Aprenda o Que é EBITDA, Como Calcular e Como Montar o Seu

Aprenda o Que é EBITDA, Como Caulcular e Como Montar o Seu
Paulo Meloto - 01/09/2017

Muitos empreendedores se assustam quando leem esta sigla, pois, por ser a abreviatura de uma denominação em inglês, “Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization ”, ou seja, “Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”, ela parece indicar algo mais complicado do que realmente é.

Muitas pessoas, ao abrirem um negócio, e, principalmente devido à inexperiência, não levam em conta os juros de algum empréstimo que terão que fazer no banco, ou algum imposto que vão ter que pagar, e apenas depois de o negócio estar concretizado acabam percebendo o peso que estes custos têm.

Também é comum que as empresas somente levem em conta índices que indicam receita, renda líquida e fluxo de caixa, sem saber que o Ebitda é um dos mais importantes índices utilizados na atualidade, com a capacidade de, inclusive, possibilitar que você se destaque em relação à concorrência.

Neste artigo vamos explicar tudo o que você sempre quis saber sobre o Ebitda, para que você perceba que ele não é assim tão complicado quanto você imagina.

O que é o Ebitda?

O Ebitda é um indicador que é bastante utilizado no mercado de capitais e relatórios financeiros de grandes companhias, além de ser também muito útil para as pequenas empresas.

Ele representa o lucro da empresa sem contabilizar juros, impostos, depreciação e amortização.

Neste momento você deve estar pensando em qual é o motivo de alguém calcular um indicador financeiro que não proporciona o valor do lucro total?

A razão é bastante lógica, pois os valores excluídos não estão relacionados com o negócio principal da sua empresa.

Um exemplo para que você entenda melhor é o de uma empresa que está com as contas no negativo, e que os sócios estão inclusive pensando em fechar as portas, pois acham que não é mais um ramo lucrativo, mas quando resolvem prestar atenção ao Ebitda percebem que o problema está nos juros e não no ramo da atividade.

A partir do momento que estes valores são retirados do cálculo, os efeitos contábeis são eliminados, o que permite que a análise seja realizada com maior foco na produtividade e eficiência de cada empresa.

Os valores estritamente operacionais que o Ebitda considera no seu cálculo permite que a atividade central do negócio seja analisada sem que haja a interferência de fatores externos.

Como ele surgiu?

O Ebitda ficou famoso nos Estados Unidos a partir de 1980 com o crescimento de uma prática chamada “aquisição alavancada”, ou “leverage buyout”, em inglês, que ocorre quando uma empresa é comprada por outra, e, para realizar tal feito, quem adquire utiliza uma vasta quantia de dinheiro emprestado.

Através da exclusão dos fatores contábeis, ficava mais fácil fazer a análise da parte operacional da empresa, e também realizar estudos sobre o desempenho futuro do negócio.

No Brasil, anteriormente ao início da utilização do Ebitda, era comum usar o lucro líquido para as análises, que era convertido em dólares por conta do mercado internacional.

Porém, a partir de 1999, quando houve uma mudança cambial expressiva e o dólar subiu, as empresas passaram a utilizar o Ebitda, que demonstrava que a desvalorização cambial não havia afetado o bom resultado dos negócios.

Qual é a diferença entre Ebit e Ebitda?

A sigla Ebit significa Earnings before interests and taxes e é um pouco diferente do Ebitda, pois não exclui a depreciação e a amortização.

Empresas que possuem muitas despesas com depreciação e amortizações normalmente preferem utilizar o Ebitda, pois estas taxas muitas vezes são as responsáveis por deixá-las no negativo.

Como a diferença entre o Ebit e o Ebitda é muitas vezes sútil, a empresa deve decidir pelo uso de um ou de outro com base na depreciação ou amortização que possui.

Quais as vantagens e desvantagens do Ebitda?

Como nada na vida é perfeito, o Ebitda apresenta vantagens e desvantagens, cabendo a você fazer a melhor análise em relação ao seu negócio, e ver se ele se adequa aos seus objetivos.

1) Vantagens

  1. Ele é excelente para comparar empresas;

Uma das qualidades do Ebitda é que ele é uma excelente ferramenta para que empresas similares possam ser comparadas, pois através da retirada de fatores como impostos, juros, depreciação e amortização, sobram apenas os aspectos operacionais.

  1. Verificar a evolução do Ebitda é fundamental;

Ele é uma ótima maneira de verificar a evolução da empresa nos últimos anos, pois poucos fatores externos interferem diante da utilização do Ebitda, então é fácil verificar se a empresa ganhou mais eficiência no decorrer do tempo.

  1. É um indicador internacional;

Diante da globalização, as empresas precisam de um índice que permita que os investidores estrangeiros possam analisar de maneira mais fácil os relatórios financeiros das empresas brasileiras, então o Ebitda é muito importante nestes casos, já que elimina um dos fatores que mais causam confusões nas relações entre países: os impostos.

2) Desvantagens

  1. Pode passar uma falsa imagem do negócio;

O Ebitda retira do cálculo alguns valores que podem fazer parecer com que o negócio está com as contas no positivo, mas na verdade, ela pode estar no vermelho se contabilizarmos tudo o que o índice exclui, portanto, é preciso utilizar outros indicadores juntamente com ele, para não ter surpresas.

  1. Ele não está livre de manipulações;

Até certo tempo atrás, o Ebitda era tido como um dos índices mais seguros e que não estava sujeito às manipulações, mas tudo mudou quando a Worldcom, um grupo de telecomunicações norte-americano, conseguiu supervalorizar seu Ebitda e, dessa forma, conseguiu que suas ações aumentassem de preço. Após a descoberta, a empresa não resistiu por muito tempo e acabou pedindo falência.

  1. Não é um bom indicador para a liquidez

Caso você precise de um indicador para saber acerca da liquidez de sua empresa, ou seja, como está a capacidade dela em saldar seus compromissos, saiba que o Ebitda é falho neste sentido, pois ele não considera em seus cálculos alguns itens importantes como a estabilidade do fluxo de caixa e necessidade de capital de giro.

Como calcular o Ebitda?

O Ebitda tem um cálculo bastante simples, e, pelo fato de ser um indicador que se foca mais no desempenho da atividade central da empresa, ele utiliza as contas com caráter mais operacional.

Primeiramente você precisa do lucro operacional, presente na Demonstração do Resultado do Exercício, (DRE) pois ele não contabiliza os tributos, o que é fundamental para o Ebitda.

Ao lucro operacional somam-se então as receitas e despesas financeiras, pois elas representam os juros referentes ao pagamento das dívidas e rendimentos de ativos financeiros, que não dizem nenhum respeito às atividades operacionais da empresa.

Após isso, deve-se adicionar os valores correspondentes às amortizações e depreciações, e você obterá o Ebitda.

Será que podemos confiar em projeções baseadas no Ebitda?

O Ebitda continua sendo um dos melhores e mais utilizados indicadores disponíveis atualmente, e você deve fazer uso dele no seu negócio, mas sem abrir mão de outros indicadores também.

Afinal, apesar de possuir muitas vantagens, alguns fatores que faltam neste indicador devem ser buscados em outros, como, por exemplo, a indicação correta da liquidez da empresa.

Portanto, o Ebitda é um excelente indicador e surgiu para possibilitar com que as empresas tenham seus lucros avaliados exclusivamente por sua atividade principal, sem levar em conta qualquer fator externo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente