5 Áreas Onde Cortar Custos Em Uma Empresa

5 Áreas Onde Cortar Custos Em Uma Empresa Evite estes custos e economize mais
Paulo Meloto - 13/02/2017

Separamos 5 areas onde cortar custos em uma empresa para ajudar a manter a saúde financeira de seu negócio.

Sabemos que sem dúvidas o crescimento de uma empresa tem relação estreita com a gestão consciente e dinâmica, a qual combina os investimentos e os custos. Este corte de custos com certeza poderão fazer uma grande diferença no final do ano.

A rotina diária de qualquer negócio deveria ter como base o planejamento e a organização. De fato, um dos maiores motivos para o fechamento precoce das empresas reside mesmo na falta de gerenciamento da gestão.

Assim sendo, é de suma importância que as empresas desenvolvam uma consciência dos seus gastos: materiais de escritório, energia elétrica, entre outros.

5 áreas onde cortar custos em uma empresa de forma fácil e eficiente

Obviamente, não podemos sair cortando os gastos em tudo, até porque a empresa poderia entrar em colapso se o fizéssemos. O mis provável é que deixasse de produzir, pois haveria sempre algo faltando. No entanto, existem 5 áreas onde cortar custos em uma empresa que são até saudáveis e amigas do ambiente. Confira!

ENERGIA ELÉTRICA

Uma grande fatia do orçamento mensal de uma empresa vai diretamente para a fatura da energia elétrica. Isso acontece porque há um uso indiscriminado dessa energia. Com apenas algumas atitudes, é possível economizar bastante ao final do mês.

  1. Desligue todos os computadores, aparelhos elétricos e lâmpadas sempre que sair (hora de almoço também)
  2. Faça um maior aproveitamento da luz solar
  3. Luzes das salas vazias e dos corredores deverão estar apagadas
  4. Nunca deixe os aparelhos eletrônicos em stand-by (com a luzinha vermelha, ou hibernando) pois eles continuam consumindo energia
  5. Pondere e modere o uso do ar condicionado (abra as janelas de manhã - além de economizar energia, faz circular o ar nas salas, tornando o ambiente mais respirável e saudável)

FOTOCÓPIAS E IMPRESSORAS

Embora possa parecer um gasto quase irrisório e irrelevante, a verdade é que a maior parte das empresas perdem muito dinheiro exatamente nessa área, e pelo seu mau uso. Por isso ela é uma das mais importantes das 5 áreas onde cortar custos em uma empresa.

  1. Imprima somente o necessário
  2. Estimule os funcionários ao uso de formatos digitais
  3. Se imprimir, faça-o usando os dois lados da folha

COMUNICAÇÕES

Claro que os telefones e a internet são recursos indispensáveis para a sobrevivência de uma empresa, no entanto, ao contrário do que possa pensar, é muito fácil poupar algum dinheiro nessa área.

A primeira coisa a fazer é perceber quais são as suas reais necessidades. Por exemplo: faz mais ligações interurbanas ou locais? Fixos ou móveis? Que velocidade de internet eu realmente preciso?

Assim que tiver respondido a essas perguntas, veja qual o serviço que você, de fato, precisa contratar. Geralmente os planos corporativos são melhores, e usando o CNPJ consegue ainda mais vantagens.

TRIBUTAÇÃO

Por incrível que pareça, uma das 5 áreas onde cortar custos em uma empresa reside precisamente no regime de tributação. De fato, os custos com os impostos e os tributos representa um valor bastante elevado para as empresas.

O problema é que muitas das empresas pagam ainda mais caro por não terem sabido escolher o melhor regime de tributação para a sua empresa.

O ideal é que antes de escolher o regime tributário se contrate uma consultoria especializada.

CAFÉ E COPOS DE ÁGUA

Sabe aquela pausa para o cafezinho? Ela pode estar trazendo sérios prejuízos para a sua empresa. Tanto a água como o café são servidos em copos descartáveis, e se esse é o seu caso, sabe perfeitamente o custo que eles agregam ao final do mês.

Peça aos seus empregados para usarem canecas individuais. Se quiser até pode fornecê-las você mesmo, até porque o valor poupado ao final do mês vai chegar para isso.

Reserve os copinhos descartáveis para os clientes, que obviamente não irão beber da sua caneca!

Cortando custos de forma sistemática e lembre-se de reinvestir e alocar os recursos que sobraram para que sua empresa continue sempre crescendo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente