Como Saber Se Minha Empresa Precisa de Um Contador

Como Saber Se Minha Empresa Precisa de Um Contador
Renan Lopes - 30/06/2017

Diante da concorrência vivenciada pelas micro e pequenas empresas atualmente, as entidades tem que se utilizar de todas as “armas” para conseguirem manter-se no mercado de forma competitiva, e muitas vezes para economizar, acabam não dando muita importância para os aspectos legais e administrativos.

Boa parte das micro e pequenas empresas vão à falência já no primeiro ano, principalmente devido à falta de um Controle Financeiro eficiente, e ter problemas com a receita ou com o governo logo no início não ajuda.

É comum que alguns empreendedores procurem os serviços contábeis, não somente para tratar das questões fiscais, mas também dos aspectos estratégicos e também relacionados a gestão.

Quem precisa de um Contador?

Toda empresa, com exceção do Microempreendedor Individual (Mei), precisa ter uma escrituração contábil, pois através dela será possível:

  1. Atingir os fins gerenciais;
  2. Ter um melhor planejamento;
  3. Auxiliar os gestores na tomada de decisão;

O Código Civil determina, no artigo 1179, que independente do porte econômico da empresa, a manutenção da escritura contábil é necessária.

É a credibilidade do seu negócio que está em jogo, pois caso precise de qualquer investimento e seu negócio não tenha o planejamento adequado, será muito difícil consegui-lo.

E o microempreendedor Individual, precisa de um contador?

O enquadramento como Microempreendedor Individual visou facilitar a vida dos empreendedores, para que eles saíssem da informalidade através de uma contabilidade mais simplificada e acessível.

Para estar enquadrado nesta categoria o empreendedor pode ter faturamento de até 60 mil reais por ano.

O Microempreendedor Individual não é obrigado a ter um contador, o que significa que ele pode emitir suas próprias guias e fazer seus próprios relatórios contábeis sem o apoio técnico de um profissional.

Só que a ausência de planejamento por parte de um profissional da área contábil pode prejudicar o negócio de forma irreversível, pois o profissional da área tem a experiência necessária para enxergar possibilidades e estratégias para a empresa.

O profissional está acostumado a trabalhar com as mutações e evolução patrimonial da empresa, e fornece informações importantes para o crescimento da entidade.

Muitas coisas ficam comprometidas quando a empresa não tem um contador, inclusive conseguir empréstimos no banco, que dificilmente são concedidos para quem não possui uma organização financeira eficiente.

Além disso, se sua receita extrapolar os 60 mil anuais, você perderá o enquadramento como microempreendedor individual, e a legislação é bastante rígida neste sentido.

Caso você decida fazer a contabilidade do seu negócio sozinho, eventuais erros que ocorram podem sair muito caros para sua empresa.

Você pode terceirizar o serviço de contabilidade

Você tanto pode ter uma equipe de contadores, ou pode terceirizar os serviços de contabilidade, o que possibilita com que se foque mais no seu negócio.

Normalmente, para micro e pequenas empresas, o que vale mais a pena é terceirizar a contabilidade, assim não há a necessidade de ter que arcar com o salário de um profissional permanente. Para ter uma noção por cima dos valores, confira Quanto Custa Um Contador.

Além disso, também não é preciso arcar com outras despesas como pagar cursos para os funcionários, por exemplo, pois sendo terceirizado quem arca com a reciclagem do contador é a empresa prestadora do serviço.

Outra vantagem da terceirização é que seu negócio será auxiliado por uma equipe de profissionais habilitados, ao invés de apenas um funcionário da sua empresa.

Portanto, a sua empresa precisa de um contador, pois qualquer negócio que queira ser reconhecido e que deseje crescer deve ter profissionais qualificados da contabilidade para auxiliarem não só na área fiscal, mas também no fornecimento de informações gerenciais.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente