A busca pela motivação dos colaboradores começa pela valorização que ele dá na empresa na qual trabalha, e o que acontece em muitos ambientes empresariais, é que o gestor não encherga a capacitação ou não confia nas suas habilidades de sua equipe, ocasionando frustações e até mesmo levando seus funcionários a perder o ânimo de seguir em frente.
É comum encontrarmos pessoas que saem de suas casas desmotivadas e que quando acordam o primeiro pensamento que vem a mente é: “Vou ter que ir novamente para aquele lugar exaustivo”. Enquanto o pensamento de um funcionário motivado e que tem um lugar propício para trabalhar geralmente é: "Que alegria! Quero produzir e fazer o meu melhor hoje na empresa".
E a verdade é que a motivação dos colaboradores refletem diretamente na produtividade e na capacidade de inovação que a empresa tem.
Todo mundo deseja se sentir valorizado, sentir que tem valor dentro da empresa e que seu trabalho faz a diferença, ninguém quer ser apenas mais um funcionário que executa um trabalho automático, sem desafios, executando apenas o que lhe foi ordenado e nada mais. O profissional qualificado que não está satisfeito com a empresa, certamente buscará oportunidades em outras empresas, desafios maiores que coloquem suas habilidades e competências em prática, aonde possa algo novo e desafiador para que possa mostrar do que é capaz.
O reconhecimento pelo seu trabalho e pela sua capacidade de realizar suas atividades é algo muito importante na carreira do colaborador, ele precisa se sentir incentivado e realizado. A necessidade de realização se baseia na pirâmide de Maslow, começando da base onde se encontram as necessidades mais básicas: as fisiológicas. Maslow explica que quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, logo passa para a camada superior até chegar ao topo da pirâmide, onde está localizada a auto realização.
Após as necessidades fisiológicas entre outras básicas como: "Aceitação", "Relacionamento com o Grupo", etc estarem satisfeitas, o indivíduo passa para o próximo nível aonde quer se destacar, ter status, ser reconhecido e obter mérito pelas atividades que realiza. Ele então acaba sendo estimulado por vontade própria a buscar mais e se profissionalizar, para assim estar sempre satisfeito, levando-o a alcançar sua auto realização.
Com estas necessidades preenchidas, o indivíduo desenvolve, trabalha e produz de maneira mais rápida, eficiente e feliz, trazendo ótimos resultados para a empresa, e por isto devemos dar muita importância e relevância para motivação dos colaboradores.
Todos buscam uma realização profissional e ninguém em seu estado natural sai de casa com o objetivo de fazer um trabalho medíocre, todos nós, em alguma etapa da vida tivemos ambições e sonhos de fazer nosso melhor e chegar longe em nossa carreira profissional, porém um péssimo ambiente de trabalho aliado a gestores sem capacitação, podem alterar esta mentalidade natural do ser humano de buscar sua grandeza, afetando a motivação dos colaboradoes e por consequência afetando seriamente os resultados da empresa em que trabalha.
Ao diminuir o ânimo e a motivação dos colaboradores, o empreendedor está sabotando sua própria empresa, diminuindo consideravelmente a produtividade e a criatividade do maior patrimônio que uma empresa pode ter: as pessoas. Outro sério fator é a perda de funcionários pelo simples fato dos gestores não saberem demonstrar para eles, como o trabalho da equipe está sendo importante para a organização, demonstrando interesse e envolvimento com os funcionários, para que haja harmonia e um alinhamento para que todos trabalhem lado a lado.
É errôneo achar que o profissional precisa apenas executar a tarefa que lhe foi designado e que parabenizá-lo não está em questão. Este pensamento é errado e antiquado. O empreendedor deve se preocupar com a motivação dos colaboradores e estar ciente que se o funcionário for visto com bons olhos e for motivado constantemente e obtiver um feedback construtivo do trabalho realizado, ele terá muito a acrescentar e a contribuir para a empresa.
Críticas são importantes, mas focar apenas nos aspectos negativos dos colaboradores e seu comportamento é errado. Devemos reconhecer o valor, o trabalho e a contribuição de cada um perante a empresa, lembre-se que um elogio pode fazer toda a diferença.
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