Pagar comissão aos colaboradores de uma empresa é uma maneira de valorizar o seu desempenho e manter a motivação da equipe em busca de um maior volume de vendas.
Para fazer essa gratificação na remuneração dos funcionários, é preciso adotar uma política clara e justa de comissionamento, para que ela cumpra o seu papel, ajudando funcionários e empresa a crescerem juntos.
Conheça quais são os tipos de comissão por vendas, como são aplicadas nas organizações e como fazer o pagamento correto aos colaboradores.
Tipos de comissão
Uma empresa pode optar por oferecer um ou mais tipos de comissionamentos aos seus colaboradores, dependendo da estratégia que decidir adotar.
Os principais tipos de comissão são os que você verá abaixo.
Comissão em porcentual fixo
É o tipo mais comum, adotado pela maioria dos lojistas e marcas que trabalham com representantes comerciais.
O modelo de comissão fixa, calculada em cima do valor bruto do produto vendido, em qualquer quantidade e forma de pagamento, é vantajoso para os vendedores porque facilita o cálculo da comissão.
Além disso, é interessante porque gratifica qualquer venda feita, ou seja, mesmo que o vendedor tenha conseguido poucos resultados, ele terá sua comissão relativa ao que vendeu.
Comissão pelo recebimento mensal
Esse modelo de comissionamento é adotado por empresas que possuem muitos recebimentos por crediário próprio, ou seja, que não tem o adiantamento das parcelas e a garantia que os cartões de crédito oferecem em boa parte das vendas.
Então, para não correr o risco de repassar para o vendedor um porcentual de venda não recebida, pode-se optar por esse tipo de comissão.
Comissão a partir de meta batida
O comissionamento pago apenas quando uma meta estipulada com antecedência é batida, é um pouco controverso.
Por um lado, esse tipo de comissão pode estimular que cada vendedor dê o máximo de si em busca de bater a meta e receber seu retorno financeiro. Por outro, pode causar uma enorme desmotivação caso o colaborador perceba que não será possível atingir o valor estipulado, fazendo ele parar de se esforçar para vender e, até mesmo, pedir demissão.
Comissão igualitária
É um dos modelos de comissão menos usados porque, assim como o comissionamento por meta batida, é um tanto arriscado.
Quando um administrador opta por esse tipo de gratificação, geralmente, é porque tem a intenção de evitar ou acabar com conflitos e competições entre os vendedores, já que, assim, eles ganharão exatamente o mesmo valor.
Mas o outro lado da moeda pode ser perigoso, porque um vendedor muito dedicado, que costuma vender mais do que os seus colegas, pode se sentir desvalorizado por ganhar a mesma comissão dos que têm um desempenho bem pior.
É possível pagar apenas comissão aos vendedores?
A remuneração que usualmente se paga aos colaboradores de uma empresa é composta por um salário fixo, benefícios como vale-refeição e plano de saúde e comissão por vendas.
Um trabalhador fixo na empresa, mesmo que realize trabalho externo em tempo integral, tem todos os direitos trabalhistas garantidos, que são os mesmos recebidos pelo pessoal que cumpre horário dentro da empresa.
Então, como o direito do trabalho brasileiro obriga o pagamento de um salário mínimo para jornadas de 220 horas mensais, não é possível que se pague apenas a comissão.
A única hipótese de pagamento feito apenas por comissionamento por vendas é quando se tem vendedores autônomos, sem registro, que fazem seu próprio horário e não possuem relação de subordinação.
Para se comissionar corretamente os colaboradores é preciso pensar na estratégia que mais se encaixa na dinâmica da empresa, lembrando que, também, é preciso motivar a equipe de vendas para que desenvolva seus talentos e ajude a aumentar o faturamento do empreendimento.
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