Minha Empresa Vai Funcionar Nas Eleições, e Agora?

Dicas para empresas que abrem no dia da eleição 3 dicas rápidas para evitar complicações
Renan Lopes - 29/09/2016

Uma dúvida muito comum principalmente entre os autônomos, empreendedores e micro-empresas é: Minha empresa vai funcionar nas eleições, e agora?
Esta pergunta ocorre frequentemente pois diversas empresas e empreendimentos, principalmente no setor do comércio, funcionam normalmente mesmo quando as eleições caem em um domingo. Por isto separamos algumas dicas para que você fique preparado e evite dores de cabeça para seu negócio.


1# Nada de bebidas alcoólicas

Se você é comerciante e costuma vender cervejas, destilados e etc, saiba que em dias de eleição o comércio de tais produtos é proibido em diversos estados do Brasil. Oriente seus funcionários o quanto antes para que seu negócio não seja multado.


2# Votação dos Colaboradores

Se sua empresa vai funcionar nas eleições, você deverá se organizar de forma a conceder o tempo necessário para que seu funcionário eleitor possa ir votar tranquilamente no dia da eleição. Este horário em que o colaborador ficou fora da empresa para votar, não poderá ser descontado de sua folha de pagamento e é muito importante respeitar este direito para não cair em complicações. Nos casos em que seu funcionário foi convocado para trabalhar como mesário, ele terá direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado, mas lembre-se de solicitar o comprovante.


3# Propagandas políticas

No dia da eleição é proibido divulgar o seu candidato favorito, incluindo panfletos, caixas de som e até mesmo discursos em voz alta. Também é importante supervisionar os colaboradores e clientes de seu estabelecimento para garantir que estão respeitando as limitações impostas pela lei. Fique de olho pois a multa é alta.

Se sua empresa vai funcionar nas eleições, muita atenção nas dicas acima, principalmente na número 3.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente