O que é Pró-Labore e Como Calcular

O que é Pró-Labore e como calcular
Renan Lopes - 17/04/2017

Calcular o Pró-Labore (salário fixo de um sócio) pode parecer uma tarefa difícil e que muitas vezes pode inclusive mexer com o ego dos envolvidos.

Embora vários empreendedores achem que não ter salário é uma ajuda para encaminhar a empresa para a frente, essa ideia é errônea. Nesse artigo estaremos explorando a importância do pró-labore para a empresa, e a razão pela qual deverá definir um salário já!

O que é pró-labore? Porque é importante para a empresa?

Existem duas formas de retirar dinheiro da empresa, isto no que toca às pequenas e médias empresas. Ou os sócios recebem um salário, tal como outro funcionário qualquer (pró-labore), ou então se dividem os lucros da empresa por todos os sócios.

Vejamos as duas situações em maior detalhe.

Pró-labore

Aqui o sócio recebe um salário, o qual é atribuído de acordo com as funções desempenhadas na empresa. Ou seja, estamos pagando a uma pessoa pelo trabalho que ela está desempenhando na firma.

Neste caso, se um dos sócios não desempenha qualquer função dentro da empresa, não teria direito a nenhum salário, e a ele apenas caberia a sua parte na divisão dos lucros da empresa.

Divisão de lucros

Neste caso estamos falando do dinheiro que sobra depois de pagar todas as despesas, custos e impostos. Esta divisão de lucros é feita, regra geral, no final de períodos mais alargados (seis meses, um ano).

No caso de a empresa não obter lucros, ou apresentar prejuízo, nenhuma divisão de lucros é permitida até que todas as dívidas sejam pagas.

Normalmente, as empresas que ainda estão a começar, e que ainda se encontram em fase de crescimento, também evitam fazer a distribuição dos lucros. Estes lucros são usados, nesta situação, para reinvestir na empresa, de forma a ampliar o negócio.

Mas por que é tão importante definir um pró-labore?

Existem vários motivos para que defina um pró-labore, mas a razão mais importante é para não enganar a sua própria empresa.

A verdade é que quando os sócios não têm definido um salário, a empresa acaba por ser enganada pois está mascarando um custo potencial. Por exemplo, se um dos sócios adoecer e precisar se afastar por um tempo, vocês provavelmente precisarão de uma pessoa para substituí-lo.

Se o sócio não havia um salário definido e sendo pago, provavelmente sua empresa vai ser pega de surpresa na hora de pagar o salário deste funcionário que veio para remediar a situação. É um custo que não havia sido previsto e estava sendo mascarado ao longo do tempo.

Parece difícil? Mas não é!

Outro é exemplo da importância de se calcular o pró-labore, é na hora de fazer o orçamento de um projeto em que os sócios estarão envolvidos. Como os valores do pró-labore não foram definidos, ficará difícil levantar com exatidão o preço de custo do projeto, pois não está claro quanto que cada sócio receber por hora.

O que acontece é que, quando você ignora esse custo, apenas retirando algum dinheiro quando a empresa tem alguma folga no fundo de caixa, faz com que toda a contabilidade da empresa fique bagunçada, além de nunca saber ao certo quanto deverá cobrar por um determinado projeto a que se está candidatando.

É importante definir este valor, mesmo que vocês não irão de fato pagá-los aos sócios no início da empresa. Ter as funções e os possíveis valores não só irão ajudar a precificar os projetos, mas evitarão brigas e desentendimentos futuros.

Como definir o pró-labore?

Mas como saber qual é o valor ideal? Como saber se o salário pago é o justo? Vamos aprender a calcular o pró-labore em quatro passos.

  1. Defina as funções que o sócio vai desempenhar dentro da empresa.
  2. Defina por quantas horas aproximadas ele vai trabalhar por mês em cada função
  3. Faça uma pesquisa uma pesquisa de mercado, e veja a média salarial de um funcionário que possa desempenha as mesmas funções, ou funções similares.
  4. Com base nas médias salariais e nas horas que serão trabalhadas, calcule o valor do pró-labore

A metodologia acima é uma forma simples, justa e objetiva de se efetuar o cálculo. Algumas vezes é comum um dos sócios supervalorizarem o seu próprio trabalho, e quando isto acontecer, um cálculo justo e conciso pode ajudar a resolver esta situação;

Lembre que sem um pró-labore definido a sua empresa não saberá calcular os seus custos reais, o que poderá afetar, em muito, o sucesso de sua empresa.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente