Como Funciona o Tesouro Direto

Como funciona o tesouro direto Conheça o básico sobre tesouro direto
Paulo Meloto - 09/01/2017

Para saber como funciona o Tesouro Direto, preparamos este rápido post que servirá como uma guia básico para que você possa se familizar um pouco com este método de investimento tão famoso e seguro.

Este investimento não significa um ativo financeiro em si, pois você não vai investir no tesouro direto, mas sim nos títulos públicos, os quais atualmente são considerados bastante seguros. Se você possui interesse em saber como funciona o tesouro direto continue lendo que vai entender.

O Tesouro Nacional é uma área do Governo que gera os títulos públicos federais. No ano de 2002 foi criado através de uma parceria com a CBLC, o tesouro direto, que é uma plataforma de compra e venda desses títulos públicos para algumas pessoas físicas através da internet.

Eles são simples e possuem um risco considerado baixo e também o custo mínimo. Uma corretora vai fazer a ligação entre o sistema do tesouro direto com o investidor interessado.

Acompanhe como tudo isso funciona e descubra quais as vantagens nesse tipo de investimento, a rentabilidade pode ser bastante alta em alguns casos.

Mas afinal, como funciona o tesouro direto?

Mas antes de você comprar um título é preciso que seja transferido seus recursos para a corretora, que fica responsável pelo pagamento de toda operação.

Logo em seguida o título fica guardado na CBLC, em uma conta criada no nome do investidor.

Esse tesouro direto fornece diariamente uma tabela que contem os títulos públicos que estão disponíveis para venda e podem ser comprados pelo investidor.

Nessa tabela também consta a identificação do título, a data de vencimento, e por último o preço unitário com a taxa.

Mas de uma maneira parecida com às ações, os títulos públicos possuem um preço unitário. Só que, para que seja facilitado o investimento de quantias menores, são permitida as negociações de algumas frações de até 0,2 títulos.

A liquidez

Os títulos públicos que são disponíveis no Tesouro Direto dispõem de uma liquidez diária desde o ano de 2015. Mas se você precisar resgatar a quantia que foi aplicada antes da data de vencimento, o Tesouro Nacional te garante toda recompra do papel, de acordo com os preços de mercado.

Quando os títulos chegam ao vencimento, o dinheiro vai ser depositado automaticamente na sua conta na corretora, e você vai receber um e-mail. Você pode optar por reinvestir esse dinheiro para que continue se beneficiando da multiplicação dos juros.

Custos

O investimento em títulos públicos através do Tesouro Direto também possui duas taxas, uma é a BM&FBovespa cobra que é a taxa de 0,30% ao ano sobre o valor do título, um percentual referente aos serviços de guarda dos papéis; e a outra as corretoras podem ou não cobrar um valo dos investidores para todas as operações com títulos públicos.

Tributação

A tributação desses títulos públicos vai diminuindo de acordo com o aumento do prazo e incide somente na venda ou vencimento do título.

O investidor não vai precisar se preocupar em relação ao recolhimento dos impostos, pois isso é feito de forma automática pela corretora, porém ele deve sempre buscar títulos que tenham os prazos mais longos possíveis e que atendam suas necessidades.

Alguns títulos que são oferecidos no tesouro direto

Estão disponíveis três modalidades de títulos públicos:

  1. Tesouro Selic

Possui a menor volatilidade entre os títulos, e é indicado para o investidor mais conservador e para quem está necessitando de liquidez, caso aconteça uma emergência, vai ser possível resgatar os recursos que foram aplicados antes do vencimento.

  1. Tesouro Prefixado

Esse título tem uma característica que é saber quanto poderá ser ganho no instante da compra, podendo ser ótima opção para quem quer manter o dinheiro aplicado até o vencimento.

Mas não importa o que vai acontecer na economia, pois você vai receber o rendimento pactuado.

  1. Tesouro IPCA+

Os títulos que são indexados ao IPCA vão garantir a chamada rentabilidade real, que é que um retorno acima da inflação. Se você mantiver o papel até o dia do vencimento, vai receber a variação do índice no período juntamente com uma taxa de retorno que é conhecida no momento de compra do título.

É dessa maneira que funciona o tesouro direto, uma forma de investir seu dinheiro que está sendo bastante utilizada atualmente.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente