Entenda o Que é Burnout e Como Isto Pode Afetar Sua Produtividade

Entenda o Que é Burnout e Como Isto Pode Afetar Sua produtividade
Paulo Meloto - 04/10/2017

A dinâmica atual das empresas exige um ritmo de trabalho acelerado e com alto grau de competitividade tanto entre os colaboradores quanto externamente, entre os concorrentes.

Outros fatores como crises econômicas, erros estratégicos, dificuldades operacionais e conflitos entre pessoas também podem ser responsáveis por desencadear ineficiência de desempenho, estresse e problemas emocionais, que são indícios da presença da síndrome de burnout.

Saiba mais sobre o burnout e entenda como esse problema pode prejudicar o desempenho de uma empresa e quais são as medidas necessárias para evitar que ele atinja a sua organização.

O que é síndrome de burnout?

A palavra do idioma inglês “burnout” significa esgotamento e dá nome ao estado psicológico de cansaço e estresse extremos observados no ambiente de trabalho.

A síndrome de burnout ocorre, geralmente, em pessoas que exercem profissões que exigem cumprimento de metas com prazos apertados, em situações de perigo ou de alta responsabilidade e em contato constante com um grande número de pessoas. Alguns desses profissionais podem ser, por exemplo, policiais, médicos, diretores de grandes empresas, gerentes de setores, professores, atendentes de telemarketing e secretárias.

A dedicação excessiva e a pressão feita pelo próprio profissional também podem ser fatores desencadeadores do burnout, embora o mais comum seja o sofrimento por pressões externas.

Alguns sintomas caracterizam a síndrome de burnout e devem ser observados nos colaboradores de qualquer tipo de empresa e que exerçam qualquer atividade. Os mais comuns são:

  1. Alto nível de estresse e irritabilidade
  2. Querer se livrar de todas as tarefas rapidamente
  3. Evitar contato com colaboradores e colegas
  4. Perda de interesse em atividades prazerosas
  5. Dificuldade em aceitar os erros dos colegas
  6. Evitar se envolver nos assuntos da empresa
  7. Sinais de depressão, apatia e indiferença
  8. Mau humor e críticas excessivas ao colaboradores e aos colegas
  9. Mania de perseguição ou achar que está recebendo tratamento inferior
  10. Falta de energia física e mental

Esses sintomas podem se tornar cada vez mais intensos, levando o indivíduo a um grave colapso físico e mental, sendo necessária intervenção médica ou psicológica.

Nos casos de diagnóstico médico de síndrome de burnout de um empregado, ele terá direito a afastamento e demais benefícios legais por se tratar de uma doença relacionada ao trabalho.

Como evitar o burnout?

Todos os colaboradores da empresa devem estar atentos a possíveis sintomas de burnout entre os seus colegas de trabalho, principalmente quem exerce cargos de chefia e determina metas e resultados.

Ao menor sinal de estresse, depressão ou desmotivação para realizar as atividades, é recomendado que haja um diagnóstico da origem do problema. A partir de então, é preciso avaliar quais medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e estudar a possibilidade de ajuste de metas para que haja menos pressão para os funcionários.

Para evitar que a empresa seja um local propício à síndrome de burnout, é preciso investir na qualidade de vida de todos os colaboradores. Oferecer um ambiente calmo, confortável, arejado, organizado e decorado ajuda a manter o humor e a motivação de todos.

Oferecer momentos de descanso, lazer e ginástica laboral também ajuda a aumentar a sintonia entre as pessoas e diminuir o estresse da rotina de trabalho. É importante também estimular o bom relacionamento entre colegas e evitar que haja competição constante por cargos e benefícios.

Outra medida que ajuda a evitar o burnout é o contato direto entre chefes e subordinados, de modo que haja uma relação aberta e de confiança, na qual os funcionários se sintam à vontade para expor seus problemas e sugerir mudanças na dinâmica de trabalho.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente