Diante da imensa competição para fechar negócios, vender produtos e serviços, você e sua empresa precisam ser gingantes e provar que o seu orçamento é o perfeito para o cliente.
Um mundo comercial desafiador! Onde os consumidores, a cada dia, são mais detalhistas e exigentes, definitivamente é para os fortes.
Não importa o tamanho de sua empresa, você precisa caprichar e montar orçamentos realmente com diferenciais que preencham as necessidades dos clientes, mas que vão além, se possível que escute um sonoro Uau!
Por isso, preparamos 5 dicas estupendas para criar e controlar os orçamentos que enviou para seus amados futuros clientes.
#1 Não perca o foco
Valorize tudo o que oferece em relação ao produto, descreva-o com entusiasmo e eleve os pontos fortes.
Da mesma forma em relação ao serviço que vai entregar junto com o produto.
É a velha história do vendedor de peixe:
Você antes de qualquer outra pessoa no mundo deve confiar no que está oferecendo.
Principalmente em relação:
- A qualidade;
- Durabilidade;
- Utilidade;
#2 Mostre o que você realmente sabe sobre o produto
Ser especialista no que está oferecendo é um ponto a mais para você.
E isso o cliente percebe imediatamente, por isso, precisa saber tudo sobre o que está oferecendo, em relação a tecnologia, modo de uso, possíveis danos, composição, etc.
Escreva o orçamento com didática apurada que garanta a certeza de que o cliente está entendendo você, da mesma forma que se necessitar falar sobre o produto, escolha as melhores palavras.
#3 Mostre profissionalismo
Mesmo que sua empresa seja pequena, ou até mesmo caso você seja um freelancer e trabalhe em casa, sempre mostre profissionalismo na hora fazer uma cotação e montar um orçamento.
Procure entregar orçamentos por escrito (impressos ou por e-mail). Sempre escreva de forma limpa, suscinta e organize as informações de forma clara e objetiva.
Nunca esteja mal vestido, mas também não exagere. Ternos e gravatas nem sempre são a melhor opção. Algumas vezes, uma vestimenta mais formal pode assustar seu cliente, caso não faça sentido para seu público alvo ou ramo de atuação.
Uma dica é escolher um estilo que seja parecido com aquele utilizado por seu cliente ou então um estilo o qual as pessoas associam aos profissionais de seu ramo.
Estes pequenos detalhes, mostram que você se importa com seu trabalho e gera mais confiança em você.
#4 Ofereça a cura para as dores do seu cliente
Os clientes querem benefícios, e na maioria das vezes antes de preço.
Querem que seus problemas sejam resolvidos, por que problema é problema, eles atrasam suas projeções e produções, travam o crescimento.
E esse é o canal que você deve explorar ao elaborar seu orçamento.
#5 Seja esclarecedor
Não se limite apenas em oferecer o básico quando elaborar o orçamento.
Faça a descrição completa de cada item, por exemplo, detalhes como cor do produto, modo de uso, embalagem, como o cliente vai receber, como poderá pagar e tudo o mais para que e vida dele seja simplificada.
O seu orçamento deve ser do tipo sintático e objetivo, que o cliente só tenha que clicar e receber na portaria.
#6 Evite brigar por preço
Valor é valor, preço é detalhe!
Se você está convicto que tem o melhor produto do mundo, sabe tudo sobre ele, tem certeza que ele vai resolver o problema do seu cliente.
Preço é questão de ajuste, não que você deva ser rígido, inflexível, ou subestimar a concorrência, mas aceitar o jogo do cliente nem sempre é interessante.
Não baixe o preço apenas para fechar o negócio e trabalhar no prejuízo.
Orçamento enviado, mantenha controle acirrado
A tecnologia é tudo de bom para controlar o envio e o estágio de avaliação dos seus orçamentos.
A ferramenta Right inbox for Gmail, é muito útil para controlar os orçamentos por e-mail, pois:
- Ele agenda o melhor horário para envio o e-mail com o orçamento;
- Comunica a você sobre a remessa;
- Lembra em determinado período sobre o e-mail que enviou para o cliente;
As agendas virtuais também ajudam a controlar a remessa do orçamento e você poderá programa-las para lembrar a você quando deverá entrar em contato com o cliente para saber se o orçamento foi avaliado.
A tradicional e boa agenda física também poderá ajudar manter o controle.
Dica importante!
Ao enviar o orçamento informe-se qual é o tempo que a empresa necessita para fazer a avaliação.
Priorize o e-mail para manter o contato com o cliente, é mais produtivo.
Você poderá usar o telefone para checar o estágio da avaliação do seu orçamento, utilize com moderação e quando necessário.
#7 Organize-se para não trabalhar de graça
No início de nossa empresa, como geralmente não temos um histórico muito grande de trabalhamos realizados, é comum darmos o preço do produto final ou serviço baseado nos concorrentes e também no achismo.
Isto pode ser um erro fatal para seu negócio. Cada empresa e cada autônomos tem um fluxo de caixa diferente do seu.
Talvez seu concorrente cobre mais barato pois o serviço é de má qualidade ou com componentes de terceira linha, ou talvez seu concorrente cobre mais caro pois agrega muito valor e despreende muito tempo com o cliente final.
Da mesma forma que os concorrentes fazem, você deve dar um preço que seja lucrativo para você e ao mesmo tempo realista para o mercado, e a melhor forma de fazer isto é Organizar as Finanças de sua Empresa.
Ao saber com detalhes quais são os gastos mensais e seus custos operacionais, você poderá determinar com exatidão qual o valor mínimo você deverá ganhar por mês para sair do prejuízo e começar a ter lucro.
A atividade de controlar as receitas e despesas vai lhe ajudar em muito nesta tarefa essencial de precificação de seus produtos ou serviços.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.
Participe e Comente