O Que é o Plano de Negócios e Qual Sua Importância

O Que é o Plano e Qual Sua Importância
Renan Lopes - 19/01/2018

Fazer planos e traçar metas é algo que a maioria das pessoas costumam fazer no início de cada ano. No mundo corporativo não é diferente, é importante planejar as ações que serão efetuadas. É algo que não pode ser ignorado.

Você sabe o que é um plano de negócios? Não basta saber que é preciso um plano de negócios para ter sucesso nos empreendimentos. É preciso mais! Com certeza você deseja ter negócios de sucesso, não é mesmo?

Se você está iniciando o seu negócio ou pretende iniciar um, se deseja ter mais segurança e alcançar o sucesso deve continuar lendo este artigo até o fim. Aproveite o conteúdo.

O que é um plano de negócios

O plano de negócios também é conhecido como plano empresarial e é utilizado por vários empreendedores. Dentro do plano de negócios pode-se descrever vários detalhes sobre o empreendimento, ele pode ser feito antes mesmo do início das atividades da empresa.

De acordo como segmento de mercado do negócio que está sendo criado, é preciso detalhar informações sobre fornecedores, produtos, concorrência, entre outros. O plano empresarial é utilizado como guia ou modelo de negócio efetivo.

Através de pesquisas de mercado, são coletados dados importantes para a tomada de decisão da empresa. Todos os dados são inseridos no plano de negócios. Tendo como base as informações do mercado, é possível prever resultados positivos ou negativos que podem acontecer em um determinado período de tempo.

A análise dos pontos fortes e fracos de uma empresa não pode ser ignorada. Quando se tem um planejamento bem detalhado, fica mais fácil saber quais atividades estão dando resultados bons ou ruins. De acordo com o SEBRAE, nenhuma empresa sobrevive muito tempo sem um plano de negócios.

A importância do plano de negócios

O plano empresarial tem grande importância para os negócios e a falta de um plano, causa até falência em várias empresas. Não é bom abrir as portas da empresa sem saber o que fazer para conseguir lucro e manter as obrigações em dias.

No mercado, existem muitos concorrentes, há varias empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço. O plano de negócios tem a função de detalhar as práticas da concorrência, fazendo com que o empreendedor tenha ideias de melhorias para atrair mais clientes fidelizados.

Definir o objetivo principal da empresa é o motivo mais utilizado para implementar o plano. Além disso, o plano serve para definir qual a área de atuação será escolhida e quais serviços ou produtos serão ofertados. No setor de marketing e vendas, é necessário analisar qual o público-alvo e quais os concorrentes são mais relevantes.

Um empreendimento com plano empresarial bem definido possui um posicionamento de mercado, por exemplo, a coca cola se posicionou como a maior empresa de produção de refrigerantes.

Não para por aí, saber monitorar e contabilizar os investimentos e até escolher funcionários qualificados para todas as funções, também é um item parte do plano empresarial. Não se pode negar a importância do planejamento organizacional.

Uma empresa com visão e com missão, têm maiores chances de chegar ao sucesso. Imaginar o futuro e traçar metas para os negócios é sempre uma ótima ideia. No entanto, as ideias não podem ficar apenas na imaginação, devem ser escritas no planejamento.

É necessário analisar estratégias de como a empresa atuará no mercado existente. Ter um plano financeiro junto ao plano empresarial e também um plano de marketing trás força para a corporação.

Se a sua empresa não tem um planejamento ainda, você pode fazer um agora mesmo. Algumas empresas fazem planos depois de terem iniciado suas atividades. O plano garante segurança nos dias futuros da corporação.

E se você quer aprender a montar o seu, confira: Como Montar Um Plano de Negócios

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente