Relatórios Mais Importantes Para um Empreendedor

Relatórios mais importantes para um empreendedor Conheça os principais relatórios
Paulo Meloto - 16/01/2017

Os relatórios mais importantes para um empreendedor podem variar um pouco de setor para setor, mas neste post veremos os mais comuns e que são um consenso quando falamos de empreendedorismo e de empresas de sucesso.

A gestão de uma empresa precisa de muita dedicação e a parte financeira é uma das que mais necessitam de atenção. Principalmente, no momento de analisar se todas as contas estão em dia, e se os lucros e os gastos estão em total equilíbrio, além de verificar se a organização possui capacidade para se sustentar no mercado.

Para tornar mais fácil esta tarefa, existe muitas informações que vão indicar como a empresa está financeiramente e também quais são as medidas precisam ser tomadas para mantê-la bem.

Para ter um controle financeiro existem alguns gráficos que podem ser utilizados, deixando esse controle mais eficaz. Existem muitos demonstrativos de quais destes precisam ser acompanhados pelos gestores e empresários.

Descubra quais os relatórios mais importantes para um empreendedor

Uma empresa necessita nascer e crescer capitalizada, e em diversos casos, no início as receitas são pequenas e as despesas são maiores. Toda empresa precisa de capital de giro, pois é necessário ter dinheiro para que a operação seja sustentada.

Vejamos quais os principais relatórios, começando com o famoso:

  1. DRE (Demonstração de Resultados do Exercício)

O DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) é um dos relatórios mais importantes para um empreendedor, sendo um relatório contábil e administrativo que disponibiliza de uma forma agrupada um pequeno resumo de todas as despesas, das receitas e também do lucro ou do prejuízo final da empresa um espaço de tempo especifico e normalmente acontece em 12 meses, utilizando-se do regime de competência.

Esse relatório precisa ser gerado uma vez ao ano e deve conter todos os dados gerados naquele período de 12 meses. Para fins de caráter fiscal, é orientado um relatório de 3 em 3 meses.

Mas uma prática que é muito comum e inteligente utilizada por alguns gestores, especialmente para quem trabalha com as planilhas ou com sistemas de fluxo de caixa, é uma prática de gerar e verificar o DRE - Demonstração de Resultados do Exercício mensalmente ou semanalmente.

Mas não existe dificuldade na hora de gerar este relatório.

Com esse relatório é permitido se obter vários dados de grande importância e entre eles está o Lucro ou o Prejuízo Líquido de uma empresa. Através dessas informações você pode perceber de uma forma objetiva, qual é o rumo que seu empreendimento está tomando.

Além de poder identificar se o seu negócio está crescendo ou não, e pode verificar se ele encontra-se em uma situação mediana e se precisa de alguns ajustes e também de intervenções.

Para informações detalhadas confira nosso post: O que é DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Continuando com nossa lista, em segundo lugar temos a:

  1. DFC

Outro dentre os relatórios mais importantes para um empreendedor é o DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), sendo um relatório financeiro utilizado como base nas informações do Balanço Patrimonial e do conhecido Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

Ela vai mostrar as entradas e as saídas de dinheiro do Caixa em um determinado período. Na DFC, todo o Fluxo de Caixa ficará dividido em três atividades:

Atividades Operacionais – Que são as receitas e os gastos das atividades que estão relacionadas com a produção e a entrega de bens e execução de serviços da empresa. Mas geralmente essas transações estão na DRE.

Atividades de Investimento: Essas geralmente são relacionadas ao aumento e a diminuição dos ativos não circulantes que a empresa usa para produzir bens e serviços; Como a compra ou venda de edificações e também de equipamentos, compra ou venda de participações em outros negócios, etc.

Atividades de Financiamento: é aqui onde são inclusos os empréstimos e os financiamentos de credores e de investidores à empresa no curto prazo. Todas as entradas correspondem aos empréstimos que foram obtidos no mercado, a venda de ações emitidas, as emissões de debêntures.

Qual a diferença entre o DRE e o DFC?

O DRE vai mostrar o lucro ou o prejuízo da sua empresa e o DFC vai te mostrar qual o reflexo desses resultados no caixa atual da empresa. Ou seja, o DRE é o planejado enquanto o DFC é o que foi realmente pago e recebido.

No DRE a empresa pode mostrar um prejuízo com a depreciação de equipamentos. Servindo para abater o lucro que a empresa obteve antes do pagamento dos impostos, mas não gera um impacto no caixa da empresa.

Os saldos de Caixa podem ir diminuindo mesmo que exista lucro líquido ou vice-versa, é muito importante verificar o DRE e o DFC para saber verdadeira situação da empresa.

Quando o fluxo de caixa está negativo isso significa que a empresa está gastando muito mais do que a sua receita permite. Isso é um sinal de que está acontecendo uma má administração da empresa.

Mas quando está positivo significa uma indicação de que a empresa está cumprindo as suas obrigações com facilidade, e está mantendo um equilíbrio em suas contas.

  1. Fluxo de Caixa

Esse item também é muito importante para a sua empresa, pois ele mostra a entrada e a saída do dinheiro baseando-se próximos dois meses. O melhor de tudo é que dessa maneira a empresa consegue ficar planejada e mantem organizada o seu setor de compras de uma forma a ter os recursos para atender todas as demandas.

Evitando os desperdícios, começa a organizar os prazos e também antecipar o que há para receber, existe um controle melhor do capital de giro que é responsável pela continuidade dos negócios.

  1. Outros Relatórios

Continuando na pauta de relatórios mais importantes para um empreendedor, devemos dar atenção também ao Planejamento Orçamentário que é essencial para uma empresa e pode ser criado a cada seis meses ou um ano. Dentro dessa projeção, existe a possibilidade de ir comparando os resultados com o DRE mensal e verificar se a empresa está no caminho ideal ou não.

O relatório de Custos e Preços pode ajudar bastante, pois quando se sabe quanto cada unidade ou serviço custa, é totalmente possível começar a calcular margens de lucro que são viáveis para cobrir as despesas e também permitir o crescimento da empresa em um prazo maior ou menor.

Contribuindo também para estipular quanto é será possível dar de desconto em uma determinada mercadoria e começar a estabelecer boas condições para negociação e as promoções.

Mantenha um bom controle da gestão financeira

Independente dos relatórios mais importantes para um empreendedor, o empresário precisa controlar a finco sua gestão financeira para que seu negócio tenha uma boa viabilidade. É ideal saber qual é a hora de começar a diminuir os gastos, e se dá ou não para investir, além de saber o quanto é possível gastar.

Existem diversas possibilidades para se iniciar o controle financeiro de sua empresa, você pode optar pelo papel e caneta, utilizar planilhas complexas ou até mesmo começar com um Sistema de Contas a Pagar e Receber

  1. Tomar decisões sensatas

Se você está pensando investir na sua empresa, modificando algumas coisas como o espaço físico ou em contratar mais pessoas, isso pode ser ótimo, mas é necessário ter em mente quanto de dinheiro você possui e quanto pode gastar.

Alguns relatórios confiáveis referentes ao fluxo financeiro da empresa vão permitir que você saiba quais os momentos em que sobe ou cai a saída de produtos e também como andam as suas receitas, as despesas e o mostra qual o saldo.

Depois você vai poder ter uma ideia melhor de como está indo o crescimento do seu negócio.

  1. Fazer o planejamento financeiro

Com as informações de movimentação financeira e sabendo quais os resultados finais, é possível começar a elaborar um planejamento para tomar as devidas decisões relacionadas a empresa e de uma forma segura.

É ideal para o negócio possuir uma base sólida, pois quanto mais assertivo for o seu planejamento anual, muito melhor.

  1. Cruzar os dados e personalizar de relatórios

Você pode personalizar os relatórios e isso significa trabalhar em tranquilidade com os detalhes específicos do seu negócio.

Os relatórios personalizados dão uma grande vantagem para que seja exercido um controle mais eficaz relacionado às finanças da empresa e tornando possível cruzar os dados de uma forma mais objetiva.

Por isso é indispensável que os relatórios financeiros sejam objetivos e precisos.

  1. Evitar a fuga de dinheiro

A partir do momento que os relatórios financeiros estão organizados de forma adequada, fica fácil saber para onde o dinheiro está indo. Com esses gráficos dá para acompanhar perfeitamente quanto está entrando e quanto está saindo.

Esperamos que tenham gostado de nossa pequena seleção com os relatórios mais importantes para um empreendedor, pois podem ajudar sua empresa a se manter organizada, transparente e sem nenhuma confusão de receitas.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente