Como Encontrar o Ponto de Equilíbrio de Sua Empresa

Como Encontrar o Ponto de Equilíbrio de Sua Empresa
Paulo Meloto - 27/12/2017

Se você está no mundo dos negócios já há algum tempo, já deve ter ouvido falar do ponto de equilíbrio, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre como ele pode ser utilizado nas contas da sua empresa.

Em diversas organizações, o ponto de equilíbrio é tema para debates e tomada de decisões mensalmente, ou até mesmo diariamente, tamanha é a sua importância.

Neste artigo vamos explicar em detalhes como funciona o ponto de equilíbrio e como você poderá obter melhores resultados na sua empresa utilizando este índice.

O que é o ponto de equilíbrio?

Ele é um índice importante que determina, dentre outras coisas, quais metas de vendas deverão ser alcançadas pela empresa e se deve ser aumentada a capacidade produtiva.

Através dele fica expressado o exato ponto em que todos os custos financeiros e operacionais estão igualados à receita, ou seja, se a empresa estiver operando acima do ponto de equilíbrio significa que ela está tendo lucro, já se estiver abaixo, prejuízo.

Ao atingir o valor determinado pelo ponto de equilíbrio, a empresa pode “respirar aliviada”, pois terá escapado do prejuízo financeiro, e estará equilibrada economicamente, no chamado “lucro zero”.

O ponto de equilíbrio foi introduzido no mundo dos negócios no século XIX, e desde então seu conceito tem sido alterado e estendido para englobar as mais diversas situações.

Apesar de depois dele terem sido criados diversos outros tipos de ferramentas para auxiliar na tomada de decisão nas entidades, o ponto de equilíbrio continua sendo uma das melhores maneiras de verificar a relação entre custo e receitas.

Diante da competitividade existente no mercado atualmente, é fundamental que seja utilizada uma ferramenta capaz de proporcionar sustentabilidade ao negócio, e os empresários devem se dedicar a entender e aplicar o ponto de equilíbrio sempre que possível.

Elementos envolvidos no cálculo do ponto de equilíbrio

Alguns dos elementos envolvidos no cálculo do ponto de equilíbrio serão explicados a seguir para que haja um melhor entendimento de como funciona este índice.

1) Custos e despesas

Os custos e despesas são fundamentais para o correto entendimento do ponto de equilíbrio, e eles estão divididos em custos e despesas fixas e variáveis.

Lembrando que a diferença entre custos e despesas está ligada a relação que elas possuem com o produto ou serviço final comercializado pela entidade, pois:

  1. Custos – relação direta com o que é comercializado pela empresa
  2. Despesas – Sem elas a produção não é afetada

1.1) Variáveis

Os custos e despesas variáveis se alteram conforme a mudança na produção, ou seja, a matéria prima, por exemplo, vai ser utilizada em maior número quando a fábrica aumentar de capacidade.

1.2) Fixos

Neste caso, o volume de produção não altera estes custos e despesas, como é o exemplo do aluguel, cujo valor não vai se alterar conforme a produção aumente.

2) Margem de Contribuição

A margem de contribuição é uma forma de saber o quanto sobrou de dinheiro da sua empresa no final do mês para arcar com os custos fixos.

Através dela você saberá qual é o valor das vendas que está contribuindo para que sejam pagas as despesas fixas e possa ser obtido lucro.

3) Custos de oportunidade

O custo de oportunidade é um item bastante subjetivo utilizado no cálculo do ponto de equilíbrio econômico e ele se refere as oportunidades perdidas.

Pode parecer confuso de início, mas o exemplo a seguir é bastante elucidativo: imagine que você compra um carro de R$ 50.000,00, então você vai estar com esta quantia imobilizada por um bom tempo, enquanto se fosse investido em uma aplicação financeira, ele estaria rendendo frutos.

Cálculo do ponto de equilíbrio

Existem algumas variações no cálculo do ponto de equilíbrio, e é importante entender cada um deles, pois apesar de representarem o mesmo índice, eles tem enfoques diferentes.

1) Ponto de equilíbrio contábil

Este cálculo do índice é o que é mais conhecido pelos empresários, e, através dele, a soma dos custos e despesas é igualada com as receitas da empresa.

Um dos benefícios de utilizar este método, é que, através dele, você poderá saber a quantia exata de produtos que precisa vender para não ficar no prejuízo.

O cálculo do ponto de equilíbrio contábil é o seguinte:

  1. Ponto de Equilíbrio Contábil = Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição

2) Ponto de equilíbrio financeiro

Neste cálculo não são consideradas a depreciação e a amortização, o que pode ser uma vantagem, já que elas diminuem o lucro, mas não são itens que representem dinheiro que saiu do caixa.

Entretanto, as críticas ao ponto de equilíbrio financeiro também existem, e dizem respeito ao fato de que ele não considera que a empresa possa ter que trocar de máquinas futuramente, por exemplo, o que proporciona um planejamento apenas a curto prazo.

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é o seguinte:

  1. Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e Despesas Fixas – Amortização e Depreciação) / Margem de contribuição

3) Ponto de equilíbrio econômico

O ponto de equilíbrio econômico se diferencia em relação aos outros tipos, pois é adicionado ao seu cálculo o custo de oportunidade, que é uma correção monetária.

O cálculo do ponto de equilíbrio econômico é o seguinte:

  1. Ponto de Equilíbrio Econômico = (Custos e Despesas Fixas + Custos de Oportunidade) / Margem de Contribuição

Quais são as limitações do ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio possui diversas limitações, e, por isso, antes de utilizá-lo, vale a pena saber quais são elas.

1) Somente funciona no planejamento de curto prazo

Os itens envolvidos no cálculo no ponto de equilíbrio variam com muita facilidade, e, quando isso ocorre, ele deve ser recalculado.

Por isso, qualquer planejamento envolvendo o ponto de equilíbrio deve ser realizado no curto prazo.

2) Impossibilidade da análise de vários produtos

Por conta de ser um cálculo que somente considera uma margem de contribuição, somente é possível agregar ao ponto de equilíbrio produtos que tenham a mesma margem.

Existem maneiras de adaptar a fórmula de ponto de equilíbrio através de proporções, mas isso não diminui o caráter limitante deste quesito, já que isto terá que ser considerado para os próximos meses também, e as proporções podem se alterar no decorrer dos meses.

Quais são os benefícios do ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio apresenta diversos benefícios, dentre eles:

  1. Possibilita descobrir quantas unidades de produto precisam ser vendidas para atingir o lucro

Uma das vantagens mais buscadas pelos empresários ao utilizar o ponto de equilíbrio é o fato de ele fornecer a informação sobre quantas unidades de produtos precisam ser vendidas para atingir o lucro.

Esta informação é importante para que o empresário saiba em que patamar de vendas precisa chegar para não ter prejuízo.

  1. É muito importante para o planejamento da empresa

O ponto de equilíbrio é uma das mais importantes ferramentas para que haja o planejamento financeiro do negócio, pois ele auxilia na estipulação de preços, dentre outras decisões fundamentais para o futuro da entidade.

Ele também possibilita que sejam criados cenários em relação ao futuro, e que sejam colocadas diferentes hipóteses de preços e vendas.

Portanto, o ponto de equilíbrio é uma importante ferramenta e deve ser utilizada pelos empresários sempre que possível, pois ela possibilita que os sócios saibam a realidade da empresa e quanto precisam vender para estar em equilíbrio com suas despesas e custos.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente