Como a Soma dos Pequenos Gastos Afetam as Finanças

Como a Soma dos Pequenos Gastos Afetam as Finanças de Sua Empresa
Renan Lopes - 19/07/2017

Para que uma empresa funcione e cumpra o seu papel é preciso, naturalmente, que se faça investimentos e uso de recursos financeiros em diversas atividades. Mas, é necessário que haja muita cautela com os pequenos gastos rotineiros.

Algumas despesas simples como água mineral, papelaria, brindes e conta de energia elétrica podem parecer muito pequenas se analisadas isoladamente. Porém, ao final do mês, todas elas somadas podem resultar em uma quantia considerável de dinheiro gasto.

Entenda melhor como essas pequenas despesas podem representar um gasto considerável na sua empresa e planeje as finanças para economizar mais.

Pequenos gastos que podem ser reduzidos na sua empresa

Os menores gastos em uma empresa que podem ser facilmente reduzidos são, geralmente, os de material de escritório e papelaria.

Para controlar esse tipo de despesa é interessante que se centralize um pequeno estoque de material, de forma que não fique tão disponível para todos. Assim, fica mais fácil controlar o consumo de papel, clipes, grampos, tesouras, canetas e outros materiais.

Dentro de uma mesma sala, não há necessidade de ter materiais de pouco uso em cada mesa, de forma individual. Por exemplo, se a demanda por perfuradores é pequena, não se deve comprar mais de um para uso em um mesmo setor, andar ou até mesmo para empresa toda, dependendo do seu porte.

Com várias pequenas medidas como essa, é possível cortar de 10 a até 50% dos gastos com material de escritório sem prejuízo na rapidez e na qualidade do trabalho das equipes.

O corte de alguns materiais de cozinha também pode significar uma boa economia no final das contas. Substituir água mineral por água filtrada, por exemplo, pode gerar um corte de despesas no valor de algumas centenas de reais, em muitos casos.

Trocar copos descartáveis por xícaras, copos de vidro ou canecas também é uma boa opção para fazer sobrar mais caixa na empresa. Além disso, o meio ambiente também leva vantagem.

Como reduzir pequenos gastos de forma correta

Economizar é ótima maneira de melhorar as finanças da empresa, mas, nem sempre cortar custos de todos os lados ajuda no faturamento líquido.

É preciso que se faça um planejamento cauteloso para que não se retire investimentos essenciais do empreendimento como aqueles que geram vendas ou que motivem os funcionários a produzirem mais.

O certo é listar todos os gastos, mesmo os que parecerem muito pequenos, avaliando qual é o impacto que essas despesas causam e como podem ser reduzidas, caso não sejam indispensáveis.

Convém, também, sempre pensar em alternativas mais baratas e que geram menos consumo, como o compartilhamento de materiais e a possibilidade e aluguel de equipamentos e terceirização de tarefas.

Outra dica muito importante é engajar todos os colaboradores da empresa para que ajudem a reduzir os pequenos gastos do dia a dia. Estimular para que usem a folha de papel dos dois lados, que troquem o post-it de papel pelo virtual e que dividam materiais com os colegas de sala, faz uma grande diferença no final do mês e pode representar uma grande soma de dinheiro no final do ano, que pode ser utilizada para acelerar o crescimento da empresa.

Pode-se, também implantar novas regras de uso dos computadores para reduzir a conta de energia elétrica, como, por exemplo, desligar as luzes e as máquinas durante o horário de almoço e de lanche, principalmente os aparelhos de ar condicionado, que são os maiores consumidores de energia, geralmente.

Deixar de economizar em cada pequena despesa, dia após dia, pode fazer sua receita diminuir consideravelmente. Implante uma boa política de redução de gastos e veja as finanças da sua empresa melhorarem mês após mês. Faça um comparativo com os meses anteriores, veja o quanto de dinheiro sobrou e planeje para usá-lo da melhor forma, investindo no que trará um retorno maior.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente