Como Um Sistema Financeiro Ajuda a Economizar Dinheiro

Como Um Sistema Financeiro Ajuda a Economizar Dinheiro Confira abaixo
Paulo Meloto - 28/03/2017

Qualquer negócio exige mais do que o simples gostar da profissão, e de lidar com os clientes. Sem dúvida, saber organizar as finanças do seu negócio é primordial. Mas até que ponto é benéfico? Por que se organizar com um sistema financeiro ajuda a economizar dinheiro? É isso que veremos já a seguir.

Fazer uma boa administração pode querer significar a sustentabilidade de um negócio, e por isso mesmo devemos ter sempre em mente a necessidade de fazer uma boa organização, gerindo bem o sistema financeiro.

Além disso, ter uma boa organização com um sistema de contas a pagar, vai permiter que você observe diversas métricas de sua empresa, lhe auxliando na redução de custos e a manter a saudável as finanças de sua empresa.

A Organização Requer Comprometimento

Ter uma organização financeira feita à mão, em papel, é melhor do que não ter nenhuma, mas a verdade é que requer muito espaço físico, e muito tempo, quer fazendo, quer organizando depois.

A tecnologia veio facilitar um pouco a vida dos empreendedores, especialmente quando criaram os sistemas ERP. Estes sistemas permitem que faça a integração do processo e de vários fluxos, indo desde filiais a departamentos.

Para os empreendedores, esta se torna uma vantagem enorme, pois permite que tenha uma visão bem mais ampla dos resultados obtidos.

Isto permite que as atividades feitas por cada um dos colaboradores possa ser avaliada, tendo um maior controle no que toca aos benefícios a serem pagos.

Além disso, torna bem mais fácil a troca de informações entre o faturamento e as vendas. Isto porque permite que se organizem cálculos, e que se iniciem os processos num tempo bem inferior.

Por exemplo, o próprio software se encarrega de extrair os dados incluídos em cada fluxo, e faz chegar um relatório pronto, onde estão todos os dados da empresa.

Assim sendo, como consegue economizar bastante tempo, o sistema financeiro ajuda a economizar dinheiro também, tendo em conta que o liberta para outras funções.

Outra vantagem é que consegue organizar o centro de custos de uma forma muito mais simples e prática. Consegue ver quanto gastou, quanto foi a receita, quantas despesas tem em todos os setores, sem que precise fazer uma aglomeração dos dados por si mesmo.

Também terá disponível todos os dados dos seus clientes ( presente nos módulos CRM), desde históricos de pagamentos, a histórico de pedidos, gostos, e até preferências.

Mas as vantagens não se ficam por aqui! No que toca à gestão de sua empresa, uma solução online pode ajudar em diversos pontos, como por exemplo:

  1. Controle de caixa - Permite ter a informação reunida num único local, o qual é acessível apenas pelas pessoas que necessitam dessa informação.
  2. Contas para pagar - Uma das razões pela qual o sistema financeiro ajuda a economizar dinheiro é ter uma organização de todas as contas a pagar, por categoria, por data.
  3. Cadastro de clientes - O fato de ter o cadastro de todos os clientes, tendo a informação informatizada, desde contatos, vendas, e contratos, faz com que tenha um controle efetivo dos clientes, assim como dos potenciais clientes.
  4. Controle de estoque - Os empreendedores sabem exatamente quanto tempo perdem fazendo planilhas de controle de estoque. Tendo um sistema de gestão faz com que se armazenem apenas as quantidades mínimas de cada um dos produtos, tendo em conta a demanda que ele tem. Isso faz com que gastos desnecessários sejam evitados.
  5. Rrelatórios automáticos - Os relatórios gerenciais são fundamentais para tomar uma decisão acertada, e com confiança. Quando temos os relatórios sistematizados, com a ajuda de softwares para o efeito, todo o processo é agilizado.

Se você se interessou pelo assunto e está pensando em adotar uma solução simples e ágil para ajudar a sua empresa a ter mais sucesso no longo prazo, confira o nosso Sistema Soma - Contas a Pagar e Receber Online

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente