O Que é Inflação e Como Ela Funciona

O que é a inflação e como ela funciona Entenda como ela funciona e afeta nossas vidas
Renan Lopes - 20/12/2016

Sem dúvidas uma das palavras que mais escutamos ultimamente é a inflação, tudo na economia gira em torno dela, mas afinal, você sabe o que é a inflação e como ela é causada? Talvez sim ou talvez não, mas caso não saiba vamos tentar explicar de forma resumida para lhe ajudar em sua pesquisa.

De uma maneira bem simples, a inflação é um conceito que corresponde ao aumento do preços dos produtos e serviços, ou seja, é quanto o preço de algo subiu em um determinado período de tempo em função da desvalorização de nossa moeda.

A inflação é péssima para a economia do País, e normalmente quem mais perde são os trabalhadores de baixa renda e aqueles que geralmente não possuem conhecimento e não investem em aplicações que possam garantir uma correção inflacionária.

Uma das formas mais simples para se entender o que é a inflação, é notar a nossa perda de poder de compra, ou seja, hoje temos uma quantia X de dinheiro e guardamos em baixo do colchão para gastarmos daqui a alguns anos, vamos perceber que não vamos mais conseguir comprar os mesmo produtos com esta quantia, pois ao longo do tempo ocorrem altas nos preços dos produtos e serviços do país.

Quais as causas da Inflação?

Existem diversos fatores que podem ocasionar a inflação de preços em um país, sendo uma das principais causas a desvalorização de nossa moeda que ocorre principalmente quando o governo imprime mais dinheiro sem possuir o lastro ncessário.

Porém existem diversos outros fatores de mercado que podem acarretar uma inflação nos preços e uma delas decorre de uma diferença entre oferta e demanda, um exemplo é quando existe uma procura muito maior por produtos e serviços do que os produtores e prestadores podem atender, ou até mesmo uma falta de produtos e serviços ou por falta de materia prima.

Não apenas a falta da materia prima, mas também outros motivos podem surgir que acabam dificultando a produção, como obstáculos fiscais ou físicos para os prestadores de serviços ou produtores.

Um outro caso é quando a infraestrutura para as atividades econômicas não está correta, como a falta mão de obra especializada ou até mesmo por questões climáticas, como uma quebra de uma safra. Todos esses problemas fazem com que a produção seja encarecida e essa alta nos custos deve ser repassada ao consumidor final.

Também podemos citar a alta do dólar como um fator que influência a inflação, pois sua variação pode elevar todos os preços dos produtos importados, ou até mesmo produtos nacionais que possuem algum derivado ou componente importado. Esta variação pode afetar também o preços de produtos que são negociados em bolsa, como a soja, o petróleo.

Por fim podemos citar a elevação de tarifas públicas, a alta de impostos, aumento da luz e água, novas regulamentação tributárias e a correção monetária conhecida como indexação.

Os efeitos da inflação

Quando o dinheiro perde o seu valor ao longo do tempo, a inflação acaba levando junto com ela o poder de compra dos brasileiros, desta forma a sua remuneração precisa acompanhar esta alteração, para que os prejuízos não sejam maiores.

A inflação acaba sumindo com uma parte de seu rendimentos e um dos grandes riscos é guardar dinheiro em casa, pous com o passar do tempo, as notas vão perdendo valor, além de não possuir nenhuma rentabilidade.

Por isto, quando você for poupar e investir uma parte do seu dinheiro, fique atento as taxas de retorno dos investimentos pois elas devem ser superiores a inflação, se não suas reservas vão perder valor e você vai perder poder de compra. Uma dica importante é sempre evitar a poupança e procurar por investimentos mais rentáveis, e para não perder dinheiro, confira abaixo:

  1. A poupança vale ou não a pena?
  2. Investimentos melhores que a poupança

Como controlar a inflação

É preciso manter a inflação controlada e para que isso aconteça o Brasil adota um sistema de metas, baseando-se nas expectativas para o aumento da economia. O Banco Central geralmente calcula um índice de inflação que seja aceitável.

Dessa forma o mercado vai se alinhando as expectativas com essa meta, executando um controle relacionado com a alta de preços. A meta de inflação do Brasil é de 4,5% ao ano, mas pode variar de 2,5% a 6,5%.

Banco Central também tenta manter controlada a inflação mexendo na taxa SELIC, pois ela acaba interferindo nas taxas de juros praticadas no Brasil.

Quando a sua meta aumenta, algumas atividade produtivas acabam sendo desestimulada pois o crédito fica cada mais caro na tentativa da redução da inflação. Já no caso da meta Selic, quando ela é reduzida acontece o oposto e o crédito fica mais barato e acessível, o que consequentemente ajuda na atividades econômicas, porém eleva a inflação.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente