Marketing no Facebook para Autônomos

Marketing no Facebook para Autônomos Esta rede social pode impulsionar suas vendas
Renan Lopes - 02/01/2017

O marketing no facebook para autônomos deve ser encarado como um desafio a ser enfrentando e vencido. O número de autônomos e também de grandes empresas anunciantes é cada dia maior, e por isto devemos experimentar e aprender ao longo do percurso, o importante é nunca ficar parado e sempre tentar evoluir.

Quando pensamos um pouco a respeito sobre as estratégias de marketing no facebook para autônomos, percebemos é dificil nos diferenciarmos da ampla concorrência, porém isto é fundamental para garantir uma boa clientela e divulgar sua marca. E, uma das melhores plataformas para tentar alcançar estes objetivos é através da mencionada plataforma: O Facebook, pois ela nos permite alçancar um número muito alto de pessoas específicas que são potenciais clientes.

Esta é a rede social mais acessada no Brasil e conta com diversas vantagens, como o alto nível de engajamento dos usuários, a diversidade de formatos para conteúdo e a facilidade de interação entre clientes e profissionais.

Aproveite esses atrativos, siga nossas dicas abaixo, planeje sua estratégia de marketing e aumente sua exposição e suas vendas como autônomo.

Crie uma página profissional

É importante passar uma imagem profissional, então, se ainda não tem, contrate um webdesigner para criar um logotipo e também uma capa para Facebook. Mas, se preferir, outra boa opção é colocar uma foto da sua equipe como imagem de capa.

Preencha todos os dados do seu negócio, como telefone, site, endereço e use a opção de descrição longa, na guia “sobre”, para falar sobre a sua experiência e também quais são as soluções que você oferece aos clientes.

Planeje uma boa comunicação

Depois de montar uma página profissional, o segundo passo essencial para uma boa estratégia de marketing no Facebook é pensar em como se comunicar com o seu público-alvo.

Por exemplo, no caso de um representante comercial que atende empresas, é necessário usar uma linguagem apropriada para interagir com empresários, ou seja, algo mais formal.

Um técnico de ar condicionado atende cliente pessoas física e jurídica, então deve equilibrar as palavras de modo que não fique muito sério nem muito descontraído.

É preciso também pensar em que tipo de conteúdo o público espera, quais são os problemas mais comuns que eles enfrentam e como você pode ajudar a sanar dúvidas e oferecer informações relevantes.

Crie mais postagens de conteúdo do que de divulgação

É o conteúdo de valor para o seu público que irá fazer com que ele se ligue a você e passe a confiar no seu profissionalismo.

Por isso, divulgue pelo menos 80% de conteúdo com imagens, artigos, vídeos informativos ou com dicas práticas e 20% no máximo de promoção pura dos seus serviços.

Poste dicas em imagens

Uma dica muito importante de marketing no facebook para autônomos é fazer publicações com imagens atrattivas, pois elas chamam muito mais a atenção dos usuários do que aquelas postagens que possuem apenas textos.

Além disso, as pessoas tendem a compartilhar com os amigos imagens com dicas úteis ou com frases motivacionais.

Então, aproveite essa oportunidade e monte imagens com mensagens curtas, você pode usar um programa gratuito como o Canva ou contratar um webdesigner para fazer postagens personalizadas.

Insira nesses posts uma pequena chamada para ação convidando o visitante a entrar no seu site, ligar para a sua empresa ou ir até o seu endereço físico.

Faça vídeos informativos

Conteúdo em formato de vídeo é o preferido da maioria dos usuários. Por isso, o Facebook dá prioridade na linha do tempo para os vídeos das fanpages.

Não se sabe até quando o algoritmo da rede social irá priorizar esse tipo de postagem, então agora é o momento de investir nesse meio de comunicação.

Produza vídeos curtos, entre 1 e 3 min, contendo informações sobre os seus serviços prestados, novidades da sua área e dicas rápidas relacionadas ao seu nicho de negócio.

Duas dicas são importantes de serem seguidas. Primeiro, certifique-se de que os 5 primeiros segundos dos vídeos são interessantes, pois a atenção dos usuários é muito limitada, então sua atenção deve ser conquistada logo no início.

A segunda dica relacionada a vídeos é seguinte, muitas pessoas postam seus vídeos no youtube e depois colam o link no facebook, porém atualmente, o facebook dá muito mais relevância para os vídeos postados diretamente no facebook.

Criar vídeos no youtube é essencial, porém lembre-se de postá-los diretamente no facebook também, e não apenas colar o link do youtube.

Anuncie no Facebook Ads

Nossa última dica de marketing de facebook para autônomos é para aproveitar a plataforma de anúncios do próprio Facebook para aumentar o número de seguidores, e, por consequência, de clientes.

Impulsione algumas postagens de conteúdo e teste o engajamento. Depois, aumente o orçamento daquelas que tiveram maior interação, e diminua aos poucos o orçamento daquelas que não deram muito resultado.

Use também o gerenciador de anúncios criando campanhas para divulgar diretamente os seus serviços como autônomo para o seu público de forma segmentada, atraindo cliques somente de pessoas interessadas nas soluções que você tem a oferecer.

Mas tenha muito cuidado e não compre Likes na página de forma direta, pois senão sua página estará infestada de pessoas que não tem interesse em seu produto. Sua abordagem deve ser diferente.

Preocupe-se com os interesses de seus possíveis clientes, entenda sua mentalidade e faça postagens que sejam úteis e atratativas para eles, desta forma, o engajamento será maior e seu dinheiro investido em impulsionamentos será melhor gasto.

Esperamos que nossas dicas de marketing no facebook para autônomos tenham sido úteis para vocês amigos empreendedores.

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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