Sobrevivendo ao Primeiro Ano de Sua Empresa

Sobrevivendo ao Primeiro Ano de Sua Empresa Confira as dicas abaixo
Paulo Meloto - 21/03/2017

Saber como sobreviver ao primeiro ano de sua empresa não é tarefa fácil. Afinal de contas, é sabido que os dois primeiros anos são os mais complicados, especialmente o primeiro ano. Por essa mesma razão vamos passar um guia completo onde poderá saber como ultrapassar as grandes dificuldades deste 1º ano.

Sem dúvida, os primeiros doze meses são cruciais para que consiga sobreviver num mercado que é tão feroz. Na verdade, aproximadamente 40% das empresas entra em falência antes mesmo de chegar ao final do primeiro ano de atividade.

Isto acontece devido a vários fatores, entre eles erros graves de planejamento estratégico, dificuldades de tesouraria, falta de capital de giro ou até mesmo altas expectativas que não se cumprem.

  1. Muita burocracia
  2. Alta carga tributária
  3. Falta de clientes
  4. Mão de obra escassa, ou muito cara
  5. Concorrência

Mas e então, como sobreviver a esta difícil fase? Veja como ultrapassar essas dificuldades, e garanta a sua posição no mercado.

Como sobreviver ao primeiro ano de sua empresa

Antes de saber como sobreviver ao primeiro ano de sua empresa, é importante ter em mente que muito dificilmente o primeiro ano é rentável, e a luta aqui é manter seu negócio aberto.

Passando esta etapa inicial, será capaz de avaliar, no decorrer do segundo ano de atividade, se o negócio é rentável, ou se pelo contrário, não vale a pena continuar.

Vejamos agora algumas dicas para sobreviver neste início tão difícil para os empreendedores.

PLANEJAMENTO

A falta de planejamento é uma das grandes razões para uma empresa não ser bem sucedida nos primeiros doze meses. Por isso é crucial que tenha um plano muito bem alinhado. Com o plano garante que nada é esquecido.

No entanto, lembre-se que não deve ser rígido ao ponto de só seguir o plano. Às vezes as circunstâncias pedem uma mudança estratégica do plano inicial, e algumas oportunidades poderão fazer com tenha de se "desligar" do plano inicialmente traçado.

CAPITAL

Outro dos motivos que leva uma empresa à falência é a falta de capital. Dessa forma, deve certificar-se que a sua capacidade financeira é estável, e que garante a sobrevivência do seu negócio, pelo menos, por um ano.

Tenha um grande controle sobre os gastos, uma estrutura de gastos boa. Lembre-se que o desespero face às dificuldades financeiras faz com que os empreendedores tentem de tudo para ganhar algum dinheiro, e isso só fará perder o rumo de seu negócio.

CONHECIMENTO DO MERCADO

Melhorar nossas chances de permanecer com as portas abertas implicam em um conhecimento mais aprofundado do mercado e do público-alvo. Só tendo um bom conhecimento do mercado poderemos obter bons resultados.

É imprescindível que faça um acompanhamento dos comportamentos dos consumidores, pois é isso que indicará quais os produtos que eles estão buscando.

Lembre-se que o início permite que faça mais mudanças, então deve aproveitar para isso mesmo.

CONCORRÊNCIA

Faça um acompanhamento dos seus concorrentes. É importante que você os conheça, pois, acredite ou não, poderão dar uma grande ajuda. Entenda o que eles estão fazendo de errado, e encontre aí uma oportunidade para crescer.

FORNECEDORES

Outra das dicas importante está relacionada aos fornecedores. Procure sempre por diversas opções mesmo que não for comprar inicialmente de todos, ter mais de um fornecedor em sua lista é importante para conseguir negociar os preços ou para cubrir um possível furo na cadeia de entrega.

Lembre-se que para conseguir vender bem, é necessário que tenha uma boa margem de lucro. E essa margem vai buscá-la precisamente aos fornecedores.

Siga estas dicas para saber exatamente como agir para conseguir ultrapassar o ano mais complicado de sua empresa, mas não se esqueça também de sempre manter o controle de seus gastos. É muito importante para ter sempre tudo dentro do planejado. Espero que nossas dicas sobre como sobreviver ao primeiro ajudem o seu negócio!

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente