquadradas em determinados regimes tributários, como o simples nacional. No entanto, empresas privadas são obrigadas a contribuir com a arrecadação de impostos e tributos para a manutenção das políticas públicas.

Os conceitos são simples, basta separar os objetivos de cada empresa e analisar as diferenças de uma empresa privada e uma ONG. Lembre-se de que a ONG é sempre sem fins lucrativos e a empresa privada gera lucro e também contribui para a sociedade de maneira mais indireta, digamos assim.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente