Qual a Importância do Networking Para Empreendedores

Qual a Importância do Networking Para Empreendedores
Renan Lopes - 04/12/2017

Qualquer empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos boa. Não falamos numa rede de relacionamentos extensa, mas com qualidade.

Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio.

O que é networking?

Networking é o ato de manter contato com outros profissionais na Internet. O networking não é apenas adicionar o mundo todo na sua conta de Facebook ou LinkedIn, nem tampouco distribuir os seus cartões de visita para todo o mundo.

Não se trata apenas de conseguir um grande número de interações, trata-se de desenvolver e gerenciar uma rede de contatos profissionais de forma efetiva. Devemos escutar as pessoas e focar toda a nossa atenção naquelas que nós entendemos que poderemos ter um potencial relacionamento.

Aqui incluímos parceiros de negócios, fornecedores, funcionários e sócios.

Assim podemos dizer que networking indica a nossa capacidade de estabelecer rede de contatos, ou estabelecer uma conexão com alguém, ou algo. É esta rede de contatos que suporta a empresa. Nela existe partilha de informações e serviços entre as pessoas que têm interesses em comum.

O networking é, assim, o ato de conhecer as pessoas certas, as quais nos podem fazer uma indicação ou dar uma referência. Além de fazer contatos novos, o networking consiste também em saber manter os contatos que já temos.

Como fazer um bom networking

A longevidade da nossa rede de contatos está dependente da qualidade das conexões que estabelecemos. Para isso devemos buscar envolvimento com novas pessoas, e não só se manter com os grupos já conhecidos.

Para tal deve fazer perguntas sobre a pessoa com quem está a se conetar, e não falar de si mesmo, ou do seu negócio. Deve demonstrar interesse no que a outra pessoa tem para lhe dizer, e deve construir uma conversa de mútuo interesse, de forma a que consiga entender oportunidades de crescimento para a sua empresa que poderá aproveitar no futuro.

Para que o contato se mantenha vivo, é importante que tenha uma comunicação recorrente. Poderá fazer isso enviando um lembrete de aniversário, ou enviando um artigo que acrescente algo à vossa relação.

Por que o networking é importante para o negócio?

Manter uma rede de contatos efetiva, onde a comunicação é constante e produtiva, além de lhe abrir oportunidades de negócio, pode trazer boas parcerias profissionais, por exemplo.

Além disso, e o mais importante, existe uma troca de conhecimentos pessoais, e essa troca pode ser bastante enriquecedora, especialmente quando o relacionamento é algo autêntico. Assim, o networking transcende a esfera empresarial. Em outros momentos da sua vida podem ser muito úteis também.

No caso em particular dos empreendedores, o networking se mostra muito importante para que o negócio cresça. Mais do que isso, é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum. E nós sabemos o quanto as amizades são importantes no mundo empresarial.

Assim sendo, é muito importante que cultive conexões genuínas. São exatamente essas conexões que ampliam a sua rede de contatos de forma bem espontânea, pois ela cresce na medida em que o seu negócio, e você mesmo, causa boa impressão, gerando referenciados.

Ao trabalhar no networking o nosso capital social fica cada vez mais valioso. Cada vez mais pessoas certas vêm integrando a sua rede de contatos. Isso irá expandir a sua capacidade de construir relacionamentos pessoais e profissionais sólidos.

Como vê, o networking é uma ferramenta muito importante na vida de todas as pessoas,mas especialmente na vida dos empreendedores. Estimule o networking e expanda o seu negócio! Lembre, não se trata de quantidade, mas de qualidade! Pessoas certas valem mais do que todas as pessoas do mundo!

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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