Estratégias de Endomarketing

Estratégias de Endomarketing
Paulo Meloto - 14/06/2017

Fazer endomarketing significa aplicar estratégias de marketing para dentro, ou seja, na própria empresa, para os seus colaboradores.

Se no marketing a intenção é encantar os clientes, no endomarketing as organizações devem abraçar seus funcionários, dando voz a eles e oferecendo um trabalho agradável e em ambiente confortável.

As estratégias de endomarketing são importantes porque fazem com que a motivação e o engajamento dos funcionários aumente, trazendo bons resultados para a produtividade e diminuindo o índice de faltas, reclamações e pedidos de demissão.

Veja agora algumas estratégias que podem ser aplicadas em empresas de qualquer área e qualquer porte.

Integração entre todos os departamentos

Uma equipe unida faz toda a diferença para uma organização. Adotar como estratégia o agendamento de reuniões, confraternizações dentro da empresa e visitas guiadas pelos departamentos, facilita com que se estabeleçam laços de companheirismo e amizade.

A coesão entre os setores faz com que ações conjuntas entre departamentos diferentes sejam executadas com maior sintonia e menor tendência de atritos, por já existir uma relação entre os colaboradores da empresa.

Mesmo se a empresa for de médio ou grande porte, é importante que todos os seus empregados se vejam como colegas de trabalho, produzindo em cooperação.

Treinamento e palestras motivacionais

Investir em treinamento para o desenvolvimento das equipes de trabalho faz com que os colaboradores se sintam seguros e preparados para dar o seu melhor para a empresa.

Para incrementar esses momentos de união e aprendizado, é conveniente, também, inserir vídeos e palestras que emocionem e motivem os funcionários, de forma que eles sintam que são valorizados e capazes de realizarem o seu trabalho cada vez melhor.

Investimento na qualidade de vida dos colaboradores

Pessoas felizes e relaxadas produzem mais, melhor ainda se a qualidade de vida for proporcionada também pela empresa, pois aumentará o sentimento de gratidão e o orgulho de fazer parte de uma equipe que valoriza os seus recursos humanos.

Fornecer ingressos de cinema, teatro ou de competições esportivas é uma boa opção para proporcionar lazer e cultura aos funcionários da empresa.

Oferecer ginástica laboral em determinados horários da semana também é uma ótima alternativa para ajudar na saúde e no bem-estar de todos.

Modernização e harmonização do ambiente de trabalho

Um local de trabalho moderno, com móveis novos, cores vivas e bem decorado tem o poder de aumentar a energia e a sensação de conforto nas pessoas.

Além de fazer uma readequação no ambiente, pode-se também reforçar a marca e a cultura da empresa com elementos que possam integrar a decoração, como logotipos em 3D e itens personalizados com a marca e o slogan da empresa.

Fornecer brindes decorativos que os colaboradores possam usar nas suas mesas é uma forma de fazer com que a imagem da empresa se incorpore na rotina dos funcionários.

Criação de acesso fácil à direção

Um problema bem comum nas grandes empresas, mas que também pode ocorrer nas organizações menores, é a distância entre a diretoria e os colaboradores de diversas áreas, principalmente as operacionais.

Criar um canal de comunicação, de preferência com contato pessoal, para todos os funcionários falarem com os diretores sobre suas dificuldades no trabalho, sugestões e pedidos, faz com que eles se sintam parte do todo, e, principalmente, indivíduos que têm a sua importância e merecem ser ouvidos.

Empresas que não investem em relações mais próximas entre todos costumam passar a impressão de que tratam seus empregados como números ou máquinas. Isso é péssimo para a imagem da empresa e diminui a motivação dos colaboradores, aumentando a rotatividade de pessoal.

O endomarketing é peça chave para a harmonia de qualquer organização, é por conta de suas técnicas que os colaboradores vestem a camisa da empresa e dão o seu melhor na rotina de trabalho.

O seu grande benefício é a relação de ganha-ganha, na qual o funcionário trabalha feliz e a empresa ganha em produtividade.

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Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
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