Escolhendo Um Banco e Cartão de Crédito Para Micro Empresas

Como Escolher Um Banco e o Cartão de Crédito Para Micro Empresas
Paulo Meloto - 15/07/2017

Para que um empreendimento seja bem sucedido, não basta olhar para o planejamento da empresa, com suas metas e objetivos, mas devemos também olhar para aspectos mais práticos, que podem mesmo fazer uma grande diferença nos resultados finais da nossa empresa.

De fato, uma das coisas mais importantes para um bom gerenciamento de uma empresa passa por escolher a melhor conta empresarial. A conta empresarial é registrada com o CNPJ, e também com a razão social. Dessa forma, torna-se importante que tenha uma conta exclusivamente para administrar o dinheiro que entra diariamente no caixa da sua empresa.

Como escolher o melhor banco para micro e pequenas empresas

Quase todos os bancos funcionam da mesma forma em todo o país. No entanto, cada uma tem as suas especificidades, assim como você as tem.

Dessa forma, quando estiver buscando o melhor banco para abrir a sua conta empresarial, procure uma agência que fique perto da sede da sua empresa, e considere a hipótese de abrir a sua conta empresarial no mesmo banco, ou agência, da sua conta pessoal. Isso poderá trazer algumas vantagens na hora de negociar, porque eles já o conhecem, e poderá garantir algumas facilidades.

Cheque também outros detalhes, como as taxas de juro que estão sendo aplicadas, assim como o valor cobrado em anuidades e tarifas.

O ideal é que encontre no banco um parceiro, e não apenas um lugar onde deposita e gere o seu dinheiro. Eles devem oferecer facilidades e serviços que potenciem o crescimento da sua empresa.

Outro fator que não deve deixar de considerar é a gestão de sua conta empresarial através da Internet. Hoje em dia já não faz sentido termos de nos deslocar ao banco para tratar de coisas pequenas, sem grande importância. Afinal, tempo é dinheiro, e tempo perdido numa fila do banco, é tempo totalmente perdido.

Mais ainda, com a possibilidade de gerir a sua conta empresarial através da internet, poderá fazer uma melhor gestão de toda a organização da sua empresa, vendo as transações feitas quando quer, à hora que quer, e onde quer. Isso permite um maior controle do seu dinheiro, e consequentemente consegue melhores resultados.

Conta empresarial

Todos os bancos oferecem aos seus clientes uma conta empresarial. Esta difere em muito das contas bancárias pessoais. Além de estarem incluídas as informações da empresa, e não do gestor, existem várias facilidades dadas para que novos investimentos sejam mais fáceis de fazer, como o caso de oferta de crédito para compra de novos equipamentos, por exemplo.

Procure uma conta que lhe traga vantagens de acordo com o volume de investimentos, com o tempo que tem a conta aberta, e com os pagamentos eletrônicos dos salários. Já existem bancos oferecendo grandes vantagens às empresas que seguem esses padrões, então sempre busque pesquisar antes de abrir a sua conta empresarial.

Cartões de Crédito

Existem vários cartões de crédito feitos à medida para micro e pequenas empresas. De fato, tem-se assistido a um aumento da oferta diversificada nos serviços de crédito, o que beneficia a todos. Afinal de contas, as necessidades de uma micro e pequena empresa não são as mesmas que uma pessoa física, nem de uma grande empresa.

A primeira coisa a olhar quando estiver escolhendo o seu cartão de crédito é para os gastos que ele oferece, como as anuidades e as tarifas cobradas. Depois deverá olhar para os descontos (se existem alguns), e para as milhas oferecidas (agora, muitos bancos oferecem milhas por um determinado valor gasto com o cartão de crédito, que poderá beneficiá-lo no caso de fazer várias viagens por ano).

Além deste cálculo de custo fixo + benefícios, deverá ter em conta os juros praticados. Embora não haja uma diferença muito grande entre os bancos, e entre os cartões, elas existem, mesmo que pequenas, e quando estiver fazendo todas as contas, deverá incluir os juros cobrados também.

Lembre que 0,02% poderá representar uma fortuna, no caso de usar muito o plafom do seu cartão de crédito.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente