A Importância da Motivação dos Colaboradores

A importância da motivação dos colaboradores O combustível para aumentar a produtividade
Renan Lopes - 09/10/2016

A busca pela motivação dos colaboradores começa pela valorização que ele dá na empresa na qual trabalha, e o que acontece em muitos ambientes empresariais, é que o gestor não encherga a capacitação ou não confia nas suas habilidades de sua equipe, ocasionando frustações e até mesmo levando seus funcionários a perder o ânimo de seguir em frente.

É comum encontrarmos pessoas que saem de suas casas desmotivadas e que quando acordam o primeiro pensamento que vem a mente é: “Vou ter que ir novamente para aquele lugar exaustivo”. Enquanto o pensamento de um funcionário motivado e que tem um lugar propício para trabalhar geralmente é: "Que alegria! Quero produzir e fazer o meu melhor hoje na empresa".

E a verdade é que a motivação dos colaboradores refletem diretamente na produtividade e na capacidade de inovação que a empresa tem.

Todo mundo deseja se sentir valorizado, sentir que tem valor dentro da empresa e que seu trabalho faz a diferença, ninguém quer ser apenas mais um funcionário que executa um trabalho automático, sem desafios, executando apenas o que lhe foi ordenado e nada mais. O profissional qualificado que não está satisfeito com a empresa, certamente buscará oportunidades em outras empresas, desafios maiores que coloquem suas habilidades e competências em prática, aonde possa algo novo e desafiador para que possa mostrar do que é capaz.

O reconhecimento pelo seu trabalho e pela sua capacidade de realizar suas atividades é algo muito importante na carreira do colaborador, ele precisa se sentir incentivado e realizado. A necessidade de realização se baseia na pirâmide de Maslow, começando da base onde se encontram as necessidades mais básicas: as fisiológicas. Maslow explica que quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, logo passa para a camada superior até chegar ao topo da pirâmide, onde está localizada a auto realização.

Após as necessidades fisiológicas entre outras básicas como: "Aceitação", "Relacionamento com o Grupo", etc estarem satisfeitas, o indivíduo passa para o próximo nível aonde quer se destacar, ter status, ser reconhecido e obter mérito pelas atividades que realiza. Ele então acaba sendo estimulado por vontade própria a buscar mais e se profissionalizar, para assim estar sempre satisfeito, levando-o a alcançar sua auto realização.

Com estas necessidades preenchidas, o indivíduo desenvolve, trabalha e produz de maneira mais rápida, eficiente e feliz, trazendo ótimos resultados para a empresa, e por isto devemos dar muita importância e relevância para motivação dos colaboradores.

Todos buscam uma realização profissional e ninguém em seu estado natural sai de casa com o objetivo de fazer um trabalho medíocre, todos nós, em alguma etapa da vida tivemos ambições e sonhos de fazer nosso melhor e chegar longe em nossa carreira profissional, porém um péssimo ambiente de trabalho aliado a gestores sem capacitação, podem alterar esta mentalidade natural do ser humano de buscar sua grandeza, afetando a motivação dos colaboradoes e por consequência afetando seriamente os resultados da empresa em que trabalha.

Ao diminuir o ânimo e a motivação dos colaboradores, o empreendedor está sabotando sua própria empresa, diminuindo consideravelmente a produtividade e a criatividade do maior patrimônio que uma empresa pode ter: as pessoas. Outro sério fator é a perda de funcionários pelo simples fato dos gestores não saberem demonstrar para eles, como o trabalho da equipe está sendo importante para a organização, demonstrando interesse e envolvimento com os funcionários, para que haja harmonia e um alinhamento para que todos trabalhem lado a lado.

É errôneo achar que o profissional precisa apenas executar a tarefa que lhe foi designado e que parabenizá-lo não está em questão. Este pensamento é errado e antiquado. O empreendedor deve se preocupar com a motivação dos colaboradores e estar ciente que se o funcionário for visto com bons olhos e for motivado constantemente e obtiver um feedback construtivo do trabalho realizado, ele terá muito a acrescentar e a contribuir para a empresa.

Críticas são importantes, mas focar apenas nos aspectos negativos dos colaboradores e seu comportamento é errado. Devemos reconhecer o valor, o trabalho e a contribuição de cada um perante a empresa, lembre-se que um elogio pode fazer toda a diferença.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente